CIÊNCIA & TECNOLOGIA
OpenAI lança nova ferramenta de IA para facilitar tarefas de pesquisa
O peso-pesado da inteligência artificial generativa OpenAI lançou uma nova ferramenta de IA no domingo chamada “pesquisa profunda”, que, segundo a empresa, conduz pesquisas em várias etapas na internet para tarefas complexas. A pesquisa profunda é alimentada por uma versão do próximo modelo OpenAI o3 otimizado para navegação na web e análise de dados. Os usuários precisam dar um prompt e o chatbot ChatGPT da OpenAI encontrará, analisará e sintetizará várias fontes online, como texto, imagens e PDFs para criar um relatório abrangente no nível de um analista de pesquisa, disse a OpenAI.
“Ele realiza em dezenas de minutos o que um ser humano levaria muitas horas”, disse a OpenAI. A OpenAI acrescentou que a pesquisa profunda continua em seus estágios iniciais com limitações. “Ela pode ter dificuldades para distinguir informações confiáveis de rumores e atualmente mostra fraqueza na calibração de confiança, frequentemente falhando em transmitir incertezas com precisão”, disse. Uma pesquisa aprofundada estará disponível a partir de domingo na versão web do ChatGPT e será lançada para aplicativos móveis e de desktop em fevereiro, disse a OpenAI.
Deep Research é o segundo agente de IA lançado pela OpenAI este ano, após a prévia de uma ferramenta em janeiro chamada Operator , que pode executar uma variedade de tarefas, como criar listas de tarefas ou auxiliar no planejamento de férias.