Politíca
Presidente da Câmara faz balanço de ações da Casa Legislativa
Centro Histórico, autismo e melhorias para os servidores do Legislativo Municipal são algumas das pautas em destaque nesta gestão
Após a sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta terça-feira (4), o presidente da Casa, Dinho Dowsley (PSD), concedeu entrevista ao Jornal da Câmara, da TV Câmara de João Pessoa. Centro Histórico, autismo e melhorias para os servidores do Legislativo Municipal são algumas da pautas em destaque na atual gestão.
Sobre a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, o presidente ressaltou que as ações tiveram início há três anos, com debates na Casa do Povo, e que já foram conseguidas isenções. “Agora vem a felicidade de termos a Secretaria Municipal de Preservação e Recuperação do Centro Histórico. Em uma visita a Recife, vimos que lá existe uma coordenadoria, e aqui a gente ampliou para uma secretaria, que vai cuidar desse tema tão importante para a cidade. Vamos discutir também a isenção fiscal para o comércio de João Pessoa”, comemorou.
Dinho destacou que a região será beneficiada com um sistema de segurança e câmeras de reconhecimento facial, a fim de proporcionar mais segurança aos frequentadores, e que o passeio ciclístico da Câmara Municipal no Centro Histórico já está no calendário de ações anuais. O presidente também informou a obra da nova sede do Legislativo Municipal, localizada na região, será concluída este ano, e que ela estaria ainda mais avançada se não tivesse havido um embargo de cerca de cem dias.
Outra bandeira que a Casa seguirá defendendo em parceria com a Prefeitura, de acordo com Dinho, é a do autismo. Segundo ele, já têm sido feitas destinações para instituições que abraçam o tema. “O prefeito Cícero já vem fazendo um trabalho de excelência no município. São mais de 2,4 mil cuidadores em sala de aula para crianças que precisam de cuidados especiais. É um tema delicado, que vamos discutir e levantar a bandeira. Vamos ajudar o Executivo”, garantiu.
Dinho ainda salientou a importância das emendas impositivas e que o aumento do valor disponibilizado beneficia a população. “Esse mecanismo de emendas impositivas é importante porque as entidades filantrópicas recebem esses recursos para custear o seu funcionamento. Às vezes, elas se mantêm só com isso. É um incremento que a sociedade cada vez mais vê o retorno para a população”, avaliou.
O presidente afirmou que, com a elevação da receita, a saúde financeira da Câmara aumenta a possibilidade de reajustes para os servidores: “Os cargos comissionados dessa Casa não têm reajustes há mais de 18 anos. Então, isso possibilita, dentro do orçamento, fazer ajustes assim. Prezo pela melhoria dos servidores, inclusive, financeira”.
O retorno de alguns parlamentares e a chegada de novos vereadores ao Legislativo Municipal são vistos por Dinho como uma composição positiva, assim como a da nova Mesa Diretora, que, para ele, reúne muita experiência e sabedoria para conduzir o Legislativo. “A experiência de todos esses vereadores vai contribuir para a nossa missão na Casa. Na Legislatura passada, não houve nenhuma sessão declaratória e foram apresentados 17 mil projetos. Espero que com essa nova Mesa e tanta experiência a Casa produza ainda mais e contribua com a sociedade”, projetou.