Politíca
Vereador Alysson Gomes cobra respeito e independência na Câmara de Santa Rita
Por Roberto Tomé
A abertura dos trabalhos legislativos em Santa Rita começou com um discurso firme e direto do vereador Alysson Gomes. Conhecido por sua sinceridade e por não fugir do confronto quando o assunto é a defesa dos interesses da população, Alysson subiu à tribuna para cobrar coerência entre discurso e prática no relacionamento entre os poderes Executivos e Legislativos.
“Prefeito e vice-prefeito, agradeço pelas palavras que trouxeram aqui hoje. Quero me ater a um ponto fundamental: todos que passam por esta tribuna, principalmente no início dos trabalhos legislativos, falam sobre harmonia. E eu espero que esse compromisso de harmonia entre o Executivo e o Legislativo se cumpra de fato. Não adianta subirmos aqui, pronunciarmos palavras bonitas, fazermos citações e referências e, na prática, tudo ser conduzido de forma contrária”, disparou Alysson, sem rodeios.
O vereador ainda reforçou a necessidade de independência entre os poderes, enfatizando que a Câmara de Vereadores não deve se curvar a interesses do Executivo. “Acredito que esta Casa, antes de mais nada, merece o respeito que lhe é devido. A independência dos poderes deve ser preservada. O que é papel do Executivo deve ser exercido pelo Executivo. O que é papel do Legislativo deve ser exercido pelo Legislativo. Esse recado trago para mim, absorvo e espero que paire na cabeça de todos os 19 vereadores: o que é do Legislativo precisa permanecer com o Legislativo”, enfatizou.
Alysson ainda pontuou que fiscalizar a administração pública não significa ter lado partidário. “Cobrar e fiscalizar não significa ter bandeira A ou bandeira C. Isso se chama exercer o papel de vereador. Esse é o ponto essencial para que o trabalho desta Casa avance”.
O vereador também relembrou a postura da gestão passada, quando, segundo ele, vários requerimentos foram simplesmente ignorados pelo Executivo. “Quem acompanhou a política desta cidade sabe que, na legislatura passada, muitas vezes nossos requerimentos e projetos foram ignorados. Isso não representa apenas desrespeito a um vereador ou outro, mas também à população. Quem faz um requerimento aqui não o faz para benefício próprio, mas sim em prol da coletividade. Quando não são atendidos, discutidos ou simplesmente são engavetados, há um claro desrespeito com esta Casa e, antes de tudo, com o povo”, denunciou.
Alysson Gomes fez questão de convocar a população para que acompanhe de perto às decisões da Câmara. “Peço à população que observe. Quando um vereador apresenta um pedido e não há solução, é preciso questionar de onde está partindo a falha. Porque somente quando houver respostas para as demandas do povo, teremos, de fato, harmonia entre os poderes. Repito: o papel do vereador é fiscalizar e legislar, e é isso que está Casa quer fazer. Não tenho dúvidas disso. É o que o povo de Santa Rita merece e espera.”
O parlamentar ainda destacou problemas graves enfrentados pelo município, como a infraestrutura precária e os constantes alagamentos em diversos bairros. “Temos muitos problemas nesta cidade, e não há como ignorá-los. Como bem citou o vice-prefeito Ednaldo, enfrentamos problemas de infraestrutura, com bairros alagados. E não sou eu quem diz isso, mas sim o próprio vice-prefeito, que, acertadamente, aponta as falhas da cidade. Parabéns, vice-prefeito! Esse é o compromisso que se espera: reconhecer os problemas e buscar soluções.”
Finalizando sua fala, Alysson Gomes foi enfático ao afirmar que não serão discursos bem elaborados ou postagens em redes sociais que resolverão os problemas do povo. “O bem-estar da população de Santa Rita não será alcançado com discursos bonitos nesta tribuna nem com postagens em redes sociais que apenas maquiam a realidade. Que Deus abençoe a cada um de vocês aqui presentes, especialmente os que estão na galeria. A participação popular é essencial para acompanhar quem realmente está defendendo os interesses do povo. Compareçam!”
A sessão legislativa iniciou sob um clima de cobrança e expectativas. O presidente da Casa, vereador Epitácio, também recebeu os cumprimentos de Alysson, que desejou sucesso na condução dos trabalhos do Parlamento. No entanto, o recado foi claro: a Câmara de Santa Rita não está para brincadeira. Com o vereador Alysson Gomes, o pau que bate em Francisco lasca Chico.