Connect with us

Saúde

Ministério da Saúde nega incorporação de medicamento para doença rara no SUS

Até 4 de fevereiro, a consulta pública aberta pelo órgão técnico da pasta, ouvirá a opinião da sociedade a respeito da inclusão de medicamento para adultos com raquitismo hipofosfatêmico ligado ao cromossomo X (XLH)

AComissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que avalia a inclusão de novas tecnologias no sistema público de saúde, acabou de emitir um parecer negativo sobre a inclusão do medicamento burosumabe no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, foi aberta a consulta pública (CP) Nº 04. Até 4 de fevereiro, pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores públicos e privados, poderão participar da CP e opinar sobre o oferecimento da medicação no SUS.

“O parecer desfavorável do Ministério da Saúde é desastroso para a comunidade de XLH que precisa de acesso ao medicamento. O ano de 2021 foi um marco porque tivemos a incorporação da terapia para pacientes pediátricos com diagnóstico genético, contudo, ainda existe um gargalo porque os adultos com a doença continuam sem acesso ao medicamento. É fundamental garantir que todos os pacientes elegíveis, independentemente da idade, tenham acesso ao cuidado adequado. Estamos falando de uma doença progressiva e incapacitante” explica Wesley Pacheco, presidente da associação de pacientes, Instituto Amor e Carinho (IAC).

Entre os argumentos para o parecer negativo da Conitec estão a falta de evidências clínicas e impacto orçamentário. “Os estudos clínicos do medicamento são robustos e apresentam resultados significativos para quem tem a condição. Nós, como associação de pacientes, acompanhamos adultos com XLH que não sabiam o que era qualidade de vida antes do acesso à terapia – e que hoje, com o acesso, tiveram as suas vidas transformadas. Já em relação ao custo da terapia, ele é compatível aos demais tratamentos de doenças raras e ultrarraras”, avalia o líder do IAC.

Causado por uma variante patogênica em um gene que sintetiza uma proteína essencial para o organismo, responsável pela regulação do metabolismo do fosfato, o raquitismo hipofosfatêmico ligado ao cromossomo X (XLH) é uma doença crônica e progressiva. De acordo com a nefrologista pediátrica, Maria Helena Vaisbich, apesar das manifestações da doença começarem, geralmente, quando a criança começa a ficar em pé e andar – o tratamento é mais que necessário na idade adulta. “Trata-se de uma enfermidade permanente que se mantém ativa ao longo da vida. Jovens e adultos não enfrentam apenas sequelas da fase pediátrica, mas também podem desenvolver novas complicações graves, como calcificações de tendões, fraturas, pseudofraturas, osteoartrite, fragilidade muscular e rigidez articular – visto que a doença continua a progredir. Como resultado, enfrentam dor intensa e mobilidade reduzida. Além das questões ortopédicas, esses pacientes têm alta morbidade e estão em risco de desenvolver hiperparatireoidismo e doenças cardíacas”, ressalta a especialista.

Próximos passos: após o encerramento da consulta pública Nº 04, a Conitec analisará as contribuições recebidas e emitirá sua recomendação final. “A participação da população na consulta pública é fundamental. Ela é um instrumento social muito importante – uma vez que a inclusão deste medicamento no SUS, para adultos, assegurará o acesso ao tratamento para aqueles que mais necessitam”, conclui Wesley.

Entenda os impactos do XLH

Um estudo desenvolvido sobre os impactos do XLH ao longo da vida¹ revela que adultos com a doença relataram comorbidades associadas a doenças infantis não resolvidas. Os resultados sugerem que tanto as crianças como os adultos com XLH, vivem com uma doença crônica, progressiva e debilitante que causa dor, rigidez, afeta a mobilidade bem como a qualidade de vida. Os sintomas e condições não resolvidos na infância levam a complicações substanciais na idade adulta e complicações adicionais surgem quando a condição progride.

O levantamento evidencia, ainda, que as classificações de dor óssea foram maiores nos indivíduos que relataram histórico de fraturas. Há também dados que apontam como os sintomas e as condições clínicas da doença nesta faixa etária podem impactar a mobilidade: 90% dos adultos apresentam rigidez articular ou amplitude de movimento restrita, 86% dos respondentes do estudo relataram atraso na caminhada, problemas com a marcha ou maneira incomum para caminhar/correr, 60% sentem fraqueza muscular e 31% utilizam algum aparelho para caminhar.¹

Há também, na literatura, um estudo de vida real publicado em 2024.² “Esse estudo realizado com brasileiros comprova que, sem cuidado adequado, os pacientes desenvolvem uma dependência de analgésicos e antinflamatórios – além de mostrar o quanto essas pessoas são submetidas a um número considerável de cirurgias que, infelizmente, não proporcionam grandes melhoras na funcionalidade. Por isso, a importância do tratamento adequado e contínuo. O burosumabe, ao aumentar a reabsorção de fosfato nos rins e a produção da forma ativa da vitamina D, age de maneira precisa e muda o curso natural da doença”, reforça a especialista.

Sobre o XLH: é uma doença progressiva, que pode trazer graves consequências para os pacientes e comprometer a qualidade de vida. Assim como acontece com 80% das doenças raras, o XLH tem origem genética, sendo geralmente herdado. Neste caso, devido à sua relação com o cromossomo X, o pai afetado pelo XLH transmitirá a condição a todas as suas filhas, mas nenhum de seus filhos será acometido. Já a mãe afetada pelo XLH tem 50% de chance de ter um filho ou uma filha com a doença. Entre os sintomas da doença estão deficiência de crescimento, alargamento dos punhos, joelhos e tornozelos, dor nos membros inferiores, alterações dentárias, fraqueza muscular, limitação funcional e pernas arqueadas. No Brasil, ainda não há um estudo epidemiológico que indique o número exato de indivíduos afetados por essa condição rara.

Referências


¹ The Lifelong Impact of X-Linked Hypophosphatemia: Results From a Burden of Disease Survey. Clinical Research Article. July 2019 | Vol. 3, Iss. 7. doi: 10.1210/js.2018-00365 | Journal of the Endocrine Society | 1321–1334

² Real-world data of Brazilian adults with X-linked hypophosphatemia (XLH) treated with burosumab and comparison with other worldwide cohorts

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

Lula se engraça com censura da China e pede ajuda pra calar rede social

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Espetáculo infantil “O Reizinho Negro” circula em João Pessoa com cinco apresentações gratuitas e acessíveis

ECONOMIA3 horas ago

BRICS: documento defende cidades mais sustentáveis e menos congestionadas

ECONOMIA3 horas ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura3 horas ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIDADE4 horas ago

Prefeitura lança campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

ENTRETENIMENTO4 horas ago

DIANA MIRANDA APRESENTA NESTA SEXTA-FEIRA(16), O SHOW “SAMBA DE CASA”, N O CAFÉ DA USINA, COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE RENATA ARRUDA, NATHALIA BELLAR E MEIRE LIMA

Saúde4 horas ago

Relatório revela impacto da Covid-19 sobre crianças em países desenvolvidos

Segurança Pública4 horas ago

Descontos não autorizados já podem ser contestados via Meu INSS ou ligação para 135

CIDADE4 horas ago

Prefeitura capacita profissionais de Atenção Primária para estratificação de risco e elaboração do plano de parto

Judiciário4 horas ago

OAB inicia maior campanha de vacinação contra a gripe na Paraíba nesta quinta 

Educação & Cultura4 horas ago

Professores da Rede Municipal participam da formação de abertura do Projeto Cordel na Sala de Aula

Saúde4 horas ago

 Quase 90 mil crianças foram internadas na Região Nordeste por falta de saneamento

Nacional4 horas ago

PEC propõe fim da reeleição e mandatos únicos de 5 anos; senadores podem ter até 10 anos de mandato

ESTADO6 horas ago

Volume de serviços na Paraíba recua 1,6% em março e tem a 7ª maior queda do país

Politíca6 horas ago

Fraude no INSS: a farra com o dinheiro do povo e o grito de justiça de Cabo Gilberto ecoando do sertão pra Brasília

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Por que música pró-Hitler de Kanye West é ilegal na Alemanha

Internacional8 horas ago

Índia e Paquistão buscam lucros políticos após conflito

Internacional8 horas ago

Japão lidera esforços para desativar minas na Ucrânia

Internacional8 horas ago

Merz: “Forças Armadas alemãs serão as mais fortes da Europa”

Internacional8 horas ago

Argentina vai endurecer regras para migrantes

Internacional8 horas ago

Brasil e Portugal prometem novas contribuições para missões de paz da ONU

Internacional8 horas ago

Missão denuncia detenções “ilegais e perversas” de opositores na Venezuela

CIDADE9 horas ago

Desenvolvimento Urbano: Marmuthe comemora entrega de praça e mais de R$ 30 milhões em investimentos no Geisel

ESTADO9 horas ago

Cagepa leva Van de Educação Ambiental Interativa para Ação Cidadania Democrática em Mamanguape e Ingá

ESTADO9 horas ago

Governo entrega novos kits do Agente Jovem Ambiental em 12 cidades nesta quinta e sexta-feira

ESTADO9 horas ago

Centro Educacional do Adolescente em Sousa recebe ações da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

ECONOMIA3 horas ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura3 horas ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura1 dia ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde1 dia ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA1 dia ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura5 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional5 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde5 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional5 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde1 semana ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 semana ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 semana ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br

Rýchla hra: Nájdite medveďa Zložitá hádanka: Nájdi chybu na