CIDADE
Jornada Pedagógica de Cabedelo reúne profissionais da Educação e debate tecnologia e suas linguagens
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove, até o próximo dia 07, a Jornada Pedagógica/2025, encontro anual que dá início às atividades do período letivo no município.
O evento que reúne gestores, supervisores, professores, auxiliares de sala, cuidadores e educadores sociais, tem por objetivo o aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas, buscando o fortalecimento da educação municipal.
Com o tema “Tecnologia e suas linguagens: Conectando ideias, pessoas e abordagens eficazes na Educação”, a Jornada tem como foco a apresentação de ferramentas e metodologias que colaborem com as práticas do dia a dia, buscando refletir em como a tecnologia se tornou parte cotidiano, impactando a maneira como as pessoas se comunicam, trabalham e se relacionam.
Presente na abertura oficial do evento, que aconteceu nesta terça-feira (04), na Igreja Evangélica Batista de Intermares (IEB), o prefeito André Coutinho chegou acompanhado da primeira dama do município, Nathalia Coutinho, e da vice -prefeita, Camila Holanda. O gestor cabedelense destacou a importância da Jornada Pedagógica como momento de integração entre os profissionais, assim como uma etapa estratégica no planejamento do ano letivo nas escolas da rede municipal. André também aproveitou para divulgar boas notícias à categoria de educadores.
“Reconhecemos que a educação é a base de uma sociedade justa e igualitária. E que é por meio dela que formamos cidadãos críticos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e social. É notório que Cabedelo avançou muito nos últimos anos, em todas as áreas, inclusive na educação, mas ainda temos muitos desafios para superar. Por isso, nos primeiros 30 dias de gestão, foi anunciado o reajuste salarial de 7% para o magistério – índice superior ao piso nacional – e ainda temos muita coisa para fazer e trazer nos próximos anos. Há avanços importantes para a categoria, como o diálogo em torno da atualização do PCCR, e já há uma prioridade no estudo de viabilidade financeira para a implantação do 14º Salário, pois vamos garantir que os profissionais de educação continuem sendo devidamente valorizados”, destacou André.
O gestor ainda aproveitou a ocasião para anunciar novos investimentos em infraestrutura, como a construção e reforma de diversas escolas e creches pelo município e o estudo para implantação de intercâmbio com alunos dos anos finais.
A Jornada contará com a participação de mais de 700 profissionais que atuam diretamente nas escolas e creches da rede, sempre em busca de inovação pedagógica. Durante os dias do evento, eles participarão de palestras, formação continuada e rodas de conversa, além dos planejamentos pedagógicos que abordarão temas atuais e fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes.
“Quero fazer um agradecimento especial à equipe da Seduc pelo empenho neste evento. É mais um ano letivo se iniciando e esta é a nossa segunda jornada pedagógica com a reunião de todos os profissionais da Educação, sejam professores, cuidadores, auxiliares, educadores, voluntários… Importante lembrar que os kits escolares e fardamentos já estão sendo entregues nas escolas e tudo está sendo preparado para a volta às aulas. E temos a expectativa que essa jornada norteie e contribua com os avanços tecnológicos já disponíveis, para darmos prosseguimento ao crescimento educacional e excelentes índices que Cabedelo já vem obtendo nos últimos anos”, ressaltou a secretária de Educação, Priscila Rezende.
Impacto da Tecnologia na Educação – O objetivo do evento é fomentar a Educação de Cabedelo proporcionando um momento formativo para os profissionais que atuam na educação do município. A abertura também contou com a apresentação musical do aluno atleta, escritor e musicista José Marcos Martins (Marquinhos) que reproduziu na sua flauta vários composições clássicas. Após o coffee break, iniciou-se a palestra magna com o professor Vinícius Queiroz de Albuquerque, com o tema “Impacto da Tecnologia na Educação”.
“A cada rodada escolhemos um tema e ele é aprofundado no decorrer do ano letivo. Esse ano vamos tratar sobre tecnologia e dentro desse tema teremos várias ramificações e metodologias. É preciso que os profissionais enxerguem a gama de recursos tecnológicos que temos à disposição e que muitas vezes não são utilizados. Da educação infantil aos anos finais é preciso que todos tenham acesso para as novas tecnologias serem aproveitadas para melhorar o aprendizado de crianças e adolescentes”, finalizou Aline Aragão, da Assessoria Pedagógica da Seduc