Saúde
Saúde orienta população sobre riscos de contaminação de água e alimentos devido às chuvas
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) deixa um alerta à população sobre os riscos de contaminação da água e dos alimentos em decorrência das chuvas intensas registrada nos últimos três dias. Os profissionais de saúde trazem dicas sobre medidas de segurança alimentar e cuidados básicos que devem ser tomados para evitar qualquer tipo de contaminação.
De acordo com Natália Roque, fiscal da Vigilância Sanitária Municipal, para reduzir os riscos à saúde, recomenda-se adquirir alimentos apenas de fontes seguras ou com registro de órgãos responsáveis. “Alimentos que tiveram contato direto com a água de chuvas intensas, enchentes, lama ou esgoto devem ser descartados imediatamente, pois podem estar contaminados por microrganismos patogênicos, produtos químicos e outros agentes nocivos à saúde. Isso inclui produtos embalados em papel, plástico ou vidro, além de grãos, farináceos, frutas, verduras e carnes expostas à água contaminada”, alertou.
Para Víctor Viana, gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, independente do local onde o alimento for adquirido, é primordial que o consumidor priorize a compra com fornecedores confiáveis e que tenham passado por processos adequados de higienização e/ou controle de qualidade.
O médico e diretor técnico da UPA de Cruz das Armas, Felipe Montenegro, chama atenção para que os microrganismos presentes nos esgotos acabam se misturando junto às águas da chuva e, assim, podem criar uma contaminação também em louças e utensílios. “Se a segurança dessa água usada para limpeza de utensílios e louças for algo questionável, que seja realizada uma fervura e, após isso, ela poderá ser usada para limpeza de utensílios e lavagem de alimentos feitos em casa”, explicou.
Viroses – Ele ainda acrescentou que esse período chuvoso vem acompanhado de um aumento no número de casos de viroses intestinais e a necessidade da procura de um serviço de saúde está diretamente associada à gravidade dos sintomas dessas viroses. “Esses sintomas podem ser uma febre que não passa com uso do antitérmico, diarreia e vômitos que tragam desidratação e até mesmo uma alteração da consistência das fezes no formato diarreico e com frequência, entre outros”, afirmou Felipe Montenegro.