Segurança Pública
Forças Armadas estão preparando terreno para construir um dos maiores centros de formação de sargentos do mundo: Obras da ESE Nordeste começarão em 2027 em Pernambuco
ESE ficará na região metropolitana pernambucana, no município de Paudalho, Zona da Morte Norte
As Forças Armadas estão no processo de preparar o terreno para construir a primeira ESE (Escola de Sargentos do Exército) no Nordeste.
A afirmação é do General Richard Fernandez Nunes, Chefe do EME (Estado-Maior do Exército) que esteve no CMNE (Comando Militar do Nordeste), em Recife (PE), no dia 4 de fevereiro. Já as informações foram divulgadas pelo jornal Folha de Pernambuco, cujo fundador foi convidado para o evento.
A ESE ficará na região metropolitana pernambucana, no município de Paudalho, Zona da Mata Norte do Estado. As obras devem começar em 2027.
De acordo com Nunes, o projeto, que tem custo elevado e abarca temas que precisam ser discutidos em todos níveis, já foi alterado algumas vezes em razão das demandas ambientais. A expectativa é que até o final de 2025 seja dado início ao processo de terraplanagem.
“Estamos totalmente disponíveis e flexíveis para fazer o que for melhor para termos uma escola como modelo de sustentabilidade”.
Nunes ainda comentou que o Exército está vivendo o ciclo 2024-2027 do planejamento estratégico com várias ações em andamento, mas já pensando no próximo (2028-2031).
“É claro que um empreendimento da envergadura da Escola de Sargentos do Exército tem um prazo que perpassa mais de um ciclo de planejamento”.
O General Richard Fernandez Nunes foi Comandante Militar do Nordeste por quase 2 anos antes de assumir o EME.
“Tenho grande apreço por toda a região e, como Chefe do Estado-Maior, me compete hoje cuidar do planejamento estratégico dos objetivos que têm que ser alcançados no curto, médio e longo prazo”.
O termo de compromisso para a implementação da ESE Nordeste foi assinado no dia 19 de janeiro em solenidade no CMNE que teve a presença do presidente Lula, do ministro da Defesa José Múcio Monteiro, da governadora do Estado Raquel Lyra e do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Na oportunidade, Múcio disse que a ativação da ESE na região criaria cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos no período de obras e que o novo centro do Exército contará com amplas e modernas estruturas esportivas, administrativas e de ensino.
“Este será um dos maiores centros de formação de sargentos do mundo, cuja finalidade principal é centralizar e aperfeiçoar o processo de formação e graduação dos sargentos de carreira, que compõem cerca de 62% do efetivo profissional do Exército, no nível superior tecnólogo”.