Connect with us

ECONOMIA

O que pode ser feito contra alta dos alimentos no Brasil?

Sugestão do presidente Lula para brasileiros evitarem produtos mais caros não funciona na prática, dizem economistas. Dólar e clima são alguns dos fatores para alta, que impacta popularidade do presidente

Eventos climáticos extremos como secas e enchentes, dólar valorizado e guerra na Ucrânia são alguns dos fatores que explicam alta nos preços de alimentos no Brasil

No restaurante self-service da região hospitalar de Belo Horizonte, o cafezinho é servido aos clientes como cortesia na hora de pagar a conta. Apesar de o preço do produto ter subido 39,6% em 2024, de acordo com o IBGE, o proprietário do lugar, Valdênio Matos, não considera deixar de lado o agrado à clientela, muito menos trocar a marca por uma mais barata (e de pior qualidade).

O empresário tem outras preocupações. Em uma semana, o preço da peça de picanha vendida por um fornecedor passou de R$ 99 para R$ 120, um reajuste de 21%. “E ainda tem os 13% de imposto, já que o produto vem de São Paulo”, reclama ele.

Como mantém um estoque, Valdênio prefere esperar uma eventual queda no preço da carne – o que parece pouco provável. No caso de outros ingredientes mais perecíveis, como laranja e quiabo, esse manejo é mais difícil. “Está pesando nas contas. Ainda não repassei os preços para os clientes, mas daqui a pouco vai ser impossível segurar”, confessa.

É verdade que o índice oficial da inflação, o IPCA, fechou o ano passado em 4,83%, patamar próximo ao centro da meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%. No entanto, o grupo alimentos e bebidas destoou, acumulando uma alta de 7,69% durante 2024.

A pressão sobre preços de itens essenciais, como café, carnes, ovos e óleo de cozinha, deve perdurar ao menos ao longo da primeira metade do ano, tornando-se a principal pedra no sapato do governo, que tem visto sua popularidade cair.

Levantamento da Genial/Quaest divulgado em 27 de janeiro mostrou que, pela primeira vez, o percentual de desaprovação de Lula (49%) ultrapassou a aprovação (47%). Dos entrevistados, 83% afirmaram ter percebido a alta nos supermercados. 

Nesta quinta-feira (06/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista a uma rádio da Bahia, que os brasileiros podem fazer a sua parte para conter a alta no preço dos alimentos, ao deixar de comprar produtos que estejam muito caros, por exemplo.

“Se você vai num supermercado aí em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar, senão vai estragar”, afirmou Lula.

Inflação de oferta

Para especialistas consultados pela DW Brasil, porém, essa medida teria pouco ou nenhuma efetividade, já que o aumento atual no preço dos alimentos não está relacionado a uma alta procura por certos produtos – o que é chamado no jargão econômico de inflação de demanda.

O que está acontecendo seria justamente o contrário – o aumento das exportações, que reduzem a oferta de produtos para os consumidores brasileiros, tem puxado essa alta.

O câmbio desvalorizado, que torna o mercado externo atrativo para os produtores nacionais, e os impactos climáticos, que dificultaram os cultivos agrícolas e a engorda do gado, se juntam a esse cenário.

“Somos um país produtor de proteína animal e de alimentos em larga escala. Esses produtos da agricultura realizados com quantidade normalmente se destinam às exportações e não ao mercado doméstico. Então, preços do mercado internacional acabam definindo a oferta no mercado local”, afirma Cristina Helena, professora de economia da PUC-SP.

Quando os preços das commodities agrícolas sobem e as exportações aumentam por causa da taxa de câmbio, há um desabastecimento do mercado local, que pressiona o preço, explica a economista. Em 2024, o dólar subiu 27,34% em relação ao real, impulsionando esse movimento.

Helena lembra também que os fertilizantes utilizados na agricultura já estão em níveis de preço elevados por causa da Guerra na Ucrânia encampada pela Rússia, maior produtora mundial do insumo. “Além disso, o dólar mais caro fez com que a gente produzisse de forma mais cara no Brasil, usando esses insumos importados”, complementa a economista.

Os impactos climáticos do El Niño, por outro lado, também causaram problemas para os produtores, principalmente no Brasil. As inundações no Rio Grande do Sul, queimadas e seca foram fatores adicionais nessa equação. O café, por exemplo, teve redução de oferta por causa de incêndios não só no Brasil, onde houve redução na oferta do grão, mas também na Ásia, mais especificamente no Vietnã. O país é o principal fabricante de uma mistura chamada robusta, muito utilizada em espécies de cafés solúveis, e passou por uma seca recorde no ano passado.

A estiagem em solo brasileiro também está por trás da inflação na carne de boi, que no ano passado ficou em 20,84% – mesmo percentual observado por Valdênio, o dono de restaurante em Belo Horizonte, com seu fornecedor.

“O El Niño secou os pastos por um tempo prolongado, o que demanda mais tempo para a engorda do boi. Desse jeito, há uma oferta de carne menor, com preços maiores. Não há nada que o Banco Central possa fazer para isso, como aumentar os juros”, comenta o professor José Luis Oreiro, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).

O que o pode ser feito?

Uma das medidas que está ao alcance do governo para amortecer o preço dos produtos agrícolas, mas que não teria efeito imediato, é a retomada dos estoques de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estão zerados desde 2020, durante o governo Bolsonaro.

“A ideia é que, quando há uma quebra de safra, o governo coloca no mercado esses estoques para suavizar a alta no preço. Isso precisava ser retomado como política de estado em 2023, quando as condições climáticas estavam favoráveis, mas não foi feito”, diz Oreiro, da UnB. Ele sugere, inclusive, que o governo pode utilizar essa estratégia não só com grãos, mas também com carnes, armazenando em frigoríficos quando o preço está favorável.

Há ainda remédios mais “amargos”, cita Cristina Helena, como a importação de produtos para abastecer o mercado interno. Porém, como salienta a professora, essa medida geraria mais gastos, aumentando o déficit fiscal, além de um conflito doméstico.

“O governo tentou fazer isso no Sul durante as enchentes, importando produtos do Uruguai e do Paraguai para equilibrar os preços, mas foi visto como uma tentativa de tirar mercado dos produtores locais, que já estão sofrendo com a variação climática, dificuldade de ofertar, e ainda sofreriam com uma concorrência externa”, pontua a economista.

Há um alívio à vista com a reforma tributária, sancionada por Lula em janeiro deste ano e prevista para começar a valer em 2026. A lei determina zerar impostos para 22 itens, o que incluiu alimentos como arroz, feijão, carne e leite. Cristina Helena explica que, além da tendência de baratear esses produtos, o novo sistema deve reduzir a regressividade nos impostos – quando a cobrança impacta mais as pessoas que recebem menos.

“Gás de cozinha e produtos alimentares atingem 100% da população, são formadores da opinião pública e definidores de processos eleitorais. É uma questão para se observar e tomar cuidado, seja na questão da segurança alimentar, da empatia, de entender que somos um país que tem uma população muito pobre e em condições de miserabilidade, mas também do ponto de vista político. Sucessões eleitorais no Brasil tradicionalmente não acontecem quando preços como do gás de cozinha e alimentos sobem, dificultando a vida dos brasileiros”, conclui a professora da PUC-SP.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca7 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca8 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca8 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional10 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário1 dia ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

ECONOMIA1 dia ago

Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br