Connect with us

ECONOMIA

O que pode ser feito contra alta dos alimentos no Brasil?

Sugestão do presidente Lula para brasileiros evitarem produtos mais caros não funciona na prática, dizem economistas. Dólar e clima são alguns dos fatores para alta, que impacta popularidade do presidente

Eventos climáticos extremos como secas e enchentes, dólar valorizado e guerra na Ucrânia são alguns dos fatores que explicam alta nos preços de alimentos no Brasil

No restaurante self-service da região hospitalar de Belo Horizonte, o cafezinho é servido aos clientes como cortesia na hora de pagar a conta. Apesar de o preço do produto ter subido 39,6% em 2024, de acordo com o IBGE, o proprietário do lugar, Valdênio Matos, não considera deixar de lado o agrado à clientela, muito menos trocar a marca por uma mais barata (e de pior qualidade).

O empresário tem outras preocupações. Em uma semana, o preço da peça de picanha vendida por um fornecedor passou de R$ 99 para R$ 120, um reajuste de 21%. “E ainda tem os 13% de imposto, já que o produto vem de São Paulo”, reclama ele.

Como mantém um estoque, Valdênio prefere esperar uma eventual queda no preço da carne – o que parece pouco provável. No caso de outros ingredientes mais perecíveis, como laranja e quiabo, esse manejo é mais difícil. “Está pesando nas contas. Ainda não repassei os preços para os clientes, mas daqui a pouco vai ser impossível segurar”, confessa.

É verdade que o índice oficial da inflação, o IPCA, fechou o ano passado em 4,83%, patamar próximo ao centro da meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%. No entanto, o grupo alimentos e bebidas destoou, acumulando uma alta de 7,69% durante 2024.

A pressão sobre preços de itens essenciais, como café, carnes, ovos e óleo de cozinha, deve perdurar ao menos ao longo da primeira metade do ano, tornando-se a principal pedra no sapato do governo, que tem visto sua popularidade cair.

Levantamento da Genial/Quaest divulgado em 27 de janeiro mostrou que, pela primeira vez, o percentual de desaprovação de Lula (49%) ultrapassou a aprovação (47%). Dos entrevistados, 83% afirmaram ter percebido a alta nos supermercados. 

Nesta quinta-feira (06/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista a uma rádio da Bahia, que os brasileiros podem fazer a sua parte para conter a alta no preço dos alimentos, ao deixar de comprar produtos que estejam muito caros, por exemplo.

“Se você vai num supermercado aí em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar, senão vai estragar”, afirmou Lula.

Inflação de oferta

Para especialistas consultados pela DW Brasil, porém, essa medida teria pouco ou nenhuma efetividade, já que o aumento atual no preço dos alimentos não está relacionado a uma alta procura por certos produtos – o que é chamado no jargão econômico de inflação de demanda.

O que está acontecendo seria justamente o contrário – o aumento das exportações, que reduzem a oferta de produtos para os consumidores brasileiros, tem puxado essa alta.

O câmbio desvalorizado, que torna o mercado externo atrativo para os produtores nacionais, e os impactos climáticos, que dificultaram os cultivos agrícolas e a engorda do gado, se juntam a esse cenário.

“Somos um país produtor de proteína animal e de alimentos em larga escala. Esses produtos da agricultura realizados com quantidade normalmente se destinam às exportações e não ao mercado doméstico. Então, preços do mercado internacional acabam definindo a oferta no mercado local”, afirma Cristina Helena, professora de economia da PUC-SP.

Quando os preços das commodities agrícolas sobem e as exportações aumentam por causa da taxa de câmbio, há um desabastecimento do mercado local, que pressiona o preço, explica a economista. Em 2024, o dólar subiu 27,34% em relação ao real, impulsionando esse movimento.

Helena lembra também que os fertilizantes utilizados na agricultura já estão em níveis de preço elevados por causa da Guerra na Ucrânia encampada pela Rússia, maior produtora mundial do insumo. “Além disso, o dólar mais caro fez com que a gente produzisse de forma mais cara no Brasil, usando esses insumos importados”, complementa a economista.

Os impactos climáticos do El Niño, por outro lado, também causaram problemas para os produtores, principalmente no Brasil. As inundações no Rio Grande do Sul, queimadas e seca foram fatores adicionais nessa equação. O café, por exemplo, teve redução de oferta por causa de incêndios não só no Brasil, onde houve redução na oferta do grão, mas também na Ásia, mais especificamente no Vietnã. O país é o principal fabricante de uma mistura chamada robusta, muito utilizada em espécies de cafés solúveis, e passou por uma seca recorde no ano passado.

A estiagem em solo brasileiro também está por trás da inflação na carne de boi, que no ano passado ficou em 20,84% – mesmo percentual observado por Valdênio, o dono de restaurante em Belo Horizonte, com seu fornecedor.

“O El Niño secou os pastos por um tempo prolongado, o que demanda mais tempo para a engorda do boi. Desse jeito, há uma oferta de carne menor, com preços maiores. Não há nada que o Banco Central possa fazer para isso, como aumentar os juros”, comenta o professor José Luis Oreiro, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).

O que o pode ser feito?

Uma das medidas que está ao alcance do governo para amortecer o preço dos produtos agrícolas, mas que não teria efeito imediato, é a retomada dos estoques de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estão zerados desde 2020, durante o governo Bolsonaro.

“A ideia é que, quando há uma quebra de safra, o governo coloca no mercado esses estoques para suavizar a alta no preço. Isso precisava ser retomado como política de estado em 2023, quando as condições climáticas estavam favoráveis, mas não foi feito”, diz Oreiro, da UnB. Ele sugere, inclusive, que o governo pode utilizar essa estratégia não só com grãos, mas também com carnes, armazenando em frigoríficos quando o preço está favorável.

Há ainda remédios mais “amargos”, cita Cristina Helena, como a importação de produtos para abastecer o mercado interno. Porém, como salienta a professora, essa medida geraria mais gastos, aumentando o déficit fiscal, além de um conflito doméstico.

“O governo tentou fazer isso no Sul durante as enchentes, importando produtos do Uruguai e do Paraguai para equilibrar os preços, mas foi visto como uma tentativa de tirar mercado dos produtores locais, que já estão sofrendo com a variação climática, dificuldade de ofertar, e ainda sofreriam com uma concorrência externa”, pontua a economista.

Há um alívio à vista com a reforma tributária, sancionada por Lula em janeiro deste ano e prevista para começar a valer em 2026. A lei determina zerar impostos para 22 itens, o que incluiu alimentos como arroz, feijão, carne e leite. Cristina Helena explica que, além da tendência de baratear esses produtos, o novo sistema deve reduzir a regressividade nos impostos – quando a cobrança impacta mais as pessoas que recebem menos.

“Gás de cozinha e produtos alimentares atingem 100% da população, são formadores da opinião pública e definidores de processos eleitorais. É uma questão para se observar e tomar cuidado, seja na questão da segurança alimentar, da empatia, de entender que somos um país que tem uma população muito pobre e em condições de miserabilidade, mas também do ponto de vista político. Sucessões eleitorais no Brasil tradicionalmente não acontecem quando preços como do gás de cozinha e alimentos sobem, dificultando a vida dos brasileiros”, conclui a professora da PUC-SP.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 hora ago

Lei da Ficha Limpa: O golpe silencioso nos bastidores da política brasileira

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Vídeo viral de neto rezando como a avó é glorioso

Segurança Pública4 horas ago

Papa elogia polícia e militares

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Como ser pobre de espírito e rico neste mundo

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Unindo culturas em um ambiente de trabalho global: desafios e bênçãos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Cuidado! Essa doença espiritual se espalha pela internet

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Macarrão com Shitake

CIDADE5 horas ago

Prefeitura deve entregar mais quatro mil imóveis às famílias de João Pessoa até o início de 2026

Esporte5 horas ago

Botafogo-PB abre “era SAF” goleando o Campinense no Clássico Emoção

Esporte5 horas ago

F1: Ecclestone não acredita no sucesso de Hamilton na Ferrari

Esporte5 horas ago

Veja o novo top 10 mundial, com um melhor ranking de carreira e Djokovic e Medvedev caindo

Esporte5 horas ago

Ex-Flamengo, Carlinhos decide para o Vitória em estreia

Esporte5 horas ago

Dricus Du Plessis cita Caio Borralho e revela quem devem ser seus próximos desafiantes no UFC

Esporte5 horas ago

Jimmy Butler supera Curry e terá o maior salário da NBA com o Warriors; veja valores

Nacional5 horas ago

Entenda o que pode mudar na Lei da Ficha Limpa

Segurança Pública5 horas ago

O eletrodoméstico que deve ser desconectado da tomada após o uso para evitar incêndios na cozinha

Nacional6 horas ago

Mais um presidente de partido da base de Lula abre fogo contra o governo

Esporte9 horas ago

Proposta prevê sorteio eletrônico para definir árbitros em competições esportivas

Segurança Pública9 horas ago

Proposta busca endurecer punições previstas na Lei Antidrogas

CIDADE9 horas ago

Presidida pelo vereador Olimpio, comissão fará “rigoroso acompanhamento da execução de obras”, em Campina

ESTADO10 horas ago

Paraíba é o único Estado do Nordeste com quatro notas “A” do Tesouro Nacional

ESTADO21 horas ago

Saúde concede 13 novas bolsas de residência na Paraíba

Politíca21 horas ago

Murilo propõe suspensão de concessões a países membros da OMC que aumentarem tarifas de produtos brasileiros para exportação

CIDADE21 horas ago

Câmara Municipal parabeniza a Polícia Militar da Paraíba pelos 193 anos de história

Politíca21 horas ago

CMJP aprova, por unanimidade, Votos de Aplausos ao deputado Hugo Motta

Politíca21 horas ago

Nova ação de Ruy direcionada ao IFPB vai beneficiar cerca de 6 mil alunos no Campus João Pessoa

Judiciário21 horas ago

TCE-PB orienta prefeitos para que gastos com festividades não comprometam limites legais

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

Café está mais caro: veja dicas e substituições para economizar

ESTADO21 horas ago

Governo entrega 16º posto do Sine-PB no município de Princesa Isabel

Saúde22 horas ago

Massa cinzenta do cérebro sofre alterações dramáticas durante gravidez

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte9 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE9 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 dias ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura4 dias ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura4 dias ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Saúde5 dias ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde5 dias ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura5 dias ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

NOVO MATERIAL É CAPAZ DE SUGAR UMIDADE DO AR E AUMENTAR O CONFORTO

Saúde7 dias ago

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR COM A DIETA VEGETARIANA?

ENTRETENIMENTO7 dias ago

PROJETO CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

SEGREDO DA LUA REVELADO EM NOVO ESTUDO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

COMO ACABAR COM TREVOS NO JARDIM E NOS VASOS DE PLANTAS

Internacional2 semanas ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional2 semanas ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional2 semanas ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA2 semanas ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde2 semanas ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura2 semanas ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional2 semanas ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde2 semanas ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura2 semanas ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura2 semanas ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br