ESTADO
Em dezembro, volume de serviços na PB recuou 1,5%, a 9ª maior queda do país
![](https://informaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Comercio-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil.webp)
No acumulado de 12 meses, a variação foi positiva (4,8%) e superior à média nacional (3,1%)
No mês de dezembro de 2024, o volume de serviços na Paraíba, com ajuste sazonal, sofreu recuo pelo segundo mês consecutivo, com queda de 1,5% frente ao mês de agosto, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, nesta quarta-feira (13). A variação negativa do volume de serviços em dezembro foi mais acentuada que a observada no cenário nacional, onde houve queda de 0,5%. O estado obteve o nono pior resultado do país. As unidades da federação que apresentaram os maiores recuos foram o Mato Grosso (-11,8%), Tocantins (-6,3%) e Santa Catarina (-5,2%).
A mesma tendência de queda foi observada na receita nominal de serviços, que apresentou decréscimo de 0,2%, na comparação com novembro de 2024, mês em que a variação mensal também foi negativa (-1,5%). Entre os 16 estados que apresentaram recuo nesse indicador, a Paraíba obteve o melhor resultado, junto à Bahia (-0,2%), as maiores quedas tendo sido constatadas no Mato Grosso (-8,7%), em Tocantins (-6,6%) e em Santa Catarina (-4,3%). Além disso, o recuo do indicador estadual foi menor que o verificado no cenário nacional, que foi de -0,8%.
No comparativo com dezembro de 2023 (mesmo mês do ano anterior), houve crescimento de 3,5% no volume e de 7,0% na receita nominal de serviços paraibanos. Ambos os indicadores apresentaram avanços acima dos verificados na média do país, que foram de 2,4% e 6,2%, respectivamente.
Quando analisado o acumulado do ano de 2024, até o mês de dezembro, que coincide com a variação acumulada em 12 meses, em relação ao período homólogo, foram observadas altas, na Paraíba, tanto no volume de serviços (4,8%), como na receita nominal do setor (9,3%), ambas superiores às constatadas na média nacional, que foram de 3,1% e 7,5%, respectivamente.
Outros gráficos