ENTRETENIMENTO
10 pequenos hábitos para construir uma família de fé
Os pais podem adicionar esses pequenos (e super rápidos!) hábitos católicos à vida familiar para ajudar nossos filhos a estarem cientes da presença de Deus

Quando eu era uma garotinha, minha mãe me lembrava de “Mandar um beijo para Jesus!” sempre que passávamos por uma igreja católica. Hoje, ensino aos meus próprios filhos esse pequeno ato de amor.
Essa pequena devoção é um dos inúmeros atos que uma criança pode experimentar ao crescer em um lar católico. Essas coisas parecem tão familiares que podemos não pensar em mencioná-las a ninguém. No entanto, cada um desses pequenos atos ajuda a nos moldar em adultos que amam e seguem Nosso Senhor.
Como eles me ajudaram, pensei que seria útil compartilhar alguns desses pequenos (e super rápidos!) hábitos católicos que os pais podem adicionar à vida familiar.
Claro, nossa prioridade é levar nossos filhos à missa e rezar juntos como uma família. Também é maravilhoso ler a Bíblia e a vida dos santos para nossos filhos. E, além disso, esses pequenos atos de devoção ajudam a manter a presença de Deus na mente de nossos filhos e a construir uma prática de fé para toda a vida.
1 – Pare e cumprimente Jesus no Tabernáculo sempre que entrar ou sair de uma igreja
Quando meus filhos correm para nossa igreja para aulas ou ensaios de coral, eu os levo para se ajoelharem diante do tabernáculo, dizendo: “Vamos dizer oi para Jesus! Vamos mandar um beijo para Jesus!” Aprendi esse hábito com minha mãe e descobri que é uma maneira linda de conscientizar as crianças pequenas sobre a Presença Real de Cristo na Eucaristia.
2 – Acene e mande um beijo para Jesus quando passar por uma igreja
Quando andamos ou dirigimos por uma igreja católica, saudamos Nosso Senhor. Você pode adicionar uma Comunhão Espiritual nessas ocasiões para crianças mais velhas. Algumas pessoas fazem o Sinal da Cruz quando passam por uma igreja, um ato de fé semelhante.
3 – Reze quando ouvir a sirene da ambulância
Quando ouvimos a sirene de uma ambulância ou de um caminhão de bombeiros, fazemos uma oração rápida pela pessoa necessitada: “Deus, por favor, ajude a pessoa naquela ambulância” ou “Deus, por favor, ajude as pessoas cuja casa está pegando fogo”.
4 – Reze pelos mortos quando passar por um cemitério
Quando passamos por um cemitério, podemos dizer: “Deus, por favor, abençoe todas as pessoas que morreram”, ou rezar a tradicional oração católica pelos mortos: “Conceda-lhes o descanso eterno, ó Senhor, e que a luz perpétua brilhe sobre eles. Que as almas de todos os fiéis que partiram, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.”
5 – Reze uma oferta matinal
Tentamos começar nosso dia oferecendo-o a Deus. Quando meus filhos eram mais novos, fazíamos esta oração: “Oh meu Deus, eu te dou este dia, e tudo o que penso, faço e digo. Eu te dou o meu melhor, e com Jesus, seu Filho, hoje eu escolherei amar a todos.”
Agora que meus filhos estão um pouco mais velhos, dizemos esta versão:
Ó Jesus, pelo Imaculado Coração de Maria,ofereço-te todas as minhas orações, obras, alegrias e sofrimentos deste dia,em união com o Santo Sacrifício da Missa, em todo o mundo,em ação de graças pelos teus favores, em reparação pelos meus pecados, pelas intenções de todos os meus parentes e amigos e, em particular, pelas intenções do Santo Padre.
6 – Ore antes de dormir
Famílias diferentes têm tradições diferentes. Algumas famílias fazem um Exame de Consciência antes de dormir. Minha família agradece a Deus pelas bênçãos do dia e reza a Oração de São Miguel Arcanjo todas as noites antes de dormir.
Muitos pais abençoam seus filhos com Água Benta ou fazem o Sinal da Cruz em suas testas na hora de dormir. Seja como for, podemos dar aos nossos filhos o hábito de voltar seus pensamentos para Deus antes de dormir.
7 – Reze antes das refeições
Esse hábito nos ajuda a lembrar de agradecer a Deus por suas dádivas. Há várias maneiras de orar antes das refeições; geralmente dizemos: “Abençoe-nos, ó Senhor, e estas Tuas dádivas que estamos prestes a receber de Tua generosidade, por meio de Cristo, nosso Senhor. Amém.”
8 – Modele o que significa “oferecer”
Lembro-me de adultos dizendo “Ofereça-o” para mim quando eu era criança, e eu não entendia muito bem o que isso significava. Então, tento modelar o que isso significa para meus filhos e explicar quando digo isso a eles.
Eu poderia dizer algo como: “Está tão frio lá fora hoje! Vou oferecer uma caminhada no frio para nosso amigo que está doente.”
Ou quando meus filhos reclamam de algo que não pode ser evitado, eu posso dizer: “Por que você não pensa em alguém por quem você pode oferecer isso? É incrível que possamos transformar coisas que acontecem conosco em um sacrifício e oração para ajudar outra pessoa. É quase como mágica!”