Connect with us

Internacional

Alemanha: candidatos discutem imigração e EUA em debate

Olaf Scholz (SPD), Friedrich Merz (CDU), Alice Weidel (AfD) e Robert Habeck (Verdes) se enfrentaram em primeiro debate televisionado com os quatro principais candidatos

Olaf Scholz (SPD), Robert Habeck (Verdes), Friedrich Merz (CDU) e Alice Weidel (AfD) se enfrentam em debate a uma semana das eleições

Os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto para o cargo de chanceler federal da Alemanha se enfrentaram neste domingo em um debate televisionado a uma semana da data do pleito, marcado para 23 de fevereiro.

O debate colocou o chanceler federal alemão Olaf Scholz, do SPD, de centro-esquerda, contra seu principal rival, Friedrich Merz, cujo bloco conservador CDU/CSU lidera com folga as pesquisas, com cerca de 30% das intenções de voto. Também participaram Alice Weidel, da ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), e o vice-chanceler Robert Habeck, dos Verdes. 

A AfD está em segundo lugar nas pesquisas, com cerca de 20% das intenções de voto, à frente dos social-democratas de Scholz, que têm 15%, e dos Verdes, mais atrás, com 13%. A eleição federal antecipada foi convocada depois que a coalizão do atual governo entrou em colapso em novembro passado.

Os debates transmitidos pela televisão na Alemanha costumavam convidar apenas os dois principais candidatos a chanceler. Apenas na última eleição, em 2021, houve um debate entre três candidatos. O formato com quatro participantes deste ano é uma novidade.

Colaboração com a ultradireita

A discussão repetiu temas que comandaram o debate anterior, entre Scholz e Merz, como a migração, a economia e a participação da ultradireitista AfD em um possível governo.

Merz, por exemplo, foi questionado faria acordos com a AfD em seu gabinete, se eleito. O líder da CDU é criticado por derrubar o “cordão sanitário” que isola a ultradireita no parlamento alemão e passar uma moção no parlamento contando com votos do partido. O movimento gerou diversos protestos no país.

O candidato da CDU reiterou que não trabalhará com o partido de Weidel em nenhuma hipótese e rotulou a sigla de “direita radical”. Em outro momento do debate, Merz disse que considera abrir diálogo com os Verdes e com o próprio SPD, de Scholz, para formar uma coalizão sem depender da ultradireita.

Já Scholz traçou paralelos com o passado nazista do país e disse que jamais poderá haver colaboração com a AfD no parlamento. 

Weidel se recusou várias vezes a responder os comentários, e disse que seu partido é “conservador liberal”. “Você pode me insultar aqui esta noite o quanto quiser. Vocês estão insultando milhões de eleitores”, disse ela. “Isso não me afeta nem um pouco. Eu represento esses eleitores”, completou.

EUA e Ucrânia pautam debate

presença americana na Conferência de Segurança de Munique, que se encerrou neste domingo, ganhou destaque no debate alemão após o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, questionar os valores democráticos da Europa e sugerir que não há espaço para “cordões sanitários” na política.

Perguntado sobre as observações do vice de Trump, Merz disse que “um vice-presidente americano não vai me dizer com quem eu posso ou não falar”.

“Aceitei o resultado da eleição nos EUA e espero que o governo americano faça o mesmo com o nosso. E deixei isso claro para Vance. Não aceitarei tal intromissão em nossa eleição e na formação de nosso governo. Os americanos não têm nada a contribuir para isso”, afirmou. 

Scholz descreveu os comentários de Vance como “completamente inaceitáveis” e Habeck disse que Trump “lançou um ataque frontal aos valores do mundo ocidental”.

“Um vice-presidente americano não vai me dizer com quem eu posso ou não falar”, disse Friedrich Merz

Já Weidel defendeu a postura de Vance e a proximidade de Berlim com Washington. “Temos amigos no Ocidente e no Oriente”, disse a candidata, defendendo o estabelecimento de laços também com a Rússia e com a China. 

Sua postura em dialogar com tais países também abriu uma discussão acalorada sobre a política de defesa da Alemanha em relação à guerra na Ucrânia. Ela defendeu que o país deveria permanecer “neutro” no conflito. 

Robert Habeck rebateu e disse que todos os partidos, com exceção da AfD, estavam em uníssono em seu apoio à Ucrânia, o que Merz concordou. “Não, senhora Weidel, nós não somos neutros”, afirmou, acrescentando que a Alemanha “está do lado do povo ucraniano”.

Imigração volta ao centro da discussão

O confronto entre os quatro partidos acontece dois dias depois que um ataque com um carro na cidade de Munique, no sul do país, matou duas pessoas. O suspeito é um cidadão afegão, e a promotoria investiga possível “motivação islamista”.

O incidente trouxe novamente a política de migração para o centro da campanha eleitoral, com as primeiras perguntas se concentrando no tópico de deportações e controles de fronteira. 

Scholz disse que seu governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para limitar a imigração irregular que, segundo ele, caiu 17% em sua gestão. Ele também fez um apelo em favor dos imigrantes que atualmente vivem na Alemanha. 

“É importante proteger as pessoas na Alemanha que têm histórico de migração. Isso representa quase um terço da população e elas não devem ser discriminadas. Elas pertencem ao nosso país.”

Para Merz, porém, o número de deportações que estão sendo realizadas pelo governo é muito baixo. Ele criticou os programas de refugiados para afegãos.

Ele alegou que a Alemanha é o único país que ainda aceita migrantes do Afeganistão e sugeriu a abertura de relações diplomáticas com o governo do Talibã para facilitar as deportações.

Em resposta, Scholz disse que seu governo já fez contato com o Talibã, o que resultou em um primeiro voo de deportação para o Afeganistão.

Os comentários foram criticados por Habeck, que chamou o Talibã de “regime terrorista” com o qual a Alemanha não deveria trabalhar. “Isso seria o mesmo que legitimá-los. Nenhum outro país ocidental tem relações com eles. Se falássemos com eles, isso seria o próximo prego no caixão da cooperação europeia”, argumentou. 

Merz tentou se distanciar da AfD, de Alice Weidel

Retração da economia e energia

Os candidatos pressionaram o chanceler federal, Olaf Scholz, pela retração da economia alemã e os problemas persistentes no país com a infraestrutura, digitalização e custos de energia. 

Merz voltou a criticar o governo por fechar “três usinas nucleares em perfeito estado de funcionamento” em meio à “maior crise energética” do país.

“Se continuarmos apenas declarando quais fontes de energia não queremos, não chegaremos a lugar algum”, disse ele.

Weidel também defendeu a energia nuclear, que considera “segura e confiável” e prometeu um governo “aberto a novas tecnologias”. 

“Todos os consumidores devem ser livres para decidir como vão aquecer suas casas e que tipo de carro vão dirigir, e todas as empresas devem ser livres para decidir o que vão produzir”, disse ela.

Habeck, que atua como ministro da Economia no atual governo, culpou a ausência de gás russo barato e a retração do mercado de exportação como responsáveis pela “crise econômica estrutural” da Alemanha.

“Não vamos esquecer que foi [o presidente russo Vladimir] Putin quem causou isso”, defendeu ele aos telespectadores, referindo-se ao afastamento da Alemanha do gás russo após a invasão da Ucrânia por Moscou em 2022.

Scholz também culpou a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas defendeu a resposta do governo alemão e insistiu que o período de preços mais altos acabou.

Taxação de super-ricos

O chanceler ainda trouxe à mesa a proposta de aumentar o imposto sobre os super-ricos como forma de aliviar o orçamento federal cada vez mais apertado.

Scholz disse que ganha mais de 300 mil euros brutos (R$ 1,7 milhão) em seu cargo e que, portanto, “poderia e deveria pagar mais impostos”. “E aqueles que ganham milhões deveriam pagar ainda mais, especialmente em tempos de escassez de dinheiro”, completou.

Habeck concordou que há um problema de “justiça” quando se trata de tributação na Alemanha. Ele disse que os ricos, incluindo os 130 bilionários que vivem no país, estão ficando mais ricos, mas que isso não chega ao resto da sociedade.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca5 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca13 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca14 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca14 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional16 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br