Segurança Pública
Concurso Polícia Federal: tudo o que você precisa saber sobre o novo edital que vai oferecer 1.000 vagas na carreira policial!
Seleção deve contar com prova objetiva, discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, prova oral, prática de digitação, entre outros a depender de cada cargo

Está oficialmente confirmado o novo concurso para Polícia Federal. A autorização, publicada no dia 13 de fevereiro, confirma a abertura de 1.000 vagas para carreiras na área policial da corporação. Veja a portaria com a autorização aqui.
Contudo, o número de vagas autorizadas acabou ficando abaixo do esperado inicialmente, quando eram previstas cerca de 1.800 vagas. No entanto, a ministra Esther Dweck afirmou que um novo provimento será adicionado até 2026.
“A gente viu que era possível então autorizar um concurso de mil vagas. Todo concurso autorizado pode ter provimento adicional. O presidente já autorizou que o ano que vem tenha um provimento adicional de mais mil vagas”, disse a ministra.
Tambem é importante destacar que, além do concurso para área policial, o governo federal autorizou a realização de outro certame para a Polícia Federal destinado ao quadro administrativo. Clique aqui para conferir todas as informações sobre o concurso administrativo da PF.
Vagas e cargos PF
Veja abaixo como as 1.000 vagas serão distribuídas entre os cargos da Polícia Federal:
- 630 vagas para Agente
- 160 vagas para Escrivão
- 120 vagas para Delegado
- 69 vagas para Perito
- 21 vagas para Papiloscopista
As vagas para carreira policial exigem que os candidatos possuam formação em nível superior, dentro da área solicitada pela PF.
Quando sai o edital?
Com a autorização confirmada, o concurso para Polícia Federal deve ter o edital publicado em um prazo máximo de seis meses, o que deve ocorrer, tendo como base a data da portaria, até o mês de agosto.
Tem limite de idade?
O concurso para Polícia Federal pode levantar uma série de dúvidas nos interessados, especialmente no que diz respeito aos requisitos mínimos, como a idade. Neste caso, é bom saber que o órgão exige que os candidatos tenham mais de 18 anos para participar. No entanto, não existe uma idade máxima, ou seja, candidatos de qualquer idade podem se inscrever e concorrer a uma das vagas. A única limitação que deve ser respeitado é quanto a idade para aposentadoria compulsória, ou seja, quando um trabalhador é obrigado a se aposentar ao atingir uma determinada idade. No caso dos servidores públicos, essa idade é atualmente de 75 anos.
Cargos e salários da Polícia Federal
Delegado – Para ser delegado da Polícia Federal é necessário ter formação completa em direito e Carteira Nacional de Habilitação, além de experiência comprovada de, no mínimo 3 anos, na área jurídica. O salário pode chegar a R$ 41.350,00 ao final da carreira.
Escrivão, Agente e Papiloscopista – Para esses cargos, as exigências são as mesmas: formação em nível superior em qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitação. O salário pode chegar até R$ 15.710,10.
Perito Criminal – Já para quem deseja seguir carreira como perito criminal da Polícia Federal é necessário ter formação em uma das seguintes áreas:
- Área 1: graduação em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas;
- Área 2: graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia de Redes de Comunicação;
- Área 3: graduação em Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação ou em Informática;
- Área 4: graduação em Engenharia Agronômica;
- Área 5: graduação em Geologia;
- Área 6: graduação em Engenharia Química, Química Industrial ou em Química;
- Área 7: graduação em Engenharia Civil;
- Área 9: graduação em Engenharia Florestal;
- Área 12: graduação em Medicina;
- Área 14: graduação em Farmácia.
O salário do cargo pode chegar a $ 27.800,00.
Provas e seleção
Apesar do edital ainda não ter data prevista é possível ter uma ideia de como será realizada a seleção tendo como base o último edital que, na época, contou com 1.500 vagas para agente de polícia, escrivão de polícia, papiloscopista e delegado.
Na ocasião, o edital exigiu dos candidatos a realização de prova objetiva, discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, prova oral, prática de digitação (escrivão), entre outros a depender de cada cargo.