CIDADE
Prefeitura de Campina Grande registra crescimento de 60,4% nos atendimentos da Atenção Primária à Saúde

O número de atendimentos realizados na Atenção Primária à Saúde (APS) em Campina Grande cresceu 60,48% em 2024, em comparação com 2023. Nos doze primeiros meses do ano passado foram registrados 427.348 atendimentos, enquanto entre janeiro e dezembro de 2024 o número saltou para 706.533, evidenciando os avanços no setor e o impacto positivo da ampliação dos serviços.
A melhoria na cobertura se deve, em grande parte, à abertura por parte do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à ampliação das equipes de profissionais, implementadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, que garante mais acesso e qualidade no atendimento. O número de equipes da Estratégia de Saúde da Família subiu de 121 para 204, chegando a 100% de cobertura da população. Esse avanço tem sido fundamental para suprir demandas de áreas que, antes, careciam de serviços básicos de saúde.


A descentralização dos serviços tem permitido um acesso mais rápido e eficiente, especialmente em regiões que antes dependiam de unidades em bairros distantes. Com a oferta de equipes multiprofissionais e maior infraestrutura, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o compromisso de atender às necessidades da população, melhorando a qualidade de vida e promovendo mais saúde no município. Outro ponto a ressaltar é que no Ranking Resultado Previne Brasil, Campina Grande ultrapassou João Pessoa, obtendo a melhor posição da sua história. No ranking geral dos municípios da Paraíba, Campina Grande obteve um e ISF 7.19, subindo três posições quando comparado ao ranking do primeiro quadrimestre, enquanto João Pessoa obteve ISF 6.17 subindo apenas uma posição. No geral Campina subiu 10 posições.
EM MAIO ESF COMPLETARÁ 31 ANOS DE EXISTÊNCIA – O mês de maio de 2025 marcará uma data importante na saúde pública municipal de Campina Grande. A cidade atingirá 31 anos da implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A Rainha da Borborema foi uma das primeiras cidades a implantarem o programa na Paraíba. O programa começou em 1994 com três equipes e hoje conta com 204, garantindo assistência básica em saúde para 100% da população. Para isto, a Prefeitura de Campina Grande está investindo na recuperação dos prédios da Atenção Básica e mais da metade já foi completamente reestruturada.
A ampliação faz parte do projeto Campina Atende Mais, que está vinculado ao programa federal APS do Futuro. São 82 novas equipes de ESF para garantir atendimento a todas as áreas descobertas da cidade e melhorar a qualidade da assistência, já que cada equipe passa a ficar responsável por um número menor de pacientes. Com isso, novas unidades estão sendo abertas e as existentes estão sendo reformadas para abarcar as novas equipes de enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, odontólogos, assistentes sociais, recepcionistas e porteiros. Dos 88 prédios iniciais da Atenção Primária à Saúde de Campina Grande, mais de 60 já foram reestruturados pela gestão municipal ou estão em reforma. Confira o mapa online das unidades de saúde de Campina: https://observa.campinagrande.br/index.php/mapa-da-saude/

AUMENTO DE RECURSOS PARA COMPRA DE INSUMOS MÉDICOS – Outro setor que ampliou seus investimentos foi o da compra de insumos médicos por parte da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, de 2021 para 2024, onde cresceu 64,5%, neste período.
EQUIPAMENTOS
Além disso, foram adquiridos novos equipamentos como 50 balanças neonatais e 10 balanças digitais, 200 equipamentos de monitoramento de frequência cardíaca na gestação (doppler fetal), 110 negatoscópios, 70 mesas ginecológicas e 150 focos ginecológicos, 1 equipamento de ultrassom, 5 eletrocardiógrafos, 75 mesas clínicas com escadinhas, 30 novas poltronas acolchoadas e reclináveis para pacientes e acompanhantes, 93 aparelhos televisores, 600 computadores, 100 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, 50 ventiladores, 250 estantes, 50 cadeiras longarinas, 50 seladoras, 35 câmaras frias e 10 fogões industriais.
ODONTOLOGIA
Assim como a expansão da ESF, está acontecendo a ampliação da odontologia. Dos 45 consultórios odontológicos iniciais, já houve a ampliação para 59 e o objetivo é aumentar para 120 equipes. Para isto, já foram convocados 28 cirurgiões-dentistas e 20 Auxiliares de Saúde Bucal por meio de concurso público municipal.