Connect with us

Internacional

Ex-porta-voz da ONU na Ucrânia, brasileiro fala dos horrores da guerra

Saviano Abreu, que deixou Kyiv no fim de 2024, lembra que os ucranianos precisam de paz e ajuda humanitária para sobreviver; em vídeo, ele fala dos bombardeios dos quais escapou e como garantiu que a informação saísse para o mundo

A Ucrânia completa três anos em guerra, nesta segunda-feira. Desde a invasão da Rússia ao país, na madrugada de 24 de fevereiro de 2022, mais de 12,6 mil pessoas foram mortas e 29,392 ficaram feridas.

As Nações Unidas lembram que 84% desses casos ocorreram em territórios controlados pelo governo da Ucrânia e 16% nas partes ocupadas pela Rússia.

Escolas destruídas e crianças sem futuro

Três anos depois, a situação humanitária é grave. Segundo as Nações Unidas, 12,7 milhões de pessoas ou 36% da população ucraniana precisam de ajuda humanitária, somente este ano, para sobreviver.

O brasileiro Saviano Abreu trabalhou como porta-voz do Escritório de Assistência Humanitária da ONU, Ocha, na Ucrânia, onde ele também serviu como porta-voz da organização. Nesta declaração à ONU News, ele conta que jamais vai esquecer do olhar das crianças e pessoas idosas com quem se encontrou.

“Muitas das pessoas, que eu conheci, das mulheres, das pessoas idosas com que eu conversei naquelas localidades. Com certeza, já não estão aqui, porque a cada dia ainda pessoas estão morrendo. Quase 13 mil pessoas já morreram, mas de 30 mil foram feridas por causa dos bombardeios.

Me dá dor, tristeza, raiva em pensar nos olhos daquelas crianças tão brincalhonas, tão curiosas conversando com a gente, tentando conversar com a gente, que elas não têm a garantia de uma educação, de um futuro. Quase 4 mil escolas na Ucrânia foram destruídas ou danificadas.”

Uma menina de dois anos ficou gravemente ferida quando um foguete atingiu sua casa em Lviv, na Ucrânia

Uma menina de dois anos ficou gravemente ferida quando um foguete atingiu sua casa em Lviv, na Ucrânia

Bombardeios constantes e o desafio da notícia

Saviano Abreu fala da aflição e do medo de viver sob risco de bombardeios a qualquer instante e conta como fazia para garantir que a informação sobre o que acontecia no país chegasse ao mundo pelos canais de comunicação da ONU.

“Daquela aflição, da preocupação de estar escrevendo um comunicado porque teve um bombardeio em que várias pessoas morreram ou foram feridas, e de ter que mandar (o comunicado), usando uma lanterna com medo de que o computador vai desligar, o telefone vai desligar, por causa das várias crises energéticas que tivemos no país. Não vivo mais naquela tensão das viagens perto da frente de batalha com medo daqueles bombardeios que a gente via tão perto da gente. Mas muito longe de ter um sentimento de alívio por estar agora vendo isso, pelo menos um pouco dentro da distância. O meu sentimento, destes três anos, é muito mais de dor, de tristeza e de raiva.”

US$ 2,6 bilhões para socorrer 6 milhões de ucranianos

O ex-porta-voz da ONU na Ucrânia ressalta que os ucranianos precisam de paz e que o mundo não deve se esquecer do país. Ele disse que a ajuda humanitária é mais crucial que nunca. Na semana passada, o coordenador humanitário na Ucrânia, Matthias Schmale, disse que serão precisos US$ 2,6 bilhões este ano para socorrer 6 milhões de ucranianos.

Mais de 10 milhões de pessoas continuam vivendo fora de suas casas por causa da violência e 3,7 milhões se tornaram deslocados internos.

Um adulto e duas crianças passam por um prédio destruído em Borodianka, Ucrânia

Um adulto e duas crianças passam por um prédio destruído em Borodianka, Ucrânia

Assista ao vídeo e leia a íntegra do depoimento do ex-porta-voz da ONU na Ucrânia, Saviano Abreu:

“Não podemos esquecer da Ucrânia”

“Olá, meu nome é Saviano Abreu. Até muito pouco tempo, eu era porta-voz da ONU e também fui porta-voz do Escritório Humanitário da ONU, Ocha, na Ucrânia. Agora, estamos marcando, infelizmente, estes terríveis três anos da escalada da guerra na Ucrânia. Foi exatamente há quase três anos. E cheguei ao país, em março do ano passado. Hoje, eu vejo esse dia tão triste para milhões de pessoas, numa situação em que eu não tenho mais que sofrer com os bombardeios diários, de viver naquela tensão, naquele medo dos bombardeios, de passar horas intermináveis nos refúgios subterrâneos. Daquela aflição, da preocupação de estar escrevendo um comunicado porque teve um bombardeio em que várias pessoas morreram ou foram feridas, e de ter que mandar (o comunicado), usando uma lanterna com medo de que o computador vai desligar, o telefone vai desligar, por causa das várias crises energéticas que tivemos no país. Não vivo mais naquela tensão das viagens perto da frente de batalha com medo daqueles bombardeios que a gente via tão perto da gente. Mas muito longe de ter um sentimento de alívio por estar agora vendo isso, pelo menos um pouco dentro da distância. O meu sentimento, destes três anos, é muito mais de dor, de tristeza e de raiva. De raiva por saber que os bombardeios, aqueles que eu vi com os meus olhos, ainda acontecem todos os dias. Aquelas cidades povoadas que eu visitei na zona de Zaporizhzhia, de Kherson, de Donetsk, de Kharkiv, aqueles povoados, muitos deles já não existem.

Muitas das pessoas, que eu conheci, das mulheres, das pessoas idosas com que eu conversei naquelas localidades. Com certeza, já não estão aqui, porque a cada dia ainda pessoas estão morrendo. Quase 13 mil pessoas já morreram, mas de 30 mil foram feridas por causa dos bombardeios.

Me dá dor, tristeza, raiva em pensar nos olhos daquelas crianças tão brincalhonas, tão curiosas conversando com a gente, tentando conversar com a gente, que elas não têm a garantia de uma educação, de um futuro. Quase 4 mil escolas na Ucrânia foram destruídas ou danificadas. Me dá dor, me dá tristeza, me dá raiva saber que muita gente que está sofrendo esses bombardeios, que estão sendo machucadas diariamente, não têm nem sequer uma atenção médica adequada porque mais de 2 mil ataques a hospitais, aos sistemas de saúde aconteceram desde que a guerra começou. E ainda me dá mais dor, mais tristeza e mais raiva saber que perigam agora, muitos comboios humanitários dos quais eu participei, muitas dessas ajudas as quais eu fui com meus colegas levar para as zonas perto da frente de batalha, hoje corre risco de não acontecer por causa dos cortes na ajuda humanitária que estão acontecendo. Infelizmente, quase 13 milhões de pessoas ainda precisam de ajuda humanitária. O que eles mais precisam é paz. Uma paz baseada no direito internacional, na Carta da ONU, mas enquanto isso não aconteça, a ajuda humanitária é mais necessária do que nunca. Não podemos esquecer da Ucrânia.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

Câmara tem 78 projetos com urgência para serem votados

Judiciário3 horas ago

Rumble e Trump Media acionam justiça dos EUA de novo contra Moraes

ECONOMIA3 horas ago

Não basta só subir a Selic

Judiciário3 horas ago

Horrores da impunidade: um país sem esperança

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Trabalho manual, sinal de grande inteligência

Judiciário3 horas ago

Multas em condomínios: aplicação, valores e defesa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

É pecado usar a Inteligência Artificial?

Internacional3 horas ago

Ex-porta-voz da ONU na Ucrânia, brasileiro fala dos horrores da guerra

Politíca3 horas ago

Waléria Assunção propõe criação de Frente Parlamentar em Defesa da Construção de Hospital Veterinário e Comissão de Direito Animal

Judiciário3 horas ago

O STF de ontem e o de hoje

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Retomada da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) garantiu renda e viabilizou mercados para milhares de produtores em 2024

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Pesquisa de campo coleta dados para o 6º levantamento da safra de grãos 2024/2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Conab volta a formar estoques de trigo depois de 11 anos

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Agricultores familiares podem encaminhar propostas Compra com Doação Simultânea para Conab

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sine-PB oferta mais de 1.200 vagas de emprego

Politíca4 horas ago

Em Pirpirituba, Camila participa de debate pela continuidade das obras da PB-085

CIDADE4 horas ago

São José de Espinharas (PB) obtém o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Politíca4 horas ago

Jutay pede apoio da Sejel para eventos esportivos com foco na saúde mental

CIDADE4 horas ago

Karla Pimentel é a primeira prefeita da Paraíba a decretar Guarda Civil como Polícia Municipal após aval do STF

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Crise no orçamento: Governo Lula se enrola e Plano Safra fica em risco

Judiciário5 horas ago

OAB-PB debate com Hugo Motta pauta em defesa da advocacia

ECONOMIA5 horas ago

Abertas inscrições para propostas da etapa 2025 do Novo PAC Seleções

Politíca5 horas ago

Aguinaldo Ribeiro articula pré-candidatos do PP e esquenta cenário para 2026

ESTADO5 horas ago

Pollyana Werton e os desafios da assistência social no Cariri

Educação & Cultura6 horas ago

O que é interseccionalidade?

Segurança Pública6 horas ago

PCPB localiza no Paraná investigado por homicídio na Paraíba

Segurança Pública6 horas ago

Reforço do policiamento prende liderança criminosa e mais seis acusados no Gervásio Maia

Segurança Pública6 horas ago

Polícia prende suspeito por porte ilegal de arma em Dona Inês

Segurança Pública6 horas ago

Serviço militar feminino se aproxima do terceiro mês com concorrência maior do que cursos do top 10 da USP em algumas regiões

Segurança Pública6 horas ago

Militares vítimas de assédio moral no Exército podem recorrer à Justiça do Trabalho, diz MPF: recente mudança legislativa afeta Forças Armadas

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário3 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário10 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte9 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA8 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública4 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE9 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO7 dias ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública7 dias ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO7 dias ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde7 dias ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde7 dias ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 semana ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional1 semana ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional1 semana ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Saúde2 semanas ago

QUANTIDADE DE MICROPLÁSTICOS NO CÉREBRO HUMANO PREOCUPA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA: NHOQUE DE BATATA DOCE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TERRA VEGETAL X SUBSTRATO, QUAL EU USO NA MINHA PLANTA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PRODUZIR ENERGIA LIMPA VAI FICAR AINDA MAIS BARATO EM 2025

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JÁ VIU O BANHO DO UIRAPURU?

Saúde2 semanas ago

TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO REVERTE CEGUEIRA EM DEFICIENTES VISUAIS

Saúde2 semanas ago

ALOPECIA: O QUE CAUSA A CONDIÇÃO QUE LEVA À PERDA DE CABELO E PELOS?

Segurança Pública2 semanas ago

CUIDADOS AO USAR WI-FI PÚBLICO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDRELÉTRICAS ESTÃO ADAPTADAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ECONOMIA3 semanas ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Saúde3 semanas ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde3 semanas ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura3 semanas ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br