Connect with us

Educação & Cultura

Como desenvolver o letramento científico nos Anos Finais?

Explore estratégias práticas e inovadoras que transformam a pesquisa em aprendizado significativo

“Fazer do saber acadêmico um saber popular e do saber popular um saber escolar.” Li essa frase pela primeira vez enquanto estudava sobre o tema que discutiremos, que é letramento científico. Confesso que ela me fez questionar: o que os meus alunos entendem por ciência?

Somos seres sociais com diferentes formas de experimentar e perceber o ambiente e, erroneamente, fomos educados a acreditar que estamos acima de todas as espécies. 

Entretanto, nós, que vivenciamos o dia a dia da sala de aula, podemos afirmar com certeza que essa “ciência tão bela” parece ser extremamente desinteressante para os estudantes. Talvez isso ocorra devido à própria estrutura da construção do conhecimento científico, pouco conhecida pelas massas. O fato é que a ciência não é popular entre os alunos.

Muitas vezes, independentemente do componente curricular, os conteúdos aplicados em sala — ou seja, o próprio conhecimento científico — parecem não ter serventia alguma no dia a dia. Tanto que, certamente, meu caro colega, você já ouviu: “Professor, para que eu preciso saber disso? Onde isso vai me ajudar na vida?” E se isso lhe fez pensar, então você está no lugar certo!

Ciência um meio de ler o mundo 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências”.

Esse pensamento evidencia a importância de desenvolver em nossos estudantes a visão da ciência como um meio de leitura e interpretação do mundo. 

Dessa forma, fica fácil perceber por que o autor da frase citada no início deste texto defende a correlação entre o saber acadêmico, escolar e popular. Não basta apenas que nossos alunos entendam os meios técnicos de “fazer ciência”; é necessário estimulá-los a olhar para fora, para seu território, para a realidade que experimentam, e encontrar nela os meios corretos de aplicação da ciência. Então, vamos aos finalmentes!

A pesquisa como princípio pedagógico

O saudoso Carlos Chagas Filho afirma, em uma de suas máximas, que “na Universidade se ensina porque se pesquisa”. Em outras palavras, sem a curiosidade e o exercício da busca pelo conhecimento, não haveria conhecimento a ser transmitido e ensinado.

Para promover o letramento dos alunos, devemos, inicialmente, abandonar os modelos tradicionais de questões e atividades aos quais estamos acostumados. Muitas vezes, as questões formuladas não estimulam o aluno a pensar e pesquisar para construir as respostas necessárias, baseando-se, com frequência, na memorização de definições ou na simples reprodução de trechos de livros didáticos e sites.

É necessário que a pesquisa se torne um princípio pedagógico, permitindo que os alunos apliquem as bases do conhecimento teórico recebidas em sala para resolver situações que podem estar ligadas a questões do entorno. Você pode reduzir a quantidade de questões dos exercícios, priorizando sua complexidade e sua capacidade de estimular o pensamento crítico da turma.

Atividades rotineiras em sala de aula, como exercícios, jogos, projetos e debates, devem assumir uma abordagem investigativa pautada na pesquisa. Dessa maneira, os alunos são incentivados a aplicar o conhecimento adquirido em situações contextualizadas, estimulando sua capacidade de análise e resolução de problemas.

Aplicando em sala 

Certa vez, durante as aulas de método científico, busquei estimular a capacidade dos meus alunos de resolver problemas complexos. Compreender o passo a passo da construção do conhecimento científico é vital para determinar um caminho didático claro e objetivo, possibilitando a criação de situações favoráveis à construção de hipóteses de pesquisa.

No período de realização da atividade, Mogeiro havia perdido um de seus principais empreendimentos, que empregava diversas pessoas. Muitos dos estudantes, aliás, eram filhos dos funcionários, portanto, experimentavam diretamente o impacto da situação.

Nas atividades, os alunos, divididos em equipes, assumiram o papel de um conselho gestor, que, deveria desenvolver medidas para minimizar os danos à população, bem como para promover novos empregos.

O momento rendeu diversas discussões e levantamentos de ideias, mas, acima de tudo, despertou nos estudantes a necessidade de pesquisar, entender as possíveis causas que levaram ao fechamento do estabelecimento e buscar meios para reaproveitar a mão de obra e atrair novas fontes de emprego.

Desenvolver a interdisciplinaridade pode tornar o processo ainda mais enriquecedor. Por exemplo, nas aulas de Matemática, os alunos puderam compreender questões como o seguro-desemprego dos funcionários, seu tempo de duração, o impacto financeiro da situação e o planejamento de despesas necessário até que os funcionários conseguissem um novo meio de renda.

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) também pode ser uma forte aliada na promoção do letramento científico. O caráter prático do desenvolvimento de projetos permite ao professor construir diversas atividades que estimulem o pensamento crítico e criativo dos alunos.

Ciência na Veia 

A promoção do letramento científico foi o estopim inicial para a construção e fundação do Ciência na Veia (CNV), o programa de iniciação científica júnior da EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo. O programa visa promover a educação científica e tecnológica em etapas mais precoces da vida escolar, por meio de um modelo metodológico que utiliza a pesquisa como princípio pedagógico, modificando o currículo estudantil e tornando-o dinâmico e contextualizado.

O programa oferece aos alunos regulares da instituição um espaço para a continuidade do desenvolvimento de suas pesquisas após a conclusão do 9° ano, mantendo-os ligados à escola por meio do programa de mentoria. Esse programa busca desenvolver a atitude científica dos estudantes, formando jovens líderes criativos e transformadores, capazes de trabalhar em prol do desenvolvimento socioambiental com consciência, responsabilidade, ética e solidariedade.

Os mentores formam uma rede de apoio que auxilia os alunos regulares da escola no desenvolvimento de projetos científicos, integrados à estrutura da feira de ciências da instituição. Esse modelo de iniciação científica, antes restrito ao ensino superior, tem sido apontado por diversos autores como uma ferramenta fundamental para a promoção do letramento científico em fases mais iniciais da vida escolar.

Na escola, o CNV desenvolve suas atividades por meio de uma proposta curricular interdisciplinar, principalmente na área das ciências naturais, estimulando a observação e o pensamento crítico dos estudantes. O caminho formativo do programa, estruturado para mentores e alunos regulares, engloba aspectos acadêmicos e humanísticos, fundamentando o desenvolvimento integral do estudante e alinhando-se ao Plano Político-Pedagógico (PPP) da escola e ao Plano Municipal de Educação (PME).

O programa conta com o apoio da gestão escolar, da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Alpargatas. Atualmente, possui 29 ex-alunos, entre 14 e 19 anos, que ingressaram no programa de mentoria. Ao longo de três anos, as ações de orientação dos mentores já auxiliaram cerca de 1.335 alunos no desenvolvimento de projetos científicos ligados às demandas do território.

Feira de Ciências 

A estrutura da feira de ciências promovida na escola segue o passo a passo proposto pelo método cientifico e estimula a construção de soluções criativas desenvolvidas pelos alunos, para demandas encontradas no território. 

O evento ocorre durante o Circuito de Conhecimentos da EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, momento em que os alunos comunicam os resultados de suas pesquisas à comunidade e a instituições de ensino, tanto dentro quanto fora do município.

A construção das pesquisas e projetos acontece ao longo de oito meses (de março a outubro), atrelada às vivências de letramento científico propostas para o currículo. O primeiro passo, que envolve o esboço das ideias e a análise das demandas, ocorre durante as aulas de Metodologia Científica, nas quais os discentes são incentivados a investigar desafios socioambientais enfrentados em seu território.

O desenho dos projetos segue o modelo do Guia de Pensamentos, baseada no processo de construção proposto pelo Design Thinking. A ferramenta consiste em 10 passos pré-definidos:

  1. Problemática: O discente determina seu objeto de estudo por meio da observação do entorno, delimitando uma demanda do território para a qual desenvolverá uma solução.
  2. Pesquisa Bibliográfica: Após definir os objetivos da pesquisa, os alunos realizam seminários pitch, que consistem em vídeos criativos para apresentar a temática e sua relevância para a comunidade.
  3. Pergunta Norteadora: O aluno elabora a questão principal de sua pesquisa, que norteará as próximas etapas de desenvolvimento.
  4. Metas e ODS: Análise e alinhamento dos Índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do território e das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  5. Ideação: Desenvolvimento das primeiras ideias para possíveis soluções do problema de pesquisa.
  6. Metodologia: Definição do passo a passo metodológico necessário para a construção de protótipos e para o levantamento e análise de dados.
  7. Prazo e Organização do Trabalho: Estruturação das etapas da pesquisa, alinhando objetivos e prazos de entrega.
  8. Prototipação: Construção da versão de teste do produto desenvolvido.
  9. Testes: Aplicação e validação do produto no contexto da pesquisa.
  10. Produto Final: Aperfeiçoamento e finalização do protótipo ou iniciativa.

Todo o trabalho é desenvolvido em equipes de até cinco integrantes, escolhidas pelos próprios alunos no início do ano letivo. A colaboração nas atividades fortalece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo o trabalho em equipe e a capacidade de gestão de conflitos.

Histórias que inspiram

O trabalho desenvolvido com os alunos do professor Linaldo, enovolvendo letramento científico, deu origem a uma Feira de Ciências Kids, totalmente pensada para crianças atípicas.

Uma das histórias mais marcantes da minha carreira nasceu de todo esse sistema. Durante a delimitação de projetos, alguns alunos decidiram trabalhar no desenvolvimento de ferramentas educacionais que promovessem a integração de estudantes autistas na sala de aula regular. Esse é um desafio muitas vezes enfrentado pelos professores, seja pelo grau de suporte necessário ao aluno, seja pela disponibilidade de ferramentas lúdicas.

Curioso sobre os motivos por trás dessa escolha, perguntei por que eles haviam optado por esse tema. Então, três deles me deram a mesma resposta: “Meu irmão mais novo é autista. Vejo as dificuldades e quero ajudá-lo.”

Parei por um instante no tempo. Não nego: aquele foi um daqueles momentos em que todo professor se lembra do porquê escolheu a educação.

Meses depois, o trabalho desses adolescentes deu origem à primeira Feira de Ciências Kids do município, totalmente pensada para crianças atípicas. Posso dizer que, no momento em que vi a primeira criança entrar no espaço, experimentar o que aqueles alunos haviam criado e sorrir, não pude conter a emoção. Só pude agradecer pela dádiva de testemunhar o crescimento de futuras mentes brilhantes.

Letrar cientificamente alguém é forjar o futuro, meu caro colega. E nunca se esqueça: suas mãos ajudam a moldar o amanhã.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 horas ago

Cida Ramos entra na rinha do PT com o pé direito, mas a briga tá só começando

Politíca13 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca21 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca22 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca22 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional24 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br