Internacional
Em Nairóbi, vice-líder da ONU inicia preparativos para Cúpula da Alimentação
Encontro será realizado de 28 a 30 de julho, no Quênia; Amina Mohammed diz que governos e partes interessadas devem cooperar para levar alimentos a todos; mundo tem mais de 700 milhões de pessoas vivendo na pobreza

A vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, encerrou nesta terça-feira uma visita oficial à sede das Nações Unidas em Nairóbi, no Quênia.
A cidade deve abrigar o Encontro de Cúpula sobre Sistemas Alimentares + 4, de 28 a 30 de julho. A reunião está sendo coorganizada pelos governos da Etiópia e da Itália.
Mobilização de recursos para transformações
Mohammed aposta numa aliança de países e outras partes interessadas para garantir que os alimentos cheguem a todos. Para ela, a transformação dos sistemas alimentares é essencial para avançar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e garantir que cada pessoa tenha acesso a alimentos nutritivos.
A reunião deve avaliar como os países estão adotando os sistemas alimentares, reforçando prestação de contas e assegurando que os compromissos sejam cumpridos.
Um outro ponto é a mobilização de recursos para levar às transformações necessárias e no prazo adequado.

Em Nairóbi, Amina Mohammed visitou a Giga Kitchen, uma iniciativa da organização Food4Education ou Comida para Educação da ativista Wawira Nijru
Giga Kitchen: de 10 mil a 500 mil refeições em 2 anos
Durante a visita, a vice-secretária-geral da ONU se reuniu com países-membros, líderes do setor privado e representantes de 27 países que lideram o tema. Mohammed discutiu a necessidade de mudanças na área alimentar especialmente após o aumento do custo de vida, desigualdades sociais, mudança climática e tensões geopolíticas.
Em Nairóbi, ela visitou a Giga Kitchen, uma iniciativa da organização Food4Education ou Comida para Educação da ativista Wawira Nijru.
Em apenas dois anos, a entidade passou de 10 mil a 500 mil crianças alimentadas por dia. Um modelo inovador com soluções geradas pelas próprias comunidades para combater a insegurança alimentar.
O Encontro de Cúpula em Nairóbi servirá para uma plataforma de governos, especialistas e partes interessadas para seguir com os avanços alcançados desde a Cúpula sobre o tema em 2021.