Judiciário
Fórum de Campina Grande discute implementação do programa ‘Antes que Aconteça’

Uma reunião, na sede do Fórum Afonso Campos, na Comarca de Campina Grande, nesta sexta-feira (28), marcou o início das tratativas para a implementação na unidade judiciária do programa ‘Antes que Aconteça’, de enfrentamento à violência contra a mulher.
O tema foi levado para discussão pela coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Graziela Queiroga, tendo em vista o apoio dado ao programa pelo gestor do Poder Judiciário estadual, desembargador Fred Coutinho, na promoção de ações em favor da proteção e garantia dos direitos das mulheres.
A magistrada Graziela Queiroga destacou a receptividade da direção e juízas do Fórum, salientando que, além da conversa com a administração da Comarca, foi também com o objetivo de conversar com as magistradas que atuam no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campina Grande. “É nosso papel manter essa integração entre os juízes e juízas, ouvindo e buscando facilitar o dia-a-dia deles, no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”, realçou.
Sobre o programa Antes que Aconteça, ressaltou como sendo uma ferramenta na busca da prevenção da violência contra as mulheres, além de ter caráter informativo e propositivo para o que se destina, de forma a não só prevenir, mas acolher e orientar as vítimas de que não estão sozinhas, quando do rompimento do ciclo da violência.
“A mulher conta com diversos órgãos que compõem a rede de enfrentamento, a partir do Poder Judiciário, Ministério Público, polícias e o Poder Executivo. Que ela tenha a oportunidade de profissionalizar-se, de mudar de vida, de ter sua dignidade humana, de poder viver uma outra realidade”, salientou a magistrada.
Para o diretor do Fórum, juiz Ely Jorge Trindade, a reunião foi muito proveitosa. Ele observou que, durante o encontro, foram apresentadas as definições e os principais pontos do projeto.
“A diretoria do Fórum de Campina Grande, assim como as juízas e juízes das varas de combate à violência doméstica, estão motivados para que possamos apoiar da melhor maneira possível a implementação desse relevante projeto”, frisou o magistrado.
Participaram da reunião as magistradas Rosimeire Ventura (Acervo A) e Flávia Baptista (acervo B), ambas com atuação no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campina Grande, a juíza Ana Christina Penazzi, o gerente do Fórum, Agnelo Oliveira e Michelle Nogueira, representante da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).
O programa ‘Antes que Aconteça’, de iniciativa da senadora paraibana Daniella Ribeiro, apoiado pelo Poder Judiciário estadual, é composto por uma série de iniciativas que passa pela criação das chamadas “salas lilás” para atendimento exclusivo às mulheres em situação de vulnerabilidade, além de cursos voltados para o empreendedorismo feminino, capacitações importantes para possibilitar a independência financeira das mulheres.