Connect with us

Saúde

Temas 6 e 1234: uma possível luz no fim do túnel aos pacientes raros

Decisões do STF sobre acesso a tratamentos trazem otimismo no Dia Mundial das Doenças Raras

Recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) criaram precedentes para que as análises de pedidos judiciais de pacientes que buscam acesso a medicamentos para doenças raras tenham suas especificidades consideradas, o que pode ser tido como um posicionamento alentador para aqueles que enfrentam uma dura jornada em busca de diagnóstico e tratamento neste 28 de fevereiro, o Dia Mundial das Doenças Raras.

Neste contexto, os Temas 6 e 1234, que tratam do fornecimento de medicamentos de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já não são novidades para os pacientes de doenças raras, que receberam com significativa angústia os novos critérios firmados pelo STF para o acesso judicial a medicamentos registrados na Anvisa, mas não incorporados no SUS.

O Tema 6 estabeleceu critérios rígidos para o deferimento de liminares pelo Poder Judiciário, sem fazer qualquer distinção entre os diversos tipos de medicamentos, doenças e prevalência. Essa “uniformidade” na aplicação das regras, embora busque garantir imparcialidade e segurança jurídica, acaba por representar um desafio adicional para os pacientes de doenças raras, que já enfrentam um cenário de alta complexidade no diagnóstico e no acesso a tratamentos adequados.

Dentre os critérios propostos na tese do Tema 6, a apresentação de evidências científicas de alto nível (leia-se, ensaios clínicos randomizados e revisão sistemática ou meta-análise) revela-se um obstáculo complexo. Isso porque a natureza dessas doenças e o reduzido número de pacientes trazem limitações intrínsecas à produção de evidências no nível proposto, algo que a própria Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), por vezes reconhece, mas que o STF não pareceu se dar conta.

Apesar desses desafios, há uma perspectiva positiva a ser considerada: a mitigação trazida por outros dois julgados do STF, a Reclamação 75.188 e o caso Elevidys, que oferecem um contraponto relevante e reforçam a importância de uma abordagem jurídica sensível às particularidades desses contextos.

A Reclamação 75.188

Em 30 de janeiro deste ano, o ministro Gilmar Mendes manteve a decisão[1] da 21ª Vara Federal Cível do Distrito Federal que garantiu o fornecimento do medicamento Zolgensma para uma criança de um ano e 10 meses com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 2.

O Zolgensma foi aprovado pela Anvisa para tratamento de AME a pacientes menores de dois anos. Contudo, a incorporação do medicamento ocorreu apenas aos pacientes com, no máximo, seis meses de idade, tendo a Conitec entendido que haveria evidência científica apenas para essa população.

Após o recebimento da RCL, o ministro solicitou parecer de dois especialistas para que avaliassem os argumentos da Conitec. Os especialistas concluíram que, após a análise da incorporação, foram divulgados novos estudos de alto nível que demonstram a eficácia do medicamento para crianças de até 24 meses de idade.

Valendo-se desse fato, o ministro julgou a decisão da Conitec como ilegal, assim como determinou que a avaliação da incorporação do Zolgensma deve ser revisitada pela Comissão “(…) sob pena de engessamento e obsolência administrativos e descasamento do tratamento na rede pública e privada de saúdes, trazendo desrespeito ao direito fundamental à saúde. (…).”

De maneira mais abrangente, ao referir-se a doenças raras, o ministro Gilmar Mendes foi muito assertivo ao estressar as singularidades do cenário de doenças raras, reconhecendo que “(…) É necessária uma análise minuciosa e cautelosa dessas demandas [envolvendo doenças raras]não sendo possível conferir-lhes o mesmo tratamento dispensado às ações que pleiteiam outros tipos de medicamentos”.

A decisão do ministro Gilmar Mendes – que foi o responsável pelo voto que norteou a fixação dos Temas 6 e 1234 – ressalta uma importante previsão, ao dizer que não é possível incursão no mérito administrativo da decisão da Conitec, a menos que exista a necessidade de avaliar a veracidade e a legitimidade dos motivos apontados como fundamentos para a sua adoção.

No caso prático julgado, as novas evidências científicas surgidas após a avaliação da Conitec, e por esta até então ignoradas, demonstraram a falta de veracidade e a legitimidade da não incorporação do Zolgensma[2].

Desse modo, a RCL serve como importante exemplo aos magistrados de 1ª e 2ª instância, bem como para todos os tribunais do país, de que a decisão negativa da Conitec não deve, por si só, ser utilizada como fundamento para o indeferimento do acesso aos medicamentos por meio da via judicial.

Aliás, o juiz auxiliar do STF Diego Viegas Veras, em sua apresentação no I Congresso Nova Arquitetura da Judicialização da Saúde, realizado em 20 e 21 de fevereiro[3] enfatizou que a leitura da RCL auxilia na aplicação das exceções previstas nos Temas 6 e 1234, ou seja, na concessão judicial de acesso a medicamentos.

Assim, de forma esperançosa aos pacientes, enquadra-se que não são soberanas e incontestáveis as decisões da Conitec.

Para reflexão, pondera-se: como a Conitec abordará decisões judiciais como essa e o que ocorrerá com as não-incorporações entendidas como ilegais? Serão revisitadas pela Conitec proativamente? O tempo há de dizer.

O caso Elevidys

O Elevidys é uma terapia gênica indicada para Distrofia Muscular de Duchenne que, no momento do início da discussão pelo STF, possuía um pedido de registro ainda pendente de análise pela Anvisa.

Dado o seu alto custo e a existência de mais de uma centena de ações judiciais, a Advocacia-Geral da União (AGU), temendo que o fornecimento do produto pudesse comprometer a estabilidade financeira do SUS, solicitou ao STF a suspensão de todas as ações e liminares referentes a ele (Reclamação 68.709).

Em agosto de 2024, o pedido da AGU foi acatado, sendo as liminares mantidas apenas para pacientes que estivessem próximos do limite de idade da janela de tratamento. Paralelamente, o STF determinou que todos os entes envolvidos no fornecimento do Elevidys – incluindo o laboratório, Anvisa, Ministério da Saúde, Conitec e Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) – realizassem reuniões de conciliação para discutir o fornecimento do medicamento de forma sustentável.

Em dezembro de 2024, após reuniões e outras decisões, o ministro Gilmar Mendes homologou parcialmente uma proposta de acordo firmado pela União e o laboratório para o cumprimento de decisões liminares, chegando a afirmar que “trata-se de modelo de cooperação institucional digno de amplo reconhecimento, que deve servir de inspiração para futuras iniciativas”.

A decisão foi referendada pelo plenário do STF no último 24 de fevereiro e, além de determinar o cumprimento de liminares já deferidas aos pacientes que se encontravam na indicação conforme o registro na Anvisa (de 2 de dezembro de 2024), trouxe a previsão de uma série de obrigações a todas as partes envolvidas.

Por fim, o caso Elevidys chamou a atenção pelo fato de ser a primeira decisão em que o STF aventou a possibilidade da celebração de um acordo de compartilhamento de riscos, tão almejado como forma de viabilizar o acesso a medicamentos, assim como preservou a confidencialidade ao público em geral do acordo comercial celebrado em relação ao preço praticado pelo laboratório, que é outro fator que pode viabilizar descontos ainda mais agressivos.

Conclusão

É fato notório que parte da esperança de manter uma vida com qualidade está diretamente ligada aos avanços da medicina e da indústria farmacêutica, que inovam processos e produtos constantemente. No entanto, essas novas tecnologias farmacêuticas tendem a ser tão ou mais custosas do que tratamentos como o Elevidys ou o Zolgensma.

Por outro lado, tais terapias são especificamente desenvolvidas para casos específicos de pacientes com doenças raras e, muitas vezes, representam a única opção para o tratamento dessas enfermidades.

As decisões relacionadas os casos mencionados trazem uma “luz no fim do túnel” para os pacientes raros ao destacar que não se pode aplicar os mesmos critérios utilizados para doenças “comuns” a situações de doenças raras. Além disso, abrem importantes precedentes para empresas interessadas em disponibilizar terapias de alto custo no Brasil, promovendo, assim, o acesso a tratamentos inovadores a quem precisa.


[1] Acesso em https://noticias-stf-wp-prd.s3.sa-east-1.amazonaws.com/wp-content/uploads/wpallimport/uploads/2025/01/31154033/23-decisao_monocratica_decisao_final.pdf.

[2] Conforme o item 4.2 do Tema 1234.

[3] Acesso em (02:20:09)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca7 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca7 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca7 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional9 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário1 dia ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

ECONOMIA1 dia ago

Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br