CIDADE
Procon de Cabedelo realiza ação de fiscalização educativa com participação de alunos da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), está promovendo uma semana especial repleta de atividades alusivas ao Dia Nacional do Consumidor, comemorado em 15 de março.
As ações acontecem até a próxima sexta-feira (14) e visam conscientizar a população sobre seus direitos e deveres, além de promover a fiscalização do comércio local. A programação do evento inclui atividades como a divulgação do ranking de reclamações, educação sobre direitos básicos do consumidor nas escolas, diálogo com a terceira idade sobre o tema “golpes bancários” e fiscalização do comércio local.
Na manhã desta quarta-feira (12), alguns alunos selecionados nos anos finais (8°e 9° ano) da escola municipal Paulino Siqueira participaram de uma palestra sobre direito do consumidor e, logo em seguida, foram conferir de perto uma fiscalização educativa em um estabelecimento comercial da cidade.
“Nestas ações que estão acontecendo, a gente tenta conscientizar a população sobre os direitos dos consumidores e visa justamente implementar atividades que despertam o sentido de participação na constituição do ser humano, contribuindo ainda mais para uma sociedade justa e solidária. Nesta atividade de ‘Procon Mirim’, a gente também tem aula prática sobre a educação financeira – evitando que, lá na frente, tenhamos adultos endividados e pouco informados acerca dos seus direitos! Durante esta semana especial, teremos outras ações de fiscalização, cobrança de serviços ao consumidor, orientações aos idosos acerca de fraudes que ocorrem. E ainda vamos divulgar o ranking das empresas com mais reclamações no nosso município”, ressaltou Diego Carvalho, secretário do Procon Cabedelo.
O coordenador de Fiscalização do Procon, Williams Figueiredo, comandou as equipes mirins numa ação de cunho educativo , demonstrando na prática como se realiza uma fiscalização num estabelecimento comercial. Os alunos foram subdivididos em equipes e cada uma delas foi orientada por um fiscal do Procon Cabedelo. Cada fiscal mirim recebeu uma função e a equipe estava apta a identificar irregularidades, a exemplo de ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento, produtos avariados ou com validades vencidas, informação de precificação correta, respeito aos caixas prioritários, etc
“O grande objetivo dessa dinâmica utilizada pelo Procon de Cabedelo hoje é a conscientização. Os alunos precisam conhecer mais dos seus direitos quando adentrarem nos estabelecimentos, para, assim, poderem se tornar cidadãos com mais entendimento frente às relações de consumo e com mais incisão na educação financeira”, afirmou Williams.
Os alunos tiraram bastante proveito da atividade e avaliaram positivamente o dia de fiscalização com o Procon Cabedelo. “É sempre bom porque nós somos alunos que estamos saindo do ensino fundamental e indo pro médio, alguns chegando na maioridade, e temos que prestar atenção no direito do consumidor! É ver o que está errado e cobrar! Sair da rotina, ter essa aula de campo, aul prática também é muito bom! O que estamos fazendo aqui, vamos levar pra nossa vida, né?”, afirmou o aluno do 9°ano, Washington Oliveira.
Programação – Na quinta-feira (13), o órgão, através de seu perfil no Instagram, divulga uma lista com as empresas que mais possuem reclamação. No mesmo dia, promove uma roda de diálogo com idosos sobre o tema “golpes bancários” em parceria com a Secretaria de Assistência Social, na Casa dos Conselhos.
Durante toda a semana, a equipe do Procon vai às ruas fiscalizar o comércio local, além de resolver as demandas do cotidiano da pasta.