Connect with us

Internacional

Ártico em perigo, entre geopolítica e mudanças climáticas

Raramente presente nos noticiários, Círculo Polar Ártico voltou aos holofotes desde que Trump manifestou pretensões expansionistas. A quem pertence essa região glacial em mutação, e por que ela é tão importante?

Nos últimos anos, o Círculo Polar Ártico voltou a ser o centro das atenções geopolíticas internacionais. Sob o comando de Donald Trump, os Estados Unidos querem assumir o controle da maior massa de terra da região: a Groenlândia, atualmente sob tutela da Dinamarca.

Além disso, a mudança climática está causando alterações maciças no frágil ambiente da região ártica, impulsionando mudanças políticas na região. E uma antes civilizada relação de cooperação entre as nações do Ártico tem sido fundamentalmente alterada por um conflito mais ao sul.

Agora, em meio a uma corrida para controlar valiosas reservas de recursos, será que os relativamente pacíficos dias polares logo serão coisa do passado?

Esfriamento das relações diplomáticas

Oito nações contam com território terrestre e marítimo dentro do Círculo Polar Ártico. Entre elas, cinco se destacam pelo tamanho de suas costas na região: Canadá, Dinamarca (representada pela Groenlândia e as Ilhas Faroe), Noruega, Rússia e EUA. A Finlândia, Suécia e Islândia também têm território, mas nenhuma linha costeira significativa.

Nenhuma dessas nações “possui” o Oceano Ártico. Na realidade, elas exercem direitos territoriais e econômicos de acordo com a lei internacional. Por meio das Zonas Econômicas Exclusivas (ZEEs), as nações costeiras podem explorar recursos naturais vivos e não vivos no Oceano Ártico, o que inclui direitos de pesca, exploração de petróleo e gás, e a possibilidade de estabelecer infraestrutura de energia renovável em alto-mar.

Eles também formam o Conselho do Ártico, um fórum intergovernamental criado em 1996 para promover a cooperação entre Estados, povos indígenas e outros habitantes da região. O conselho não tem poderes regulatórios, e conflitos recentes, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, prejudicaram as relações de cooperação entre os Estados-membros.

Will Greaves, cientista político da Universidade de Victoria, no Canadá, diz que as relações tensas entre os membros do conselho têm refletido um “aumento na competição entre grandes potências”: “Esse abandono do que foi um projeto muito bem-sucedido de cooperação pan-ártica estabelecido após o fim da Guerra Fria é um retorno aos péssimos velhos tempos.”

Vários fatores causaram o rompimento das relações no Ártico. Greaves aponta a invasão da Ucrânia pela Rússia como o principal fator de tensão com seus vizinhos europeus, bem como o aumento de voos militares próximos ao espaço aéreo norte-americano: “Vimos o fim efetivo da cooperação militar e de defesa entre a Rússia e os outros [Estados] do Ártico.”

A insistência de Trump em anexar a Groenlândia, converter o Canadá no 51º estado dos EUA e sua recusa anterior, em 2019, de assinar um comunicado de uma reunião do conselho mencionando a mudança climática, também perturbaram o equilíbrio entre as nações árticas.

No verão de 2024, Marinha russa realizou exercícios navais na região do Ártico

Greaves argumenta que agora existem três polos geopolíticos na região: um “Ártico Eurasiático” dominado pela Rússia; um “Ártico Europeu” nórdico e escandinavo; e o “Ártico Norte-Americano”, que tem o Canadá, EUA e a vizinha Groenlândia “cada vez mais tensos entre si”.

“A realidade é que o comportamento da política externa do governo Trump, combinado com seu negacionismo climático, torna praticamente impossível que haja algum tipo de consenso.”

Vale a pena explorar o Ártico?

Em 2008, o Serviço Geológico dos EUA estimou que cerca de 22% das reservas mundiais de petróleo e gás não descobertas estão localizadas ao norte do Círculo Polar Ártico, principalmente em alto-mar.

Mas, embora a Noruega e a Rússia tenham conseguido desenvolver a exploração de petróleo e gás em alto-mar, é difícil – e, portanto, menos lucrativo – perfurar o leito oceânico de toda a região. “Não se trata de um boom generalizado em todo o Ártico. É mais direcionado”, explica Malte Humpert, fundador do think tank The Arctic Institute.

“Sabemos que existem alguns recursos, mas também que a extração no Ártico é comparativamente cara”, aponta, por sua vez, Elana Wilson Rowe, especialista em governança do Ártico na Universidade Norueguesa de Ciências Ambientais e Biológicas.

Casa danificada pelo derretimento do pergelissolo na Sibéria, Rússia

As ameaças dos EUA de adquirir a Groenlândia, assim como o Canal do Panamá, podem ter a ver com uma tentativa de afastar adversários geopolíticos. A China tem instalações de pesquisa e já tentou adquirir direitos de mineração no Ártico.

Mas, se a mudança climática tornar o verão ártico livre de gelo, novas rotas de navegação poderão se abrir diretamente através do Polo Norte. A Rússia e a China seriam as maiores beneficiada, com um caminho mais direto para o envio de cargas.

“Seria uma navegação sem desaceleração, sem quebra-gelo, nada”, aponta Humpert. “A mudança climática está alterando o mapa e cria novos vencedores e perdedores. Haverá oportunidades econômicas, mas também  desafios para os povos indígenas, para as populações locais que já vivem lá.”

Clima em mutação – ambiental e politicamente

A mudança climática está transformando rapidamente o Ártico. A extensão do gelo marinho no inverno está nos níveis mais baixos já registrados, e alguns antecipam um verão sem gelo até 2050, dado o aumento contínuo das emissões de dióxido de carbono provenientes da atividade humana.

“Certamente há uma conscientização em todas as capitais dos Estados do Ártico sobre como a mudança climática está transformando a região”, reconhece Wilson Rowe. “O recuo do gelo marinho é especialmente importante e apresenta algumas oportunidades e ameaças para os Estados costeiros.”

O gelo marinho máximo anual de inverno em 2025 foi cerca de 1,4 milhão de quilômetros quadrados (540 milhões de metros quadrados) a menos do que o valor médio de 30 anos. Assim, uma extensão de gelo do tamanho da Mongólia deixou de ser formada no último inverno.

Embora a ausência de gelo marinho possa abrir novas rotas comerciais, há também grandes riscos. Um estudo recente publicado na revista Communications Earth & Environment revelou que um degelo do permafrost – ou pergelissolo, uma camada do subsolo da crosta terrestre que está permanentemente congelada – na Rússia, América do Norte e Europa, pode propiciar falhas na infraestrutura, interrupção do transporte terrestre e reduzir da qualidade da água e da segurança alimentar, além de aumentar a exposição a doenças.

“Todos esses problemas estão ocorrendo num cenário de mudança climática no Ártico, que está décadas e décadas nesse ritmo acelerado de aquecimento, três a quatro vezes acima da média global”, alerta Greaves.

“Isso está causando uma magnitude de impactos ecológicos, sociais e econômicos que não são bem compreendidos fora do Ártico. A geopolítica é muito relevante, mas também está desviando a atenção do longo prazo e, em muitos aspectos, das implicações muito mais graves das mudanças climáticas.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca7 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca8 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca8 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional10 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário1 dia ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

ECONOMIA1 dia ago

Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br