Esporte
Em dia de Interlagos, Melbourne tem caos, emoção e Norris X Verstappen

Vitória da McLaren de Lando Norris, com Max Verstappen trazendo a Red Bull em segundo. Colocando desta forma, a abertura da temporada 2025 da F1 parece ter seguido o roteiro esperado no circuito de Albert Park. Mas Melbourne viveu seu dia de Interlagos – ou mesmo Spa-Francorchamps. Mudanças de clima em questão de minutos provocaram uma corridas caótica e, porque não, uma das mais emocionantes dos últimos anos, mostrando que a F1 atingiu um nível de equilíbrio que situações adversas como a deste domingo na Austrália trazem muita emoção.
Após a corrida, Norris finalmente admitiu o que tenta despistar desde o meio do ano passado. “Sim, somos os favoritos, mas ainda é cedo para afirmar qualquer coisa sobre o título. No ano passado, a gente estava meio segundo atrás da Red Bull e terminamos o campeonato com o carro mais rápido. Agora, acreditamos que a diferença é ainda menor e qualquer time pode evoluir como fizemos em Miami no ano passado”, explicou.
De fato, o time britânico tinha tudo para fazer uma dobradinha – e até mesmo com uma possível vitória do heroi local, Oscar Piastri. Em determinada parte da corrida, eles foram orientados a segurar as posições. “Mas isso foi apenas pelo momento específico da prova, depois liberamos as corridas nas condições que os dois pilotos sabem bem como queremos aqui na McLaren”, contou Andrea Stella em entrevista a um grupo de jornalistas em Melbourne.
O chefe de equipe da McLaren também revelou que Norris teve danos em seu assoalho e por isso nas voltas finais Verstappen chegou com mais apetite. Mas o holandês acabou ficando com o segundo lugar e parecia bastante resignado com o resultado.
Na verdade, Max parecia até mais feliz do que o comum na sala de imprensa quando não é o vencedor – tanto que até brincou com a situação de ficar no media center ao lado de George Russell enquanto Norris não chegava das entrevistas ao vivo com a TV. “Está tudo bem entre vocês dois?”, perguntou um repórter. “Sim, claro”, respondeu com um sorriso irônico– mas sem esconder a pequena ‘tensão’ que ainda cerca os dois desde a reclamação do piloto da Mercedes sobre o comportamento do holandês na pista.
Nas três primeiras colocações, o GP da Austrália consagrou três equipes diferentes: McLaren, Red Bull e Mercedes. Mas a ausência maior obviamente foi a Ferrari. Na quinta-feira, após a ronda de entrevistas do tradicional media day que antecede o primeiro dia de treinos livres, os pilotos eram unânimes em apontar a escuderia italiana como uma potencial surpresa para 2025, especialmente com a pista seca. Está certo que as condições de Melbourne na corrida foram bem adversas (tinha hora que chovia em uma parte da pista e no setor seguinte estava totalmente seco), mas a Ferrari decepcionou mesmo assim.
Havia uma grande expectativa para a estreia de Lewis Hamilton no time – o maior vitorioso de todos os tempos na F1 na equipe que competiu nos 75 anos da categoria. E também por Leclerc, iniciando uma temporada com potencialmente chance de conquistar o título. Mas os resultados na classificação foram bem abaixo do esperado e, na chuva, tanto Leclerc quanto Hamilton estiveram longe de brigar pela vitória – e até mesmo por um lugar no pódio.
O dia para Itália só não foi perdido por conta do grande desempenho de Kimi Antonelli em sua estreia com a Mercedes. No grid de largada, encontramos ele a caminho do grid e, ao ver a reportagem brasileira, ainda fez uma menção simpática a Ayrton Senna, de quem é grande fã. E foi justamente na chuva onde ele fez uma prova em que o seu ídolo certamente ficaria contente. E Kimi se tornou o mais novo piloto a pontuar em seu primeiro GP, com apenas 18 anos – outro grande fã de Senna e que já correu contra Antonelli nas categorias de base, o brasileiro Rafael Câmara, também brilhou em Melbourne ao vencer a preliminar em seu final de semana de estreia na F3.
Com exceção de Antonelli, o primeiro GP do ano foi cruel com os estreantes. Isack Hadjar sequer pode dizer que estreou na F1, já que, pelas estatísticas, sua prova hoje é considerada “Did Not Start” (não largou) por ter rodado ainda na volta de apresentação com sua Racing Bulls. Jack Doohan e Liam Lawson também tiveram acidentes e não completaram a corrida – Bearman teve uma corrida apagada após acidente nos treinos e classificação com a Haas.
Além do destaque positivo da Sauber, com a equipe suíça elogiando a estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1, o GP da Austrália ainda consagrou Alex Albon com um ótimo quinto lugar com a Williams e Lance Stroll em sexto com a Aston Martin – enquanto os veteranos companheiros de equipe Carlos Sainz e Fernando Alonso também sofreram acidentes – ajudando a ‘aliviar’ a situação dos rookies que bateram.
As condições do clima e o tipo de circuito de rua podem ter mascarado algumas situações do campeonato, mas a F1 agora emenda três autódromos permanentes: China, Japão e Bahrein. Ótima chance para a redenção dos novatos e, principalmente, para saber se o campeonato será um duelo Norris X Verstappen ou se Piastri e Ferrari ainda terão condições de chegar nesta briga.