Esporte
Vencedores e perdedores do GP da Argentina de MotoGP
Marc Márquez fez outra dobradinha de sprint e grande prêmio na Argentina, completando assim um segundo fim de semana perfeito no início da temporada de 2025. Para alguns, como seu companheiro de equipe Francesco Bagnaia, foi uma viagem menos encorajadora para a América do Sul. Mas vamos começar com Marc Márquez e seu mais recente marco na MotoGP

Se sua vitória no GP da Tailândia no fim de semana de abertura da temporada foi notável apenas por seu domínio absoluto, a derrota de Marc sobre seu irmão Alex na Argentina foi uma prova real de sua capacidade de se adaptar sob pressão. Apesar de ter sido levado ao limite e perdido a liderança durante boa parte da corrida, Marc mudou seu estilo de pilotagem para garantir que ainda tivesse um pouco de pneu no final. Isso permitiu que ele fizesse o que parecia ser uma manobra fácil para recuperar a liderança e se afastar.
O que será igualmente preocupante para seus oponentes é o fato de que Marc venceu de forma convincente em condições totalmente diferentes da Tailândia. Não apenas as temperaturas eram substancialmente menos tropicais em Termas de Rio Hondo, mas o circuito é bem diferente em natureza. Na verdade, ele tem a reputação de lançar surpresas. Que não tenha feito nada do tipo este ano é um pensamento preocupante para qualquer um que não seja Marc Márquez.
Uma 90ª vitória em grande prêmio (todas as classes) para Marc Márquez também o levou ao próximo degrau na escada dos maiores de todos os tempos. Igualou a contagem da lenda da pequena capacidade e compatriota Angel Nieto, que morreu em 2017. Se Márquez adicionar mais uma vitória à sua contagem, ele se tornará o piloto espanhol de maior sucesso na história. À sua frente na lista estão os italianos Giacomo Agostini e Valentino Rossi , com 122 e 115 vitórias, respectivamente.
Perdedor: Francesco Bagnaia

Se a evidência dos dois primeiros fins de semana de MotoGP servir de referência, a garagem de fábrica da Ducati não é grande o suficiente para duas superestrelas. Não que Marc Márquez e “Pecco” Bagnaia tenham sido nada além de civilizados um com o outro, mas o abismo no desempenho está começando a se alargar.
Até domingo, o bicampeão mundial podia pelo menos se consolar com o fato de ter subido ao pódio nos dois primeiros sprints e no primeiro grande prêmio do ano. Mas no GP da Argentina, Bagnaia não conseguiu nem manter sua sequência de terceiros lugares. Ele foi ultrapassado e batido, de forma justa, por Franco Morbidelli . No final da corrida, ele nem estava na mesma tomada de câmera que os líderes.
Assim como Alex Márquez , que conquistou o segundo lugar em todos os sprints e grandes prêmios até agora, Morbidelli está em uma Ducati GP24 de um ano. Embora essa diferença não tenha muito peso nesta fase da temporada, Bagnaia ainda deve ser o primeiro da fila para brigar com seu colega de fábrica Marc Márquez. Mas ele está sentindo falta de sua “sensação” na moto – e agora ele nem consegue explicar o porquê.
Vencedor: Franco Morbidelli
Franco Morbidelli, VR46 Racing Team
O terceiro lugar foi um grande negócio para Morbidelli, um homem que passou por alguns anos difíceis desde que terminou em segundo no campeonato mundial a bordo de uma Petronas SRT Yamaha em 2020. Este foi seu primeiro pódio desde o Grande Prêmio da Espanha em 2021, ano em que ele lutou contra uma lesão no joelho e começou a se perder.
“Eu tive tempo para esquecer o quão legal era”, ele refletiu depois. “Eu tive tempo para pensar… que eu não valia a pena. Eu tive tempo para pensar que eu não era o suficiente.”
Dadas suas dificuldades com a equipe de fábrica Yamaha e depois com a Pramac Ducati durante seus anos difíceis, o ressurgimento de Morbidelli pode ser em parte devido a uma mudança de ambiente – ele mudou para a equipe VR46 antes desta temporada. Os resultados vieram imediatamente: ‘Frankie’ foi o quarto na abertura na Tailândia antes de ir um pouco melhor na Argentina ontem.
O pódio foi ainda mais doce pelo fato de que a aposta de Morbidelli em usar um pneu traseiro macio valeu a pena, pois ele fez algumas ultrapassagens importantes no início e depois manteve sua posição. O fato de ele ter ficado doente durante boa parte do fim de semana também aumentará a sensação de realização.
Perdedor: Pedro Acosta
Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing
Depois de uma temporada de estreia tão estelar a bordo de uma KTM independente, é fácil entender por que Pedro Acosta já está tão desanimado, tendo se formado para o time de fábrica. As esperanças de que Acosta pudesse melhorar substancialmente em sua apresentação na Tailândia, onde caiu no GP, não se materializaram na Argentina, onde ficou em nono e oitavo lugares no sprint e no grande prêmio, respectivamente. Ele estava acostumado a algo melhor do que isso em 2024.
Como sempre, havia algum ritmo de uma volta na moto e Acosta conseguiu arrastá-la para a segunda fila na qualificação. Mas Acosta pagou o preço pela traseira giratória da KTM em condições de corrida e caiu rapidamente no sábado, quando o companheiro de equipe Brad Binder reclamou do mesmo problema.
O domingo foi um pouco melhor na parte da moto, mas Acosta teve que lidar com um vago problema no braço durante a corrida. Ele não tinha enfrentado nada parecido desde sua estreia na temporada passada. Ele estava cauteloso em chamar isso de bombeamento no braço, no entanto, e descreveu como “nada importante”.
Além disso, Acosta já está tendo que lidar com perguntas curiosas sobre se ele está tentando rescindir seu contrato com a KTM de 2026.
Vencedor: Johann Zarco
Johann Zarco, Equipe LCR Honda
Aos 33 anos, no ano passado, Zarco parecia ter se manobrado para um beco sem saída na carreira. Tendo saído da Ducati para a esforçada LCR Honda, era difícil ver a luz no fim do túnel. Mas avançar para 2025 muda o quadro drasticamente.
Zarco foi rápido desde o primeiro treino na sexta-feira na Argentina e sensacionalmente colocou a Honda RC213V satélite na primeira fila para as corridas. Sem sua largada ruim no sprint, o homem de Cannes poderia ter ido um pouco melhor do que o quarto lugar atrás de Francesco Bagnaia. O sexto lugar no grande prêmio também foi um resultado incrível para os padrões recentes da Honda.
Zarco é agora o líder de fato do ressurgimento da Honda e está claramente gostando do papel.
Perdedor: Yamaha
Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Embora a Honda pareça ter superado a crise e esteja saindo da estagnação, o cenário não é tão claro em relação à outra grande fabricante japonesa.
O principal piloto de fábrica da Yamaha, Fabio Quartararo , disse que não havia “nada de positivo que pudéssemos tirar do fim de semana” na Argentina. Ele se classificou em um razoável sétimo lugar, mas caiu rápido após uma boa largada no sprint. No domingo, ele foi tirado da disputa pelo erro de Marco Bezzecchi na primeira curva do grande prêmio.
Jack Miller , que foi rápido na Tailândia, não apareceu na frente na Argentina, enquanto Alex Rins continuou a lutar na segunda máquina de fábrica.
O companheiro de equipe de Miller na Pramac, Miguel Oliveira, acabou pegando um avião para Portugal e recebendo tratamento médico adicional após ser eliminado pelo novato Fermin Aldeguer .
Vencedor: Alex Márquez
Alex Márquez, Gresini Racing, Marc Márquez, Ducati Team
Em 2025, Alex Márquez parece um piloto diferente do homem que mostrou apenas lampejos ocasionais de brilhantismo desde que chegou à MotoGP como bicampeão mundial em 2020.
Assim como na Tailândia, Alex era o único homem na mesma liga que seu irmão Marc. Mais uma vez, ele foi vice-campeão em ambas as corridas. Só que dessa vez, apesar de pilotar uma Ducati independente de um ano, ele realmente pressionou o hexacampeão mundial.
Alex Marquez está curtindo sua pilotagem como nunca antes neste ano. E no mais alto dos elogios, Marc o declarou seu “principal oponente” para o título mundial deste ano.
Perdedor: Aprilia
Marco Bezzecchi, Aprilia Racing
Rio de Termas Hondo é a pista que deu à Aprilia sua primeira vitória… e o mesmo vale para seu novo piloto de 2025, Marco Bezzecchi. Considerando o quão bem Ai Ogura tinha ido na entrada da Trackhouse na Tailândia, os presságios eram bons antes do fim de semana na Argentina.
Mas Bezzecchi nunca conseguiu se recompor, classificando-se em um humilde nono lugar, meio segundo atrás do homem da pole Marc Marquez. O homem de Rimini terminou o sprint em um sólido sexto lugar, mas o domingo foi um desastre, pois ele perdeu o controle na frenagem para a primeira curva, arruinando a corrida de Quartararo, assim como a sua própria.
Ogura precisava de tempo para ganhar velocidade em um circuito onde não tinha o benefício de testes extensivos. Ele correu da 15ª posição no grid para entregar um encorajador oitavo lugar no grande prêmio – apenas para ser destituído dele devido a uma pequena violação de software em sua moto.
A Aprilia também recebeu a notícia de que seu recruta campeão mundial Jorge Martin não retornará para a próxima corrida como esperado. Finalmente, seu substituto Lorenzo Savadori não pôde correr no grande prêmio após sofrer uma lesão na qualificação.