Politíca
Camila Toscano destaca importância da instalação da primeira Sala Lilás do Brasil, em João Pessoa

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) participou, nesta sexta-feira (21), da apresentação da primeira Sala Lilás do Brasil, em João Pessoa. A faz iniciativa parte do Programa Antes que Aconteça, idealizado pela senadora Daniella Ribeiro. A sala, que funciona na estrutura do Instituto de Polícia Científica (IPC), atenderá mulheres vítimas de violência doméstica que chegam ao instituto para realizar exames de corpo de delito.
“O programa Antes que Aconteça e a instalação da Sala Lilás têm uma relevância muito grande ao nível nacional. Hoje, inauguramos um espaço que acolherá as mulheres que especialmente virão ao IPC para fazer exames e que chegam aqui fragilizadas psicologicamente, além das dores físicas, trazendo também as dores da alma. Esse espaço fará a diferença para essas mulheres. É fundamental que o poder público atue dessa forma, mostrando que elas não estão sozinhas. E é exatamente isso que a senadora Daniella tem feito, defendendo e lutando pelas mulheres paraibanas e brasileiras”, afirmou Camila.
Para a deputada, ações como essa, lideradas por mulheres, demonstram a outras mulheres que elas não estão sozinhas e que precisam encontrar coragem para romper o ciclo de violência antes que o pior aconteça. “A mulher precisa de muita força e apoio para quebrar esse ciclo e, de fato, impedir o agressor, que, geralmente, está em casa e é alguém que ela ama”, destacou a deputada ao lado da prefeita de Guarabira, Léa Toscano.
A apresentação da Sala Lilás, que integra as ações do programa Antes que Aconteça, criada em 2023 por Daniella Ribeiro, quando presidia a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; do governador da Paraíba, João Azevedo; do vice-governador, Lucas Ribeiro; da atriz e ativista Luiza Brunet; além de diversas outras autoridades.