Connect with us

Internacional

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

21 de março marca o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, em lembrança a massacre durante o Apartheid. É também uma oportunidade para lembrar o protagonismo das mulheres negras na luta contra o racismo

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul, para realizar um protesto pacífico. A razão da manifestação era a Lei do Passe, que exigia que toda a população negra do país usasse um pequeno caderno no qual deveria estar escrito os locais onde elas poderiam ir.

É importante lembrar que no ano de 1960, a África do Sul vivia o Apartheid, um regime de segregação racial em vigor desde 1948. A resposta do governo veio na velocidade e violência da rajada de metralhadoras: 180 feridos e 69 pessoas mortas naquele que entrou para a história, como o Massacre de Sharpeville.

O massacre foi um ponto de inflexão na história, e a opinião pública, que até então parecia tímida nas suas críticas ao regime do Apartheid, começou a mudar sua opinião.

Nove anos depois, com a intensificação da luta negra na África e nas Américas, a ONU declarou que 21 de março seria o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Uma data que segue sendo celebrada.

Sem dúvidas que, de lá para cá, muita coisa mudou. Graças à luta histórica das populações negras, os regimes segregacionistas foram derrubados, dando lugar para a construção (continua e complexa) de sociedades mais democráticas, nas quais a população negra pudesse ter direitos básicos garantidos.

Um dos momentos mais emblemáticos foi a eleição de Nelson Mandela, o primeiro presidente democraticamente eleito por toda a população na África do Sul. Outra eleição igualmente importante foi a do presidente Barack Obama nos Estados Unidos. Entre finais do século 20 e começo do século 21, dois países que tiveram no passado regimes abertamente segregacionistas elegeram democraticamente dois presidentes negros.

E o Brasil?

Aqueles pouco afeito às discussões raciais, podem se perguntar: “E o que isso tem a ver com agente, aqui no Brasil?” e minha primeira resposta seria: absolutamente tudo.

Mas para ser um pouco mais didática, diria que é fundamental lembrar que as transformações citadas acima que não diziam respeito apenas à África do Sul e aos Estados Unidos, e nos obrigam a entender a luta negra de maneira transacional e articulada.

Outra parte da resposta seria lembra que o racismo é um monstro faminto e insaciável. E que por aqui, ele segue de boca escancarada.

Me detendo aos episódios funestos do mês de março, poderia citar, a título de exemplo, aa manhã de 16 de março de 2014, quando Cláudia Silva Ferreira, mulher negra casada, mãe de quatro filho e trabalhadora foi baleada e arrastada por um carro da polícia no Rio de Janeiro, num crime bárbaro, mas que não chocou o país na devida medida, afinal ela era apenas mais uma mulher negra trabalhadora que morria de forma violenta.

Quatro anos depois, na noite de 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco foi brutamente assassinada a mando de influentes políticos brasileiros. Crimes hediondos que se somam a tantas outras mortes violentas causadas pelo racismo brasileiro, muito parecido com aquele dos Estados Unidos de da África do Sul.

O papel das mulheres negras

Mas nesse 21 de março, em que seguimos – ainda bem – celebrando o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, considero fundamental lembrar como as mulheres negras brasileiras tiveram e seguem tendo protagonismo e liderança na luta contra o racismo. E ao contrário do que costumo fazer nessa coluna – que muitos já devem ter percebido, costuma fala sobre pessoas importantes, mas já falecidas -, quero falar de quem está aqui e agora na linha de frente do combate.

Cito aqui A campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, uma mobilização nacional que visa conscientizar a sociedade sobre o racismo estrutural e promover ações concretas para combatê-lo, coordenada por Luciene Lacerda.

Realizada anualmente no Brasil, a campanha ocorre entre o início de março e o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em 21 de março, e envolve debates, eventos culturais, palestras e atividades educativas. Essa iniciativa busca articular diferentes setores da sociedade, incluindo instituições públicas, movimentos sociais e a academia, para fortalecer o compromisso com a igualdade racial. Além de denunciar as desigualdades raciais, a campanha valoriza a memória, a cultura e a resistência da população negra, incentivando políticas públicas e ações afirmativas que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

E a boa notícia é que essa campanha é um dos exemplos da luta das mulheres negras de hoje. Vale lembrar o Geledés – Instituto da Mulher Negra, fundado por Sueli Carneiro que trabalha com a defesa dos direitos das mulheres negras e o combate ao racismo estrutural. O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) coordenado por Cida Bento que atua tua na promoção da equidade racial e de gênero no ambiente de trabalho. A Criola, coordenada por Lúcia Xavier, que atua no enfrentamento das desigualdades raciais e de gênero, promovendo ações de empoderamento para mulheres negras e populações periféricas.

Temos também a Anistia Internacional Brasil, sob a direção de Jurema Werneck, que atua contra denúncia de violações dos direitos humanos, com foco na violência policial contra a juventude negra e na luta por justiça racial. Temos o Odara Instituto da Mulher Negra em Salvador, o Bamidlê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba, além Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) que reúne diversas lideranças femininas do movimento negro para fortalecer políticas de enfrentamento ao racismo e ao sexismo. Organizações, Institutos e coletivos liderados por mulheres negras que bem sabem o quão afiados são os dentes do racismo

__________________________________

Mestre e doutora em História Social pela USP, Ynaê Lopes dos Santos é professora de História das Américas na UFF. É autora dos livros Além da Senzala. Arranjos Escravos de Moradia no Rio de Janeiro (Hucitec 2010), História da África e do Brasil Afrodescendente (Pallas, 2017), Juliano Moreira: médico negro na fundação da psiquiatria do Brasil (EDUFF, 2020) e Racismo brasileiro: Uma história da formação do país (Todavia, 2022), e também responsável pelo perfil do Instagram @nossos_passos_vem_de_longe.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca31 minutos ago

Vereador João Alves: Uma atuação marcante na Câmara de Santa Rita

Esporte10 horas ago

Time do Ecoparque João Pessoa conquista título da Copa Orizon Nordeste 2025

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Inovação tecnológica: patente é concedida a pesquisadores da UFPB

Segurança Pública10 horas ago

Militares estão inquietos e reclamam de percentual de reajuste que “sequer cobre a inflação”

Segurança Pública10 horas ago

Força Aérea Brasileira perde pilotos em ritmo alarmante: evasão em massa por falta de incentivo, baixos salários e sucateamento ameaça a defesa nacional e revela grave fragilidade estrutural da FAB no Brasil

CIDADE10 horas ago

Cabedelo dá início a ações para conquistar certificação Bandeira Azul, um dos mais respeitados selos ecológicos do mundo

ECONOMIA12 horas ago

Tarifa de energia pode ter custo elevado por 25 anos caso Congresso reverta vetos presidenciais

Judiciário22 horas ago

Juizado Especial de Santa Rita vai entregar valores decorrentes das transações penais a entidades

Judiciário22 horas ago

OAB-PB lança campanha para alertar sobre golpes a clientes e escritórios de advocacia

Esporte22 horas ago

Morre aos 75 anos lenda das artes marciais que lutou contra Chuck Norris e Jackie Chan

Esporte22 horas ago

GP do Japão 2025: confira a programação da terceira etapa da temporada da F1

Esporte23 horas ago

Onde os azarões prevalecem — até mesmo a Honda: Os vencedores e perdedores da MotoGP no COTA

Esporte23 horas ago

Handebol

Esporte23 horas ago

Vibrações do primeiro dia de aula para atletas olímpicos que retornam aos treinos no novo ciclo

Esporte23 horas ago

João Fonseca atinge melhor posição da carreira no ranking da ATP

Esporte23 horas ago

Treze confirma contratação de volante campeão da Série D pelo Retrô

Esporte23 horas ago

Palmeiras pode ter Gómez na Libertadores; Maurício e Paulinho são dúvidas

Nacional24 horas ago

Governo Lula trava comissão que fiscalizaria gastos bilionários da Itaipu

Nacional24 horas ago

Janja diz que foi a Paris sem Lula por pedido de Macron

Nacional24 horas ago

Defesa de Bolsonaro aciona Corte Interamericana por perseguição judicial

Judiciário24 horas ago

Aliados de Nunes Marques e Arthur Lira devem vencer guerra por cadeiras no STJ

ECONOMIA24 horas ago

Além de escândalo, Correios ainda têm calote de R$300 milhões a pagar

ECONOMIA1 dia ago

Alíquota do ICMS sobre compras internacionais sobe de 17% para 20%

Segurança Pública1 dia ago

PEC da segurança repara “omissão de 30 anos”, diz representante das guardas municipais

Politíca1 dia ago

Hugo Motta faz reunião estratégica que pode sacramenta destino de projetos prioritários da direita

Nacional1 dia ago

CCJ inicia análise do novo Código Eleitoral nesta quarta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão debate proposta que financia armazenagem rural nesta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa Cerrados mostra tecnologias sustentáveis a participantes de evento sobre Non-GMO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA1 dia ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde1 dia ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA1 dia ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Internacional2 semanas ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde2 semanas ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde2 semanas ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública3 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde3 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde4 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura4 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde1 mês ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura1 mês ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde1 mês ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br