CIDADE
Cabedelo dá início a ações para conquistar certificação Bandeira Azul, um dos mais respeitados selos ecológicos do mundo
Programa promove a qualidade ambiental e a sustentabilidade em praias, marinas e embarcações de turismo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está avançando na busca pela certificação internacional Bandeira Azul. Atendendo ao requerimento do Projeto de Lei nº 106/2022, de autoria do executivo, o município deu início ao processo de avaliação para integrar o programa, que promove a qualidade ambiental e a sustentabilidade em praias, marinas e embarcações de turismo.
O Bandeira Azul é uma iniciativa global da Foundation for Environmental Education (FEE), organização não governamental e sem fins lucrativos que iniciou o projeto na França, em 1985. No Brasil, desde 2005, a certificação é representada pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), e tem se consolidado como um dos mais respeitados selos ecológicos do mundo.
O programa estabelece critérios rigorosos em quatro áreas principais: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança, incentivando boas práticas e o desenvolvimento sustentável em ambientes aquáticos. Na semana passada, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Consta Serviços de Análises de Água LTDA, realizaram coletas em diversas praias de Cabedelo. A ação foi viabilizada por meio de recursos provenientes da conversão de multas.
As amostras serão analisadas para avaliar a viabilidade da candidatura do município à certificação.
“A conquista da Bandeira Azul representaria um avanço significativo para o turismo sustentável em Cabedelo, consolidando a cidade como referência em preservação ambiental e qualidade das praias. O município segue empenhado no cumprimento dos critérios exigidos, com o objetivo de garantir um ambiente mais limpo, seguro e sustentável para moradores e visitantes”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Francisco Urtiga.