Connect with us

Internacional

A vida no Donbass, linha de frente da guerra na Ucrânia

Dobropillia, no oeste da região de Donetsk, fica a apenas 20 quilômetros da frente de batalha e é bombardeada com frequência cada vez maior. O que seus moradores esperam das negociações de paz?

A pequena sala, com motivos cristãos de Rembrandt, Ticiano e outros pintores conhecidos na parede, está bem cheia, principalmente de pessoas mais velhas. Aqui, no prédio discreto de uma comunidade cristã, está ocorrendo um culto dominical, para o qual Volodimir chegou um pouco atrasado. O comandante de uma unidade de drones da 59ª Brigada de Assalto das Forças Armadas Ucranianas não conseguiu um assento e, portanto, está de pé para ouvir o sermão, que termina com palavras sobre paz.

“Acredito que retomaremos toda a Ucrânia, não aceitarei outra coisa que não seja isso “, disse Volodimir após a missa. Ele vem da cidade de Kharzysk, ocupada pela Rússia e que fica a leste de Donetsk. “Quando entrei para o Exército, me dei três meses de vida, mas agora estou aqui”, sorri o soldado.

Enquanto isso, as pessoas desempacotam pacotes de ajuda, enchem jarras com água limpa e vão para casa. Dobropillia já teve 43 mil habitantes, hoje tem cerca de 35 mil, um terço dos quais são pessoas deslocadas internamente de outras áreas da Ucrânia.

“Quando entrei para o Exército, me dei três meses de vida, mas agora estou aqui”, diz Volodimir

“Uma cidade que serve às pessoas”

“Oramos primeiro por nossa vitória e depois pela paz”, enfatiza o capelão militar e pastor Ihor, que já foi bombeiro. Ele fala sobre como a pequena cidade mineira acolhe pessoas deslocadas internamente e como sua paróquia as ajuda. “É uma cidade que serve às pessoas”, diz Ihor. Com o início da invasão em grande escala da Rússia em 2022, Dobropillia se tornou um local de refúgio e, desde a ocupação russa de Avdiivka em fevereiro de 2024, é considerada uma cidade da linha de frente.

A paróquia montou em suas instalações uma lavanderia e um vestiário com chuveiros para os militares. Na entrada, dois soldados esperam por suas roupas lavadas sentados sob um cartaz com os dizeres “Glória a Jesus Cristo e às Forças Armadas da Ucrânia”. Como atualmente só há água nos encanamentos de Dobropillia por algumas horas, que não pode ser bebida, a paróquia mandou instalar seu próprio poço com bombeamento e sistema de filtragem.

O pastor Ihor não deposita grandes esperanças nas negociações de paz. “Durante três anos, vimos que o inimigo não a quer. Mas nós oramos”, diz ele e acrescenta: “Enquanto os soldados estiverem conosco, as pessoas dizem que está tudo bem. Mas quando as próprias pessoas deixam a cidade, começamos a nos preocupar.” Ihor relata que os moradores de Dobropillia fugiram após o ataque maciço de 7 de março. A Rússia atacou a cidade com foguetes, artilharia e drones. Onze habitantes morreram e 49 ficaram feridos.

“Não tenho uma única lembrança”

No local do ataque é possível ver a destruição nos prédios. Nos canteiros do jardim, flores se misturam com cacos de vidro. Em um dos apartamentos queimados, alguém deixou duas rosas amarradas com fitas pretas nas molduras das camas das crianças.

“Oramos primeiro por nossa vitória e depois pela paz”, diz o capelão militar Ihor

Impera um vazio deprimente. Apenas algumas pessoas podem ser vistas carregando fragmentos e entulho para fora dos apartamentos que restaram. Também a aposentada Larysa, que está usa uma tala de gesso na mão, limpa seu apartamento. Ela estava em casa com seu marido durante o ataque. O impacto da explosão derrubou o casal, Larysa caiu e quebrou a mão. “Ficamos em estado de choque, e comecei a retirar os vidros porque não conseguíamos sair. Então, chegou o pessoal de resgate e perguntou: ‘Vocês enlouqueceram? Arrumem suas coisas bem rápido, vamos puxar vocês pela janela’”, diz Larysa.

Só no dia seguinte é que os médicos puderam tratá-los, pois o hospital estava superlotado de feridos naquela noite. “Muitas pessoas morreram”, diz Larysa. Ela conta que um jovem casal da cidade de Pokrovsk morava em uma das casas. Eles haviam procurado abrigo em Dobropillia e morreram queimados no ataque.

Outra mulher aparece e diz que seu apartamento foi completamente destruído. “Não tenho uma única lembrança, nenhuma foto do meu filho crescendo, nada. Minhas mãos ainda estão tremendo. Havia cinco cadáveres no corredor do nosso prédio naquela noite”, diz a mulher, que estava sozinha no apartamento. Sua filha estava estudando em Kiev e seu marido estava voltando para casa depois de seu turno na mina. “Eu liguei para ele e gritei. Ele chegou rapidamente, mas então fomos atacados por bombas de fragmentação. Quando as pessoas começaram a sair de casa, meio outro drone. As pessoas estavam cobertas de sangue e sendo levadas embora. Foi puro terror. Nunca houve nada parecido em Dobropillia”, relata a mulher.

“Que levem o que capturaram”

Desde que a linha de frente se aproximou da cidade de Pokrovsk, em setembro do ano passado, os russos têm bombardeado Dobropillia com frequência cada vez maior. Casas destruídas podem ser vistas em quase todos os bairros. Durante o dia, sempre é possível encontrar pessoas indo buscar água em um poço. Quando perguntados sobre o que pensam a respeito de um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia, a maioria deles diz que quer a paz. “Muitos dos meus amigos estão mortos”, diz Daria, uma jovem da região de Pokrovsk. “Meu irmão está em cativeiro”, diz um homem bêbado sentado em um banco com a cabeça baixa.

“Pessoalmente, acho que Donald Trump não pode fazer nada. Ele conversa com Vladimir Putin como se fossem irmãos. Ele deveria estar ao lado da Ucrânia e apoiar seus interesses e não, como parece, os da Rússia”, diz a aposentada Tetiana com um encolher de ombros. Ela acredita que só poderá haver uma paz justa se a Ucrânia não perder parte de seu território. “Nossos parceiros devem garantir que tenhamos o suficiente para lutar, nos dando armas e munição, mas também para que possamos nos defender se Putin mentir e atacar novamente”, diz ela.

A aposentada Larysa se feriu na mão ao cair atingida pelo impacto de uma bomba

“O país nunca pertenceu a ele”, diz o aposentado Oleksiy, que fugiu de Pokrovsk. “Eles deveriam nos devolver o que nos tiraram”, diz, se referindo aos russos, Olena, uma jovem mulher com um filho. Mas Karina, deslocada internamente de Myrnohrad e que costuma voltar à sua cidade natal como voluntária, discorda. Ela diz que os russos deveriam simplesmente parar de atirar e acrescenta com raiva: “Deixem que eles levem o que capturaram, mas deixem o povo em paz”.

“Não dá para simplesmente desistir do Donbass”

“É claro que eu quero que toda a região de Donetsk volte ao controle ucraniano. Esse é o meu lar, mas nem todos os desejos se realizam”, diz Oleksandra, de 17 anos, que trabalha em um café no centro de Dobropillia. Ela quer ir para o exterior com seu namorado assim que ele tiver permissão legal para deixar a Ucrânia. Desde o início da guerra, a Ucrânia proibiu que homens recrutados deixassem o país.

Já duas meninas de 13 anos dizem que querem ficar na Ucrânia, mas não em Dobropillia, que dizem ser muito perigoso. A maioria no lugar é da opinião de que o início das negociações de paz não mudou em nada a vida na cidade. “Pelo contrário, os bombardeios aumentaram”, reclama a aposentada Tetiana.

Trabalhos de limpeza após bombardeios em Dobropillia

Na noite de 22 de março, os russos atacaram Dobropillia novamente com drones. Dessa vez, não houve vítimas. Vários homens fazem a limpeza perto de um prédio residencial danificado. Um deles relata como vivenciou o ataque dos drones. “As janelas voaram fora, o telhado explodiu. A porta do meu carro foi danificada”, diz Denys, que usava o veículo para levar ajuda humanitária aos moradores de vilarejos próximos à linha de frente e também para retirar as pessoas de lá.

Seu irmão Oleksandr é aposentado. Ele trabalhou na mineração por muitos anos e acredita que os presidentes Donald Trump e Volodimir Zelenski poderiam chegar a um acordo sobre negociações de paz. “Mas ninguém vai concordar com Putin, é impossível. Ontem, meus três netos estavam sentados no porão da minha casa enquanto drones Shahed sobrevoavam o local. As crianças estão assustadas, e não temos para onde ir”, diz o homem. Ele gostaria de ver o fim de tudo isso, mas enfatiza: “Muitos morreram lutando pelo nosso Donbass. Não podemos simplesmente desistir dele”.

Os homens concluem o trabalho – as janelas agora estão cobertas com placas de madeira. Uma cratera de impacto permanece na frente do prédio, de onde um drone russo foi recuperado. Seu motor foi entregue aos militares ucranianos. “Ele voltará para os russos”, diz Oleksandr com um sorriso.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE16 horas ago

O Jogo político em Santa Rita: Poder, nepotismo e eleições no horizonte

ECONOMIA17 horas ago

Confira o que muda com o aumento no preço máximo dos medicamentos

Educação & Cultura18 horas ago

Fundeb: estados e municípios partilham R$ 3,4 bi referentes à 3ª parcela de 2025

Educação & Cultura18 horas ago

Pé-de-Meia: pagamentos para nascidos em maio e junho inicia nesta hoje (2/3)

Segurança Pública18 horas ago

 ICL afirma que nova medida do Inmetro garante combate ao “golpe do chip” ou “bomba fraudada”

Politíca18 horas ago

Projeto de Jutay proíbe reconhecimento facial ou biométrico para garantir o bem-estar de deficientes e neurodivergentes

Nacional18 horas ago

Projeto que estabelece medidas contra tarifas de outros países será votado nesta semana na Câmara, diz Motta

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Soja começa a quarta-feira (2) com queda no preço

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Preço do boi gordo continua em alta, nesta quarta-feira (2)

Nacional19 horas ago

Piso da enfermagem: estados e municípios começam abril com recebimento de R$ 763 milhões

CIDADE19 horas ago

Confep 2025 inicia nesta quarta com programação externa às mulheres e palestra de Zico

CIDADE19 horas ago

Durante entrega de novas moradias na Capital, Cícero Lucena obtém reconhecimento do ministro das Cidades por isento de ITBI

CIDADE19 horas ago

Vereador destaca importância da inclusão de pessoas com autismo na sociedade

Politíca19 horas ago

CMJP aprova ampliação de incentivo fiscal do programa Viva o Centro

Politíca19 horas ago

Presidente da CMJP solicita desapropriação do Hotel Tambaú

CIDADE19 horas ago

Cabedelo vai realizar diversas atividades e ações sobre conscientização e inclusão de pessoas autistas

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

IPM-JP dá posse aos novos servidores aprovados em concurso no auditório do Centro Administrativo Municipal

CIDADE20 horas ago

Bruno destaca crescimento econômico e social do São João de Campina e projeta edição ‘histórica’ do evento em 2025

ESTADO20 horas ago

Fapesq inscreve para o edital do Programa Pesquisa para o SUS até o próximo 10

ESTADO20 horas ago

Paraíba avança na desospitalização e beneficia pacientes com o serviço de Assistência Domiciliar

Saúde20 horas ago

Reamcav promove encontro sobre violência obstétrica na segunda-feira (7)

ENTRETENIMENTO20 horas ago

8º Festival de Música da Paraíba divulga as 30 composições específicas para as eliminatórias

Saúde20 horas ago

Agevisa identifica irregularidades e interdita fábrica de gelo no Distrito Industrial de Guarabira

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo e ministro Jader Filho entregam unidades habitacionais e autorizam construção de novas moradias em municípios da Paraíba

ESTADO20 horas ago

Governo da Paraíba recebe Menção de Reconhecimento Nacional pela execução do Programa Família Acolhedora

Educação & Cultura20 horas ago

Preservação de acervo: inscrições do processo seletivo de estudantes para atuar na FCJA termina nesta 5ª-feira

Saúde20 horas ago

Central de Transplantes registra a primeira doação de órgãos múltiplos no Hospital Edson Ramalho

ECONOMIA20 horas ago

Porto de Cabedelo movimenta mais de 172 mil toneladas em março

ESTADO20 horas ago

Paraíba realiza Seminário Estadual sobre Regulação para a Garantia do Direito à Saúde

Educação & Cultura20 horas ago

Dia Internacional do Livro Infantil: 10 obras indispensáveis que toda criança deveria ler

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA2 dias ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde2 dias ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA2 dias ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Internacional2 semanas ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde2 semanas ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde2 semanas ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública3 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde3 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde4 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura4 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde1 mês ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura1 mês ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde1 mês ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura2 meses ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br