Saúde
Reamcav promove encontro sobre violência obstétrica na segunda-feira (7)

A Rede Estadual de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Reamcav), coordenada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), realizará na próxima segunda-feira (7), às 14h, uma reunião com a pauta “Violência Obstétrica”. O encontro contará com a participação de representantes do Comitê de Enfrentamento à Morte Materna da Paraíba.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, reforçou a relevância da discussão: “A violência obstétrica é uma grave violação dos direitos humanos, que deixa marcas físicas e emocionais nas mulheres. Precisamos debater políticas públicas Específicas, fiscalização e acolhimento, garantindo que nenhuma mãe passe por situações como a de Danielle e seu bebê Davi Elô. Esta reunião é um passo fundamental para avançarmos na defesa da saúde e da dignidade das mulheres paraibanas.”
Em 2020, a Semdh publicou uma cartilha de orientação e apoio às mulheres durante a pandemia, com diretrizes para prevenção específica, incluindo a violência obstétrica. No entanto, casos recentes mostram a urgência do tema.
A reunião da Reamcav será um espaço para discutir estratégias de enfrentamento, com a presença de especialistas e movimentos sociais.