Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Os produtores rurais e o “Abril Vermelho” do MST

Eduardo Berbigier é advogado tributarista, especialista em Agronegócio, membro dos Comitês Juridico e Tributário da Sociedade Rural Brasileira e CEO do Berbigier Sociedade de Advogados.

Todo ano, no mês de abril, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) intensifica suas ações e mobilizações em defesa do modelo de reforma agrária idealizado por seus organizadores: o chamado “Abril Vermelho”. Trata-se do período onde o dito “movimento social” intensifica os ataques às propriedades rurais sob o guarda-chuva da reforma agrária e, com o cumprimento das invasões criminosas. Celebram, também, o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária a partir de um decreto assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Apesar do “crime anunciado”, quem deveria impedir essas ações,  entretanto, age na contramão do direito de propriedade e da segurança jurídica. O governo federal demonstra conivência com as práticas ilegais e disposição em atender às reivindicações desses grupos.

Recentemente, representantes do agronegócio e parlamentares manifestaram preocupação com o número elevado de invasões promovidas pelo MST durante o “Abril Vermelho” de 2025, alertando para os riscos dessas ações.

Mesmo antes do início oficial do conhecido “Abril Vermelho”, o país já registrava propriedades invadidas, produtores rurais expulsos de suas terras e um cenário preocupante de incertezas sobre a responsabilização dos envolvidos. Só entre os dias 14 e 17 de março foram registradas mais de 70 ações, protestos e invasões em várias regiões do Brasil.

É óbvio que movimentos dessa natureza impactam e causam grande preocupação aos produtores rurais, que se sentem ameaçados, ainda mais quando o Estado e suas instituições legais ignoram a gravidade da situação.

Toda a tensão gerada aos produtores rurais e ao agronegócio é causada principalmente pelo uso político da reforma agrária, que conta com o apoio e o favorecimento de decretos, portarias e recursos do governo, que, de algum modo, legitimam as ações do movimento

Importante relembrar a invasão do MST à Embrapa Semiárido na madrugada de 16/4/2023, ocorrida em terras destinadas à agricultura e à preservação da Caatinga. A ocupação resultou em prejuízos significativos para produtores e agricultores da região atendida pela instituição.

Como se não bastassem as inúmeras e nefastas ações do MST, recentemente assistimos à manifestação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que no dia 7 de março, durante cerimônia realizada em Campo do Meio, Minas Gerais, diante de integrantes do movimento, defendeu a reforma agrária e disse: “Todo mundo sabe que eu tenho um lado”.

Também tivemos, em 2023, o Decreto nº 11.637, que modificou as regras para seleção, permanência e titulação de famílias beneficiadas pela reforma agrária no Brasil. A norma dá prioridade a famílias acampadas, envolvidas em invasões, em vez daquelas que aguardam legalmente o acesso à terra. Medida que enfraquece os direitos dos produtores rurais e incentiva ocupações irregulares.

É contraditório e incoerente que, mesmo tendo recebido terras de diversos governos, o MST continue insatisfeito, promovendo desordem e gerando terror. Assombrando os produtores rurais.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) alertou, recentemente,  sobre o perigo da escalada das invasões no campo, já antes do mês de abril começar e, apontou ações coordenadas por movimentos como o MST, que já realizou cinco invasões somente nos primeiros meses de 2025.

Em 2024, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ocorreram 28 ocupações em diversos estados, incluindo Bahia, Pernambuco, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Norte e Pará.

Vale destacar que o MST não quer terras de difícil cultivo. Não quer fazer o que os grandes produtores rurais, que seus membros hoje chamam de latifundiários, fizeram há décadas. Esses pioneiros do agronegócio e da produção rural enfrentaram condições extremas em regiões remotas e inóspitas, lidando com malária e outras doenças, encarando desafios inimagináveis em Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia e Goiás, isso há 50 ou 60 anos. Moravam em barracas, sem energia elétrica, sem água potável, sem nada. Semeavam e cultivavam a terra sem sequer s aber se ela seria produtiva. Sem garantia de que o cerrado serviria para o cultivo da soja, por exemplo. Foi com muito sacrifício, martírio e sofrimento, aliado ao trabalho da Embrapa, que muitas destas regiões fizeram com que o Brasil se tornasse, hoje,  o celeiro do mundo.

Enquanto o MST utiliza táticas de guerrilha, com ações rápidas que espalham terror e instabilidade no campo, produtores rurais e a Frente Parlamentar da Agropecuária articulam um pacote legislativo para combater invasões e proteger o agronegócio das perseguições que sofrem.

Importante lembrar que o setor que produz, alimenta, sustenta a economia brasileira  e, se mantém como o principal pilar social do país, recebeu negativas sequenciais do governo  Lula para obter o básico e dar tranquilidade aos produtores rurais.

O setor produtivo passou pela suspensão do Plano Safra, a falta do crédito rural, as altas de juros, e claro, as invasões de terras que aumentam consideravelmente à violência no campo.

Sabemos que o  objetivo da iniciativa da FPA é estimular a segurança jurídica da propriedade rural, endurecer penalidades e facilitar a reintegração de posse, visando consolidar o Brasil como uma potência agrícola global.

Para concluir é importante destacar que o  agronegócio também tem um lado: fortalecer o Brasil como celeiro do mundo!

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional2 minutos ago

À medida que os EUA e a China intensificam a guerra comercial, o mundo se pergunta: “Quem vai piscar primeiro?”

Internacional8 minutos ago

Europa é o continente mais afetado pelo aquecimento global, diz OMM

Educação & Cultura13 minutos ago

Projeto determina que anuidades de cursos de educação superior incluam seguro por perda de renda

Educação & Cultura17 minutos ago

Dia Nacional do Livro Infantil: programa Espaço Cultural toca autores paraibanos

CIDADE24 minutos ago

Paixão de Cristo em Fortaleza de Santa Catarina promete emocionar o público em três dias de apresentação gratuita

Politíca26 minutos ago

Instituição que atua na reabilitação de dependentes químicos recebe novo apoio de Ruy para ampliar ações na Região Metropolitana de João Pessoa

Educação & Cultura31 minutos ago

Educação midiática e digital pode se tornar obrigatória no ensino básico

CIDADE35 minutos ago

Da Paraíba para o Brasil: Diretoria da Famup debate PEC 66 com o presidente da Comissão Especial na Câmara

Saúde38 minutos ago

Sensor inspirado em estrelas-do-mar monitora coração com precisão

Politíca2 horas ago

Ôxe! Caboclinha do Sertão arrochando o nó na oposição: Vai dar bode na carroça e Cícero na cabeça?

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Michael Sullivan canta seus grandes sucessos no Projeto Seis e Meia, dia 08 de maio

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Zé Ramalho faz apresentação no Teatro Pedra do Reino dia 15 de maio

CIDADE5 horas ago

Pedras de Fogo distribui mais de 30 toneladas de alimentos da Cesta da Semana Santa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Como “pausar” o WhatsApp para não receber mensagens e ainda manter o aplicativo

CIDADE9 horas ago

Enquanto uns fazem promessa, João Pessoa mostra serviço: Menor índice de gente na rua do nordeste – Ôxente, isso, sim, é gestão!

CIDADE18 horas ago

Declare seu amor: Um chamado do Coração pra quem pode estender a mão

ESTADO22 horas ago

João Azevêdo trabalha obras de mobilidade urbana e do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa

Politíca22 horas ago

Deputado Murilo Galdino segue recebendo novos apoios e fortalecendo base política na Paraíba

Politíca22 horas ago

Tovar volta a cobrar implantação de agência para fiscalização do comércio de animais na Paraíba

CIDADE22 horas ago

De médico a prefeito referência: Dr. Tales transforma Brejo do Cruz e se consolida como modelo de gestão pública na Paraíba 

ESTADO23 horas ago

Primeira-dama do Estado encerra ciclo de reuniões com artes que serão homenageados no 40° Salão do Artesanato Paraibano

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Sudema realiza seleção de estagiários de nível superior e inscrições até o dia 30

CIDADE23 horas ago

Projetos de Lei de Autoria do Executivo foram aprovados pela maioria

Judiciário23 horas ago

Aprovadas contas das Câmaras Santo André e Emas além de dois Institutos de Previdência

ENTRETENIMENTO23 horas ago

Casarão 34 recebe exposição vencedora do prêmio Aldir Blanc

ENTRETENIMENTO23 horas ago

Nina Mundi lança álbum “Vitral” em show que celebra o empoderamento feminino

CIDADE23 horas ago

Prefeitura lança 1ª edição do projeto “Bom de bola, bom de nota”, que vai atender centenas de crianças e adolescentes de Cabedelo

CIDADE23 horas ago

Cícero Lucena inicia a distribuição de 42 de toneladas de peixes para famílias vulneráveis em João Pessoa

ENTRETENIMENTO23 horas ago

Funesc tem sessão especial com exibição e debate de ‘Pele Fina’ no Cine Bangüê

Saúde23 horas ago

Época da concepção influencia a forma como o corpo armazena gordura

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO24 horas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO24 horas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde24 horas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 dias ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 dias ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional1 semana ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA1 semana ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA1 semana ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional2 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ SECANDO MAIS DE 50% DOS RIOS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA2 semanas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA2 semanas ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Internacional4 semanas ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde4 semanas ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde4 semanas ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br