Connect with us

CIDADE

Legislativo municipal aprova 71 projetos que fortalecem políticas públicas em Campina Grande

Na 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada com a presença de 21 vereadores, os trabalhos foram prolongados pelo presidente Luciano Breno e secretariados pelo vereador Saulo Noronha. A sessão contou com participações no pequeno e grande expediente, onde foram debatidas demandas da cidade, proposições legislativas e temas sensíveis à população, como segurança pública, bem-estar animal e infraestrutura esportiva. Ao longo da ordem do dia, foram aprovados 71 projetos, entre projetos de lei e de resolução, de autoria de diversos parlamentares.

PEQUENO E GRANDE EXPEDIENTE

Rostand Paraíba solicita ao secretário de Esporte a limpeza dos campos pelados e com relação à Vila Olímpica do Plínio Lemos, destacou que o local está sem condições de competições sediadas. Relatou um incidente recente em que um jogador se chocou com um alambrado e precisou ser socorrido pelo SAMU. O vereador também pediu ao gestor municipal a criação das arenas esportivas já aprovadas pela Câmara, enfatizando a importância desses espaços para a realização de campeonatos, como por exemplo, da Copa Campina. Dinho Papa-Léguas, em resposta à demanda do vereador, informou que já dialogou com o secretário de Esporte, que se comprometeu com a limpeza dos espaços e com a resolução do problema relacionado ao alambrado da Vila Olímpica do Plínio Lemos.

Waléria Assunção registrou a passagem do Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril, ressaltando a importância da profissão para a democracia e destacando o papel do jornalismo como instrumento de voz para o povo. A vereadora também investe projetos de lei de sua autoria que serão votados na manhã de hoje, direcionados à causa animal e à proposta que trata da transparência em obras públicas, com a inclusão de QR CODES nas placas informativas, permitindo à população o acompanhamento dos investimentos e do andamento das construções.

Alexandre Pereira relatou visita ao bairro Portal Sudoeste, na semana passada, onde acompanhou, ao lado do secretário Dorgival Villar, os trabalhos da SESUMA, como limpeza de terrenos, operação tapa-buracos e outras ações. Em seguida, criticou a ausência de segurança pública por parte do Governo do Estado, citando casos recentes de violência, como uma tentativa de assalto no Açude Velho, em que um cidadão foi alvejado com dois disparos, e o episódio ocorrido na UEPB, que resultou na morte de uma das vítimas. Alexandre alertou para a crescente sensação de insegurança da população, destacando que muitos cidadãos consideraram registrar mais boletins de ocorrência por furtos de celulares. Segundo ele, o governo tenta transmitir uma imagem de segurança que não condiz com a realidade vívida nas ruas.

Jô Oliveira registrou a presença de alunos do curso de Geografia da UFCG e de estudantes da escola do bairro Mutirão, destacando a importância da participação da juventude nos espaços legislativos. Em seguida, prestou solidariedade às vítimas do ocorrido na UEPB, com menção especial à família de Keninho, que veio a óbito. A vereadora também recebeu seus agradecimentos ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, por ter sido uma das homenageadas no encerramento do mês de março, em reconhecimento ao trabalho de mulheres em diversas áreas, como política, saúde e educação. Uma homenagem foi realizada em parceria com o projeto Aurora em Movimento e a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Por fim, atraiu a população para a audiência pública que ocorrerá às 19h, em alusão ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Enfrentamento à Violência Obstétrica, realizado em 28 de maio. A vereadora ressaltou que diversas representações foram convidadas para compor o debate e discutir alternativas para o enfrentamento desse problema que afeta mulheres em todo o país.

Olimpio Oliveira fez esclarecimentos sobre o projeto pautado na última quinta-feira, explicando que a proposta trata do cumprimento da norma já estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina, que garante à gestante o direito à informação sobre a escolha do tipo de parto no momento em que dá entrada em maternidade pública ou privada. Segundo ele, o projeto de lei busca fortalecer esse direito no âmbito municipal, suprindo lacunas da resolução federal ao prever, por exemplo, a divulgação da norma e aplicação de previsões em caso de descumprimento. Por fim, informou que protocolou um requisito solicitando que a Casa Legislativa siga o regimento interno, a fim de que o projeto possa ser devidamente apreciado.

VOTAÇÃO DE PROJETOS E REQUERIMENTOS

Foram aprovados 71 Projetos de Lei e Projetos de Resolução, que abrangem as áreas de educação, inclusão, saúde, direitos e cidadania, mobilidade urbana, inovação e cultura, além de projetos que também prevêem mais transparência e segurança no município e realização de ações na área do esporte e da juventude. Os projetos foram de autoria de diversos vereadores, sendo aprovados por unanimidade.

Em destaque pelo vereador Alexandre Pereira, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2025, de autoria do vereador Anderson Almeida, que propõe a alteração do artigo 230 da Lei Orgânica do Município de Campina Grande, passando a garantir gratuidade no transporte público para pessoas a partir dos 60 anos de idade. Atualmente, o Estatuto do Idoso assegura a gratuidade apenas para idosos com 65 anos ou mais, mas permite que as legislações locais ampliem esse direito para a faixa etária a partir de 60 anos, conforme a realidade de cada município.

Segundo a justificativa apresentada pelo autor, a proposta visa atender um grupo populacional que mais cresce no país e que, muitas vezes, enfrenta dificuldades financeiras, como a necessidade de comprar mais medicamentos, o que compromete sua locomoção e impede o exercício de atividades básicas do dia a dia. A ausência de mobilidade, segundo ele, reduz a qualidade de vida e a perspectiva de longevidade dessas pessoas. Para o vereador e autor da emenda, a aprovação traz reconhecimento, dignidade e valorização para a população idosa do município. “São apenas cinco anos de diferença, mas pode mudar a vida dessas pessoas”, destacou o vereador ao defender a proposta.

Alexandre Pereira sugeriu a retirada da transferência do projeto, com o objetivo de realizar um estudo de impacto financeiro da medida. Segundo ele, é importante verificar a previsão orçamentária da proposta, evitando que uma norma seja aprovada sem garantias de execução. “É um projeto importante, com impacto social positivo, mas é necessário que a Casa tenha claro sobre suas previsões. Caso contrário, corre o risco de ser vetado por falta de previsão orçamentária”, justificou.

Os vereadores Olímpio Oliveira, Sargento Wellington, Waléria Assunção e Jô Oliveira apoiaram a propositura e aprovação do projeto, justificando o impacto social e o reconhecimento da população nessa faixa etária. Para ampliar a compreensão das previsões do projeto e para que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação possa emitir seu parecer, o vereador e autor da proposição Anderson Almeida solicita a retirada do projeto, que será apreciado posteriormente.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO3 horas ago

Mais de 667 mil famílias da Paraíba recebem o Bolsa Família a partir desta terça (15/4)

Saúde3 horas ago

Agevisa intensifica ações contra empresas irregulares que põem em risco a saúde da população paraibana

ECONOMIA3 horas ago

Procon-PB realiza pesquisa de pescados e constata diferença de R$35,00 no quilo do peixe serra

Esporte4 horas ago

Comissão de Esporte debaterá na quarta-feira restrições à publicidade de bets

Nacional5 horas ago

Governo Lula admite que pode faltar dinheiro até para saúde e educação em 2027

Nacional5 horas ago

Lula protege corruptos condenados, diz Sóstenes

Nacional5 horas ago

Entenda os próximos passos do projeto de anistia pelo 8/1 no Congresso

Esporte5 horas ago

Flamengo goleia no Maracanã para liderar o Campeonato Brasileiro

Nacional5 horas ago

PEC quer proibir aposentadoria como punição para militares e membros do Judiciário

Esporte5 horas ago

Memphis Depay se irrita após derrota do Corinthians: “Você vê progresso?”

ECONOMIA5 horas ago

FPM: municípios brasileiros partilham R$ 2,3 bi, nesta quinta-feira (17)

ECONOMIA5 horas ago

Controle de gastos deve deixar governo sem recurso para seus projetos a partir de 2029

Nacional5 horas ago

Ex-assessor de Moraes admite temer pela própria vida: “se eu falar algo, o Ministro me mata ou me prende”

Judiciário5 horas ago

Braga Netto usa vídeos exibidos por Moraes para recorrer de decisão que o tornou réu

Segurança Pública6 horas ago

Polícia Militar apreende armas e drogas em ‘esconderijo’ do tráfico na zona sul da Capital

Segurança Pública6 horas ago

PCPB prende em Recife mulher investigada por crimes de estelionato na Paraíba

Segurança Pública6 horas ago

Ação contra furto de energia no centro de João Pessoa resulta em prisão em flagrante 

Segurança Pública6 horas ago

Policiais não precisam gravar autorização para entrar na residência, diz STJ

Segurança Pública6 horas ago

Crimes virtuais em alta no Brasil! Saiba como se proteger

ENTRETENIMENTO6 horas ago

A HBO revelou o elenco principal da série de Harry Potter; confira

Judiciário7 horas ago

Adeus 1h de almoço com nova lei trabalhista em vigor e trabalhadores registrados comemoram

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Sabia que sapos eram usados para conservar o leite quando não existiam geladeiras?

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Novo CNU 2025 com previsão de até 3.500 vagas. Confira!

Educação & Cultura8 horas ago

Qual é o feminino de jegue?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

ChatGPT vai lembrar de conversas antigas mesmo sem salvamento manual

Saúde8 horas ago

Quem tem certas doenças pode receber do INSS mesmo sem contribuir

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

O que acontece com seus dados digitais quando você falece

Judiciário8 horas ago

Lei dos retrovisores já vale e pega condutores desprevenidos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Como desativar os temidos riscos azuis no WhatsApp e ter mais privacidade

Educação & Cultura9 horas ago

Governo lança novo edital com 520 vagas do Projeto Limite do Visível

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde11 horas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO11 horas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde11 horas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura11 horas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 dia ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional3 dias ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional3 dias ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional1 semana ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA1 semana ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA1 semana ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional2 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ SECANDO MAIS DE 50% DOS RIOS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA2 semanas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA2 semanas ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br