Connect with us

Segurança Pública

O que é incel, o submundo misógino que chegou ao Brasil

Retratado em “Adolescência”, um dos segmentos mais violentos da manosfera coopta adolescentes e adultos ressentidos por insucesso sexual

As comunidades incel atraem em grande parte jovens e adolescentes com dificuldades de socialização e alta exposição a mídias sociais e jogos online

série “Adolescência” corre o mundo desde o seu lançamento em março ao trazer à superfície o submundo virtual dos incels, abreviação para os autoproclamados “celibatários involuntários” (involuntary celibates, em inglês). Este ecossistema masculino, onde imperam misoginia e ressentimento, pode pegar espectadores desavisados de surpresa, mas, na verdade, é um fenômeno longevo, cujos primeiros sinais datam da virada do século. E também está presente no Brasil, falando frequentemente a jovens e adolescentes

Estudiosos definem o universo incel como comunidades em fóruns virtuais de homens heterossexuais que se percebem como incapazes de atrair o interesse romântico e sexual das mulheres. Quase sempre, membros atribuem a falta de apelo à sua aparência física e a uma suposta inferioridade biológica — ou, ainda, ao fato de não serem ricos ou sociáveis o bastante.

Nas últimas duas décadas, eles encontraram na internet um terreno fértil e se alimentam de uma gama de histórias tão conspiratórias quanto distorcidas. O que começa como frustração e falta de autoestima se converte em ódio contra as mulheres, sujeitas a todo tipo de acusação. Elas são descritas como ardilosas, incapazes de sentir empatia ou amor e interessadas apenas por homens fisicamente atraentes. 

Há anos, especialistas alertam ainda para o poder da comunidade incel de incitar violência — seja autoinfligida, contra mulheres ou por ataques massivos — e espalhar ultrarradicalismo, inclusive com contornos supremacistas. Os incels são frequentemente descritos como um dos subgrupos mais perigosos da chamada “manosfera”, uma rede virtual que espalha visões hipermasculinas em plataformas diversas, com diferentes graus de radicalização.

“Estes são grupos organizados, que entendem que a mulher é o grande problema da sociedade. Na medida que os direitos das mulheres avançam, o movimento sente a masculinidade fragilizada e busca resgatá-la como ela era tempos atrás”, explica a cientista política Bruna Camilo, que monitorou interações entre usuários incel do Brasil no Telegram entre 2021 e 2022 para uma pesquisa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Brasileiros inspirados nos EUA

Em 2022, o Serviço Secreto dos Estados Unidos descreveu o extremismo misógino dos incels como ameaça nacional. Eles servem de inspiração para pares brasileiros, que mantém um vocabulário adaptado ao contexto nacional e são ideologicamente conectados à extrema direita. 

Um relatório produzido por especialistas para o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em 2023 classificou os grupos masculinistas, dos quais os incels são um expoente, como uma das principais fontes de discurso de ódio e extremismo na internet.

Os incels no Brasil já migraram de fóruns especializados para grandes plataformas, como TikTok, Instagram, Youtube e Discord, este último popular entre adolescentes e adultos que jogam online. Os seus membros não costumam se identificar publicamente com a nomenclatura incel, mantida nas esferas de interação privada, mas reproduzem as mesmas ideias e terminologia.

Segundo Bruna, dentre os termos mais característicos dos incels brasileiros estão expressões chulas específicas para se referir tanto a mulheres feministas quanto conservadoras. Nem aquelas que clamam para si um lugar subserviente estão poupadas da misoginia.

A pesquisadora também encontrou recorrentes expressões de apoio a Olavo de Carvalho, guru da extrema direita brasileira falecido em 2022, e a rememoração do caso Eloá Cristina Pimentel — adolescente de 15 anos sequestrada e assassinada pelo seu ex-namorado em 2008 —, retratado como exemplo do que fazer quando uma mulher ignora um homem.

“Os incels são majoritariamente meninos ou jovens que têm dificuldade de socialização. Às vezes, é o menino desajeitado, que não sabe se comportar naquela época de namoro e de se afirmar enquanto menino”, afirma a cientista política. “Isso é muito comum na adolescência, porque é uma fase de transformação. Então, ele vai procurar na internet alguma forma de aceitação e pertencimento.”

Origem com uma jovem canadense

Foi nos anos 1990 que uma jovem canadense inadvertidamente cunhou o termo incel. Ela criou um site chamado O Projeto de Celibato Involuntário da Alana, no qual relatava a sua dificuldade em experimentar uma vida sexual e amorosa. 

O seu objetivo era se conectar com outros internautas solitários. Mas, nos anos consecutivos, a ideia acabaria apropriada por homens frustrados na internet e se tornaria o embrião de um movimento incel internacional. 

“É como ser a cientista que descobriu a fissão nuclear e depois descobre que ela está sendo usada como uma arma de guerra”, disse Alana, que manteve o sobrenome anônimo, numa entrevista ao The Guardian em 2018. 

Em 2021, a nacionalidade mais comum no maior fórum incel anglófono era a Alemanha, segundo relatório produzido para a União Europeia (UE). Os incels alemães demonstravam sentimentos de inferioridade em relação a homens brancos e loiros. 

Por sua vez, homens brancos na Suécia se sentiam menos atraentes. Já na França, os usuários se ressentiam dos direitos conquistados pelas mulheres, acreditando que o país se tornara hiperfeminista e destruíra os direitos dos homens. 

“À medida que esses espaços cresceram, os incels desenvolveram sua própria ideologia e valores, canonizaram seus heróis e identificaram seus vilões”, afirmou o documento.

Chad, Stacy e Pílulas Pretas

Nas entranhas do submundo incel anglófono, moram arquétipos derrogatórios para mulheres e homens sexualmente ativos. Elas são chamadas de Stacy, representando um suposto tipo de mulher superficial, promíscua e inatingível. Já eles são chamados de Chad e seriam populares e musculosos. 

A imaginação incel orbita ainda ao redor da chamada “regra 80/20”, segundo a qual 80% das mulheres se atraem por 20% dos homens. A ela se atribui o insucesso romântico dos incels — uma Stacy só se interessaria sexualmente por um Chad, ou sempre estaria pronta para deixar um homem supostamente inferior por ele. 

Ao se dar conta dessa realidade, um homem “engoliria a pílula vermelha” (redpill, em inglês), ou seja, despertaria para os preceitos centrais do movimento incel. O termo faz referência ao filme Matrix e, na última década, se desdobrou na “pílula preta” (blackpill), hoje também em crescimento no Brasil.

Blackpill é uma versão mais radicalizada de redpill. Eu diria que temos que tomar muito cuidado com esse movimento, que de fato discursa sobre morte às mulheres”, explica Bruna.

Extremismo e saúde mental

Uma pesquisa encomendada pelo governo britânico apontou que uma minoria de incels declara abertamente apoio à violência, enquanto os últimos anos tiveram um número pequeno, porém crescente, de ataques associado ao movimento. 

Já o relatório da UE dividiu as plataformas onde os incels interagiam, pelo menos até 2021, como de alto ou baixo risco, com as mais populares, tais como Youtube e X, sendo menos propensas à violência do que fóruns e websites endógenos.

Ao invés de abordagens contra violência e terrorismo, especialistas argumentam que a melhor resposta ao fenômeno incel passa pela saúde mental. Estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, revelaram que incels tendem a sofrer de depressão severa, ansiedade, pensamentos suicidas e solidão, além de acumularem diagnósticos ou sintomas de autismo em maior frequência. 

“Nossas descobertas destacam a importância do apoio personalizado à saúde mental dos incels, pois eles parecem ter erros de pensamento específicos sobre os relacionamentos sexuais que podem afetar seus relacionamentos interpessoais”, disse o co-autor Andrew Thomas, ao comentar uma pesquisa com 151 incels. Para o professor, terapias especializadas podem “interromper o viés de confirmação que alimenta crenças tóxicas” dos incels.

Por sua vez, os autores do relatório para a UE recomendam o desenho de programas que possam alcançar os incels na internet e a criação de espaços alternativos voltados ao público masculino.

“De muitas maneiras, a comunidade incel funciona como um grupo de apoio emocional online”, explica o relatório. “Faltam espaços alternativos online para que homens e meninos se envolvam em discussões sobre relacionamentos sexuais, namoro, rejeição e vergonha.”

Questionado sobre iniciativas para reagir ao fenômeno incel no Brasil e outras formas de extremismo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania não respondeu até o fechamento da reportagem.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO10 horas ago

Mais de 667 mil famílias da Paraíba recebem o Bolsa Família a partir desta terça (15/4)

Saúde10 horas ago

Agevisa intensifica ações contra empresas irregulares que põem em risco a saúde da população paraibana

ECONOMIA10 horas ago

Procon-PB realiza pesquisa de pescados e constata diferença de R$35,00 no quilo do peixe serra

Esporte11 horas ago

Comissão de Esporte debaterá na quarta-feira restrições à publicidade de bets

Nacional12 horas ago

Governo Lula admite que pode faltar dinheiro até para saúde e educação em 2027

Nacional12 horas ago

Lula protege corruptos condenados, diz Sóstenes

Nacional12 horas ago

Entenda os próximos passos do projeto de anistia pelo 8/1 no Congresso

Esporte12 horas ago

Flamengo goleia no Maracanã para liderar o Campeonato Brasileiro

Nacional12 horas ago

PEC quer proibir aposentadoria como punição para militares e membros do Judiciário

Esporte12 horas ago

Memphis Depay se irrita após derrota do Corinthians: “Você vê progresso?”

ECONOMIA12 horas ago

FPM: municípios brasileiros partilham R$ 2,3 bi, nesta quinta-feira (17)

ECONOMIA12 horas ago

Controle de gastos deve deixar governo sem recurso para seus projetos a partir de 2029

Nacional12 horas ago

Ex-assessor de Moraes admite temer pela própria vida: “se eu falar algo, o Ministro me mata ou me prende”

Judiciário12 horas ago

Braga Netto usa vídeos exibidos por Moraes para recorrer de decisão que o tornou réu

Segurança Pública13 horas ago

Polícia Militar apreende armas e drogas em ‘esconderijo’ do tráfico na zona sul da Capital

Segurança Pública13 horas ago

PCPB prende em Recife mulher investigada por crimes de estelionato na Paraíba

Segurança Pública13 horas ago

Ação contra furto de energia no centro de João Pessoa resulta em prisão em flagrante 

Segurança Pública13 horas ago

Policiais não precisam gravar autorização para entrar na residência, diz STJ

Segurança Pública13 horas ago

Crimes virtuais em alta no Brasil! Saiba como se proteger

ENTRETENIMENTO13 horas ago

A HBO revelou o elenco principal da série de Harry Potter; confira

Judiciário14 horas ago

Adeus 1h de almoço com nova lei trabalhista em vigor e trabalhadores registrados comemoram

ENTRETENIMENTO14 horas ago

Sabia que sapos eram usados para conservar o leite quando não existiam geladeiras?

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Novo CNU 2025 com previsão de até 3.500 vagas. Confira!

Educação & Cultura15 horas ago

Qual é o feminino de jegue?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

ChatGPT vai lembrar de conversas antigas mesmo sem salvamento manual

Saúde15 horas ago

Quem tem certas doenças pode receber do INSS mesmo sem contribuir

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

O que acontece com seus dados digitais quando você falece

Judiciário15 horas ago

Lei dos retrovisores já vale e pega condutores desprevenidos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

Como desativar os temidos riscos azuis no WhatsApp e ter mais privacidade

Educação & Cultura16 horas ago

Governo lança novo edital com 520 vagas do Projeto Limite do Visível

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde18 horas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO18 horas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde18 horas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura18 horas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 dias ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional3 dias ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional3 dias ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional1 semana ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA1 semana ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA1 semana ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional2 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ SECANDO MAIS DE 50% DOS RIOS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA2 semanas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA2 semanas ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br