Educação & Cultura
Cabedelo abre inscrições para seleção de alfabetizadores dentro do Programa Brasil Alfabetizado
Interessados podem se cadastrar, via email, até o dia 20; estão sendo oferecidas 03 vagas, com quadro de reserva

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está com inscrições abertas para a seleção de alfabetizadores populares, para a prestação de atividade voluntária no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC).
O objetivo é atender jovens, a partir dos 15 anos de idade, adultos e idosos, que não tenham o domínio da leitura, da escrita e do letramento matemático. Os profissionais interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado deverão preencher o formulário de inscrição disponível ao final deste texto, enviando toda a documentação exigida, na forma digitalizada (em formato PDF), para o email ejacabedelocidada@gmail.com, no período de 16 a 20 de abril.
Em Cabedelo, estão sendo ofertadas 03 vagas iniciais para alfabetizadores popular voluntários, com quadro de reserva. 5% das vagas totais serão destinadas para pessoas com deficiência (PcD).
Para a função, os alfabetizadores selecionados prestarão serviço voluntário e receberão uma bolsa auxílio no valor de R$1.200,00 mensais.
A seleção dos candidatos às vagas de alfabetizador voluntário será realizada por uma comissão constituída por no mínimo três profissionais da Secretaria de Educação de Cabedelo nomeados para esse fim através de portaria.
Os resultados preliminares serão divulgados até o dia 24 de abril de 2025, por meio do site da Prefeitura Municipal de Cabedelo, assim como publicados no Diário Oficial Municipal.
Alfabetizador popular voluntário – Uma das atribuições é localizar, mobilizar, identificar e cadastrar, no mínimo, 15 jovens, a partir dos 15 anos, adultos e idosos, não alfabetizados, que não tenham o domínio da leitura, da escrita e do letramento matemático, para ingresso e constituição de turmas de alfabetização.