CIDADE
Em três noites de apresentações, Paixão de Cristo de Cabedelo emociona público, que lotou a Fortaleza de Santa Catarina
Quase 3 mil espectadores prestigiaram o espetáculo gratuito, que contou com inédita interpretação em Libras

A tradicional Paixão de Cristo na Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo proporcionou momentos especiais para o público que lotou e se emocionou nas três noites dedicadas ao espetáculo, nos dias 18,19 e 20 de abril.. O evento já se consolidou como a maior encenação ao ar livre em patrimônio histórico da Paraíba.
Promovido pelo Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB), o espetáculo, que completou 44 anos de existência, teve o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), em um investimento de R$ 100 mil. Além disso, pela primeira vez, contou com interpretação em Libras.
Além da estrutura logística montada na Fortaleza, o incentivo financeiro concedido pela Prefeitura através de edital, possibilitou que o grupo teatral inovasse na edição deste ano, com aquisição e confecção de novos cenários e figurinos, bem como investisse na modernização da iluminação e na instalação de uma super estrutura coberta que acomodou todos os espectadores.
O prefeito de Cabedelo André Coutinho prestigiou a Paixão de Cristo na Fortaleza acompanhado da família e também da vice-prefeita Camila Holanda. Além de parabenizar o grupo teatral, o gestor garantiu que a atual gestão se dedicará para que, nos próximos anos, o espetáculo tenha um investimento ainda maior.
“Acabamos de prestigiar um grande evento da nossa cidade que merece demais a nossa atenção e carinho! Estão todos de parabéns pelo emocionante espetáculo e pela mensagem de amor e de Páscoa que foi transmitida para o público. Desde já, fica registrado que temos o compromisso de buscar mais investimentos para esta iniciativa, na intenção de torná-lo ainda mais grandioso”, disse.
O espetáculo “A Paixão de Cristo” é considerado Patrimônio Imaterial de Cabedelo pela Lei Municipal 1.612/2013 e já é reconhecido com um dos maiores espetáculos teatrais realizados ao ar livre e em um patrimônio histórico na Paraíba.
Com 68 cenas em 4 atos e mais de 170 envolvidos entre elenco, figurantes e equipe técnica, a encenação impressiona pelo cuidado cênico, trilha sonora gravada em estúdio e efeitos especiais. A obra é fruto de intensa pesquisa teológica do professor Tadeu Patrício. Mais que um espetáculo, é um testemunho vivo de transformação social através da arte.
“O diferencial da Paixão de Cristo de Cabedelo é que o nosso grupo tem como tradição o envolvimento da comunidade. E a gente tem o objetivo de tentar contar essa história através do teatro, fazendo com que as pessoas entendam o que é o projeto de Jesus Cristo como Messias. Esse texto todos os anos é refeito, modificado e atualizado focando na mensagem de amor, fraternidade e paz do próprio Jesus. Neste ano pudemos renovar todos os cenários, a iluminação, alguns figurinos e também elementos cênicos. Tivemos também, como novidade, a área coberta para o público, dando conforto e segurança para as pessoas. O apoio da Prefeitura de Cabedelo e do Governo do Estado colaboraram muito com o engrandecimento do evento. Espero que tenhamos acertado e transmitido a mensagem de que devemos melhorar como seres humanos e, nas nossas relações, podermos ajudar ao próximo, ser amigo… Isso é que faz o bem. E que não tenha sido apenas um espetáculo vazio ou somente artístico na vida das pessoas, mas que a mensagem sirva para o nosso dia a dia”, destacou Tadeu.
O secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo, também participou do espetáculo atuando como o governador Pôncio Pilatos, e comemorou o apoio concedido pela Prefeitura pelo terceiro ano consecutivo ao GTAAB com foco na profissionalização e potencialização do produto cultural.
“Nos últimos três anos temos conseguido montar uma estratégia para aumentar o investimento na realização do projeto A Paixão de Cristo de Cabedelo. Estamos pensando justamente na profissionalização dessa atividade cultural para que possamos potencializar o destino turístico da cidade de Cabedelo também durante a Semana Santa”, concluiu Igobergh.
Espetáculo acessível – Pela primeira vez na história, o espetáculo da Paixão de Cristo na Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo durante suas três noites de apresentação contou com um importante mecanismo de inclusão social: Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras ), utilizada pela comunidade surda no Brasil para se comunicar.
Os intérpretes Bruno Câmara, Carlene da Penha e Jéssica Viana foram contratados pelo GTAAB e se revezaram durante as exibições do espetáculo num local específico para a assistência às pessoas com deficiência auditiva.
O intérprete Bruno comentou sobre a experiência. “Nossa equipe fez esse trabalho pioneiro e extremamente necessário na Paixão de Cristo. Foi um trabalho muito emocionante, principalmente por observarmos que as pessoas com deficiência realmente compareceram, já que Cabedelo já é uma cidade inclusiva. Além disso, um espetáculo de alta qualidade e com muita dedicação envolvida. Transmiti-lo para as pessoas foi extremamente gratificante”, disse Bruno.
Renascer da Paixão– Em Cabedelo, durante o os dias 18 e 19, também teve apresentação de espetáculo da Paixão de Cristo no bairro do Renascer, por intermédio do projeto Renascer da Paixão 2025 – Ato de Amor (que também recebeu apoio da Prefeitura).
O evento foi uma iniciativa que uniu fé, arte e inclusão social, promoveu a valorização da cultura local e ainda o fortalecimento da identidade da comunidade artística do bairro. Com 17 atos cênicos que retratam os principais momentos da vida de Jesus, o espetáculo foi realizado no Ginásio Poliesportivo do Renascer II. O mesmo teve abordagem participativa e colaborativa com uma encenação que envolve moradores da própria comunidade e de bairros vizinhos, integrando teatro, música e dança em uma experiência emocionante.