CIDADE
CMJP apoia campanha Amigo da Natureza no Dia do Planeta Terra
O lançamento da campanha ocorreu na manhã desta terça-feira (22), no Parque Arruda Câmara (Bica)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participou, na manhã desta terça-feira (22), do lançamento da campanha Amigo da Natureza, no Parque Arruda Câmara (Bica), realizada pelo Ministério Público e apoiada pelos poderes Executivo e Legislativo Municipal. O presidente da CMJP, Dinho Dowsley (PSD), e os vereadores Wamberto Ulysses (Republicanos) e Marcos Vinícius (PDT) estiveram presentes para apoiar a campanha e incentivar a preservação ambiental na cidade.
“Este evento simbólico realizado aqui na Bica, hoje, inclusive plantando árvores para que João Pessoa volte a ser a capital mais verde do mundo, é bastante importante. João Pessoa, com certeza, vai atingir essa meta, porque esta cidade precisa crescer com responsabilidade, com o plantio de árvores”, observou o presidente Dinho.
Ele destacou ainda a sanção do Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, aprovado na CMJP, que instituiu a campanha lançada. “A Prefeitura enviou a lei, que foi votada desde o dia 10 deste mês, e agora o prefeito sanciona, simbolicamente, no Dia do Planeta Terra”, lembrou Dinho.
Para o prefeito Cícero Lucena (PP), a ação proporciona a oportunidade dos cidadãos obterem conhecimentos quanto ao meio ambiente. “É fundamental que cada um tome conta e seja consciente de que pode colaborar. Isso não é tarefa apenas de uma instituição, de uma cidade, mas de toda a humanidade, que tem que ter essa visão e esse compromisso, desde as atitudes mais simples”.
O prefeito falou sobre a meta da gestão para o plantio de novas árvores na cidade: “Nós temos um processo de plantação já bastante avançado. Nas novas ruas que estamos calçando, nas calçadas padronizadas, há todo um diálogo da Secretaria de Meio Ambiente com os proprietários dos imóveis para fazer a plantação”. De acordo com ele, os novos parques e praças também são contemplados com o plantio. “Estamos fazendo todos eles acompanhados do plantio de árvores. Nossa cidade é uma das que mais crescem, proporcionalmente, entre as capitais do Brasil e, muitas vezes, isso é feito em cima de terrenos que antes eram de casas, que tinham árvores, e que agora passam a ter prédios, impermeabilizando e tirando parte dessas árvores. Temos essa preocupação e estamos atuando naquilo que cabe ao poder público, mas a maior contribuição, sem dúvida nenhuma, é a da população”, reforçou Cícero Lucena.
O Promotor de Justiça do Meio Ambiente de João Pessoa, Carlos Romero Paulo Neto, destacou a importância do engajamento dos órgãos públicos em ações como essas. “Um órgão, um poder, não deve trabalhar sozinho, mas deve somar esforços, porque o objetivo é comum: a preservação ambiental e o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas que vivem na cidade. A campanha Amigos da Natureza tem, justamente, um duplo escopo: a educação ambiental para despertar uma consciência coletiva, ou até fortalecer essa consciência coletiva, da importância da preservação ambiental; e também o estímulo ao plantio de árvores”, explicou o promotor, salientando que a campanha vai se realizar todos os anos e parabenizando os órgãos envolvidos. “O Ministério Público participa desta campanha como órgão indutor e parabeniza a Prefeitura de João Pessoa e a Câmara Municipal por terem abraçado esta ideia, porque estamos tratando de algo que é extremamente relevante, principalmente no momento que nós vivemos, em que as mudanças climáticas têm impactado a vida das pessoas, já altera nossas rotinas e o nosso clima”, alertou.
Djalma Pereira, secretário-executivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), ressaltou a parceria essencial entre os poderes. Segundo ele, o plantio urbano é uma política forte da gestão, que já vem sendo feita em áreas degradadas, nas praças, ruas pavimentadas e onde mais for solicitado pela população através do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. “A política que a gente vem adotando é de plantio em todos os bairros da cidade, envolvendo comunidades, escolas, toda a população. É algo que realmente buscamos incentivar e produzir no nosso viver florestal”, afirmou.
O vereador Wamberto Ulysses (Republicanos) destacou a importância do envolvimento dos poderes na ação: “Temos aqui uma ação em conjunto com a Câmara, a Prefeitura e o Ministério Público, que não é só sobre distribuir as mudas. É sobre pensar no futuro, nas próximas gerações, na sustentabilidade, em uma cidade cada vez mais inclusiva, mais sustentável, e no nosso verde, que é o nosso patrimônio. Estamos aqui para defender, propor e participar de ações como esta”, afirmou.