ENTRETENIMENTO
‘De Repente no Espaço’ tem Hipólito Moura (PI) e Helânio Moreira (RN) nesta quarta-feira (23)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (23), mais uma edição do ‘De Repente no Espaço’, a primeira de 2025. Esta abertura de temporada traz Hipólito Moura (PI) e Helânio Moreira (RN). A apresentação fica por conta do Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O encontro acontece no Mezanino 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.
Helânio Moreira descobriu o dom da cantoria quando ainda era adolescente, ouvindo o programa ‘Poesia, Verso e Viola’, na companhia de seu pai, também poeta. Venceu o Festival dos Festivais do Repente no Nordeste, que aconteceu em 2016, no teatro Emiliano Queiroz, em Fortaleza (CE). Atualmente, mora na Serra de São Bento (RN).
Nascido em Picos (PI), Hipólito Moura reside atualmente em Caruaru (PE). Com mais de duas décadas de carreira, também é veterano em festivais pelo Brasil. É um dos cantadores que mais se destacou nos últimos festivais. É um dos mais versáteis artistas da cantoria, com improviso veloz e voz melodiosa ao interpretar canções.
Nesse encontro desta quarta-feira, os mestres da arte do improviso brincam com as palavras, transformando fatos do cotidiano em versos rimados, prometendo uma noite de poesia e violadas. O público pode interagir com os poetas, indicando temas para as rimas e desafios. Rápido no raciocínio, a resposta vem de imediato ao oponente. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os grotões mais distantes do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Sobre o projeto – O ‘De Repente no Espaço’ é um projeto da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Até março de 2020, os encontros costumavam acontecer na primeira quarta-feira do mês, mas foram interrompidos por causa da pandemia da covid-19. Para preencher a lacuna, foi criada uma versão online do projeto, com o nome De Repente na Rede, transmitido semanalmente no canal da Funesc no Youtube. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por 11 cidades paraibanas e levando o nome de ‘De Repente na Estrada’. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.
Serviço:
De arrependimento no espaço
Quarta-feira, 23/04, 19h30
Local: Mezanino 1 – Espaço Cultural José Lins do Rego
Repentistas: Hipólito Moura (PI) e Helânio Moreira (RN)
Apresentação Iponax Vila Nova
Entrada gratuita