Connect with us

Internacional

Últimos sobreviventes visitam campo de Sachsenhausen

Em 22 de abril de 1945, era libertado o campo de concentração próximo a Berlim. Com o desaparecimento gradual das testemunhas, memoriais permanecem importantes numa época que vê democracia e humanidade sob ameaça

Ao chegar ao campo de concentração de Sachsenhausen, em 22 de abril de 1945, as forças de resgate encontraram cerca de 3 mil prisioneiros, enfermeiros e médicos. Para parte dos detentos, a libertação pelos soldados poloneses e soviéticos terminou tragicamente: pouco mais tarde, cerca 300 morriam em consequência do cruel tratamento recebido.

A evacuação do campo ao norte de Berlim começara na véspera, quando mais de 30 mil presos foram enviados pelos nazistas nas assim chamadas “marchas da morte”. Vários milhares deles não sobreviveram a essa tortura.

Entre 1936 e 1945, pelo menos 200 mil indivíduos de 40 países foram internados em Sachsenhausen e em diversos campos menores na região. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, dezenas de milhares sucumbiram à fome, doença, maus tratos, experimentos médicos e trabalhos forçados.

Só durante o outono de 1941, pelo menos 10 mil presos de guerra soviéticos, entre os quais numerosos judeus, foram executados, ou num “dispositivo para tiro na nuca” (Genickschussanlage, uma falsa instalação médica que possibilitava o assassinato traiçoeiro a partir de uma sala vizinha) ou em caminhões remanejados em câmaras de gás.

Enquanto unidade modelo e de treinamento nas proximidades da capital do Reich, Sachsenhausen tinha um status especial. Desde 1938 lá estava instalada a administração central de todo o sistema de campos de concentração. Entre seus líderes mais notórios, esteve o futuro comandante do campo de extermínio de AuschwitzRudolf Höss, executado em 1947 como criminoso de guerra.

Sobrevivente de Sachsenhausen, ucraniano Mykola Urban tem mais de 100 anos

Encontro com um sobrevivente ucraniano centenário

Entre o fim de abril e início de maio de 2025, por ocasião dos 80 anos da libertação de Sachsenhausen, seis sobreviventes retornarão ao local onde, nos últimos anos da guerra, ainda crianças ou adolescentes, ficaram internados.

Das três mulheres e três homens, cinco são da Polônia. O mais idoso é o ucraniano Mykola Urban, nascido em Kharkiv em 1924, que participará pela primeira vez de uma cerimônia memorial do gênero. Ele vem da Suíça, para onde emigrou após o início da guerra em ampla escala da Rússia contra seu país, em 24 de fevereiro de 2022.

Tendo participado da resistência na Segunda Guerra, em 1942 Urban foi deportado para Sachsenhausen. No subcampo de Falkensee, foi explorado como trabalhador forçado na fábrica da Deutsche Maschinen (Demag), na produção de tanques blindados. Pouco antes do fim da guerra, conseguiu escapar com dois compatriotas, e eles se uniram a um regimento do Exército Vermelho soviético, que em 1945 participaria da libertação de Berlim do regime nazista.

Para Urban e outros sobreviventes em idade avançada, esse retorno ao campo de concentração poderá ser o último. Esse pensamento há muito acompanha Axel Drecoll, diretor da Fundação Memoriais de Brandemburgo. Ele enfatiza que os sobreviventes “estavam frequentemente ao nosso lado, como amigos e amigas paternais e maternais”: “Para nós, o fato de que quase não há mais essas pessoas tem um impacto muito profundo.”

Eventos para a juventude visam manter viva a memória dos crimes do nazismo – e evitar sua repetição

Cultura aproxima de vivências das vítimas do nazismo

Para abordar a história de locais como Sachsenhausen ou o campo para mulheres de Ravensbrück, já há muitos anos os memoriais lançam mão tanto de artes plásticas e música, quanto de oficinas para jovens. “A importância disso é porque, ao lado da pedagogia e dos formatos de exposição clássicos, a cultura é capaz de formar pontes, derrubar barreiras e alcançar as pessoas com coisas que já as interessam”, afirma Drecoll, com base na própria experiência.

Katrin Grüber confirma isso, na qualidade de diretora da associação de patrocinadores dos memoriais e do museu adjunto, e neta de um interno de Sachsenhausen: quando, durante os eventos de sua instituição, se cantam canções compostas por presos dos campos de concentração, também os que nasceram depois se comovem, relata: “Os nazistas transformaram os presos em números, mas eles nunca deixaram de ser seres humanos. E as canções ajudam a imaginar as pessoas que os cantavam.”

O avô, Heinrich, era padre e membro da Igreja Confessional, que se opunha ao regime nacional-socialista. Devido a seu engajamento, sobretudo pelos cidadãos de fé judaica, em 1940 foi mandado para Sachsenhausen, e mais tarde para Dachau. Porém viveu até 1975: Grüber ainda o conheceu e, ao contar sua história familiar, forma um arco entre o passado e o aqui e agora.

Do avô, ela sabe que ele demonstrava solidariedade com os demais presos, mas que também a recebeu: “Ele esteve bem perto da morte, mas foi salvo por companheiros de prisão comunistas. Isso é algo que sempre pode ser trazido para o presente.”

Por isso ela conta em poder trocar experiências com outros descendentes, durante as comemorações dos 80 anos do fim de Sachsenhausen: “Esperamos que nasçam contatos para além desse dia, e que todos os anos vá haver um encontro desses.”

Exclusão e terror, ontem e hoje

Na opinião de Grüber, o valor de locais autênticos como Sachsenhausen é incalculável: “Eles transmitem saber, localizam destinos individuais. E permitem que os visitantes sejam tocados diretamente pelo local.”

Ela faz uma ponte com a guinada para a ultradireita que atravessa a Alemanha: “Para mim, uma das lições da história é que não se pode excluir certos indivíduos e transformá-los em bode expiatório. Por isso me dói o atual debate sobre os refugiados.”

Recentemente, a futura coalizão governamental da Alemanha, formada pelas conservadoras União Democrata Cristã (CDU) e Social Cristã (CSU) e o Partido Social-Democrata (SPD), concordou com a um endurecimento da política de refúgio e asilo. E já há anos a Alternativa para a Alemanha (AfD), em parte extremista de direita, agita contra os alemães de ascendência estrangeira e contra os que procuram refúgio da guerra e da miséria.

Também Axel Drecoll se preocupa com o futuro da democracia, ameaçada por todo o mundo. Isso apresenta grandes desafios também no contexto das atuais comemorações. Assim, a AfD está proibida de depositar coroas de flores no memorial de Sachsenhausen, ato que ele considera uma expressão de honra a ser vedada para os ultradireitistas.

O diretor da Fundação de Brandemburgo já olha para além das atuais comemorações, pois após o criminoso regime nazista instalou-se em Sachsenhausen o império do terror comunista. No mesmo ano da libertação, a União Soviética, saída vencedora da Segunda Guerra, o transformou num campo especial que, até sua dissolução, em 1950, abrigou 60 mil prisioneiros.

Eram sobretudo nazistas, mas também opositores do novo regime e cidadãos presos arbitrariamente. Cerca de 12 mil morreram de fome e doenças. Em setembro, diversos eventos memoriais e uma mostra recordarão esse capítulo menos conhecido da história de Sachsenhausen.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE14 horas ago

Câmara recebe Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026

Judiciário16 horas ago

Defesas apontam fatos que desafiam denúncia do golpe e Moraes insiste no 8/1

Segurança Pública17 horas ago

Fraude bilionária no INSS: presidente é chutado do cargo após esquema tirar R$ 6,3 bilhões do bolso dos aposentados

Esporte17 horas ago

Libertadores: após levar 3 a 0, Inter busca empate heroico contra Nacional

Judiciário17 horas ago

Negativa da Espanha de extraditar Eustáquio marca reconhecimento de perseguição política no Brasil

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Você sabe como ativar o modo ‘gato siamês’ no WhatsApp? Veja como fazer

Esporte17 horas ago

Vôlei: CBV muda horário de Minas x Osasco, pelo 3º jogo da semifinal da Superliga

Esporte18 horas ago

Corrida Paraibana pelo Autismo tem mais de 1,2 mil inscritos e entrega de kits começa sexta-feira

Educação & Cultura18 horas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO18 horas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA18 horas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde18 horas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional19 horas ago

Senadores se reúnem com Galípolo para discutir ampliação da autonomia do BC na terça

Nacional19 horas ago

Deputado Pedro Lucas Fernandes declina indicação para o Ministério das Comunicações

Segurança Pública19 horas ago

Vai à Câmara medida protetiva para menores de 14 anos vítimas de violência

Segurança Pública19 horas ago

CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental

Segurança Pública19 horas ago

CSP aprova a Política Nacional de Segurança Escolar

Educação & Cultura19 horas ago

Novo PNE: universidades defendem autonomia financeira e sistema nacional

Educação & Cultura19 horas ago

Adiada votação do uso de recursos parados da Educação

Segurança Pública19 horas ago

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Judiciário20 horas ago

O Oficial de Justiça no século XXI

CIDADE20 horas ago

Prefeitura promove Semana Municipal de Prevenção e Combate à Crueldade contra Animais

Educação & Cultura20 horas ago

Curso de Tecelagem da Fundac certifica 27 adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota

ENTRETENIMENTO20 horas ago

‘De Repente no Espaço’ tem Hipólito Moura (PI) e Helânio Moreira (RN) nesta quarta-feira (23)

Educação & Cultura20 horas ago

A Escola Estadual da Paraíba é a única da rede pública a representar o Brasil na competição internacional de robótica nos EUA

Educação & Cultura20 horas ago

Mulheres que estrearam tardiamente na literatura

Internacional20 horas ago

EUA: Universidades condenam interferência política de Trump

Internacional20 horas ago

Últimos sobreviventes visitam campo de Sachsenhausen

Internacional21 horas ago

Polícia russa caça jornalista crítica à guerra na Ucrânia

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Educação & Cultura18 horas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO18 horas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA18 horas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde18 horas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional4 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 semana ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional1 semana ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional1 semana ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional3 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br