Internacional
Conclave começa na quarta-feira, 7 de maio
Na congregação geral da manhã de segunda-feira, 28 de abril, uma semana após a morte do Papa, os cardeais definiram a data do conclave

O conclave para eleger o próximo papa começará em 7 de maio de 2025, anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé em 28 de abril. Os cardeais definiram a data durante sua congregação geral na manhã de segunda-feira.
Até o momento, cerca de 135 cardeais eleitores — com menos de 80 anos — são esperados, segundo a lista oficial do Vaticano. A Santa Sé ainda não anunciou nenhuma ausência por motivos graves, embora o arcebispo emérito de Valência, na Espanha, já tenha confirmado que não comparecerá por motivos de saúde.
A média dos cardeais eleitores é 70,3.
A maioria dos cardeais eleitores e não eleitores está atualmente em Roma e realiza reuniões diárias para se conhecerem e traçarem o perfil que gostariam de ver à frente da Igreja Católica.
Uma vez iniciado o conclave, há uma série de votações onde os cardeais votam para o novo pontífice. Uma maioria de dois terços é necessária para a escolha de um sucessor; portanto, muitas vezes há várias votações até que esse resultado seja alcançado.