Politíca
Reuniões com ministros e fortalecimento de políticas públicas marcam primeiras ações de Ruy na presidência da Comissão de Assistência Social

A agenda intensa, voltada para o fortalecimento de políticas públicas e a articulação com o Governo Federal, está entre as primeiras ações do deputado federal Ruy Carneiro como presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal. Durante o primeiro mês de atuação, o parlamentar se reuniu com os ministros Carlos Lupi (Previdência), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e o ministro Macaé Evaristo (Direitos Humanos), sinalizando uma condução proativa e comprometida com os temas sociais mais sensíveis da população brasileira.
“Nosso mandato tem sido guiado por diálogo, ações concretas e o compromisso com o combate às desigualdades sociais. A prioridade é dar transparência e agilidade para garantir que os programas cheguem para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Tenho buscado utilizar a experiência parlamentar e o compromisso social, que ao longo dos anos me proporcionou o maior mantenedor das entidades sociais em meu estado, para ampliar o acolhimento daqueles que mais precisam”, ressaltou Ruy.
No encontro com a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, o deputado defendeu políticas de proteção às crianças, adolescentes e famílias. O acolhimento das mães de pacientes com microcefalia provocada pelo vírus da zika foi reforçado por Ruy, ao defender a ampliação dos programas de apoio a essas famílias, garantindo atenção contínua aos direitos das pessoas com deficiência. O diálogo incluiu também o fortalecimento de ações externas ao combate à violência e à proteção de crianças e adolescentes em situação de risco.
Já em audiência com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, Ruy apresentou sugestões para enfrentar os longos filas do INSS, que afetam especialmente os idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Na oportunidade, ele destacou a necessidade urgente de reforçar as cobranças indevidas realizadas por instituições financeiras contra investidores e pensionistas. A prática abusiva gerou indignação e insegurança entre os beneficiários.
A interlocução com o ministro Wellington Dias teve como foco a fiscalização e o combate às fraudes nos benefícios sociais, buscando garantir que os recursos cheguem, de fato, a quem mais precisa. Ruy ainda defendeu o aprimoramento da gestão dos programas assistenciais e maior rigor na avaliação dos critérios de concessão, evitando distorções e desperdícios.
Outro tema prioritário para o presidente da Comissão tem sido o debate sobre as remissões especiais, especialmente para categorias que exercem atividades insalubres ou de risco. Ruy vem articulando audiências e ouvindo especialistas para propor alternativas justas e seguras, respeitando os direitos dos trabalhadores e a realidade fiscal do país.
Com esse conjunto de ações, o deputado paraibano demonstrou disposição para dialogar com diferentes setores, avançar no enfrentamento de problemas históricos e atuar para o fortalecimento das redes de proteção social. A expectativa é que, com essa postura ativa, a Comissão desempenhe um papel estratégico na promoção da justiça social e na defesa das mais vulneráveis.