ESTADO
Com apoio do Governo da Paraíba, artistas paraibanas desembarcam na França para intercâmbio em artes visuais

As artistas visuais paraibanas Aurora Moreira Caballero e Rebeca Souza iniciaram nesta segunda-feira (28) uma residência artística cruzada em artes visuais na Escola Nacional Superior de Arte e Design (Ensad) de Limoges, na França. A transferência segue até 6 de junho e acontece a partir de uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), que firmou uma parceria com a instituição francesa para promover esse intercâmbio.
O envio das paraibanas à França acontece em meio ao Ano Cultural Brasil-França 2025, firmado pelos governos federais dos dois países para comemorar os 200 anos de relações diplomáticas e amistosas entre brasileiros e franceses. A ideia da Paraíba é promover a circulação e a atualização técnica de artistas paraibanos a partir de diálogos com outros centros culturais.
Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, comemorou o sucesso da empreitada, que começou a ser articulada ainda no ano passado. “Quando ficamos sabendo do Ano Cultural Brasil-França 2025, rapidamente entendemos e firmamos que a Paraíba não queria ficar de fora desse momento. É uma chance que temos de levar nossos artistas para cursos e apresentações na França e, ao mesmo tempo, receber artistas franceses em nossa terra. Essa troca de experiências é da mais alta importância”, frisou.
Uma comitiva da Secult-PB liderada por Pedro Santos esteve na França em maio e em outubro do ano passado para firmar essas parcerias. Depois disso, os editais públicos de seleção foram abertos. E agora, finalmente, chega o momento dos selecionados começarem a viajar.
Cada uma das selecionadas recebeu R$ 9,6 mil de bolsa para gastos no país estrangeiro. As passagens aéreas entre o Brasil e a França ficaram com a carga da Secult-PB, enquanto a hospedagem e a alimentação vão ficar sob a responsabilidade da Ensad.
Ao término da residência, os dois artistas participarão de uma exposição de artes visuais e apresentarão as peças produzidas por elas durante o curso na própria cidade do interior francês. O curso, por sua vez, vai se debruçar em temas como territórios vivos, gestos tradicionais e gestos inovadores e imagem e imaginação.
Além da residência cruzada em Limoges, outras três iniciativas paraibanas vão acontecer na França em 2025. Na próxima semana, no dia 7 de maio, desembarcam em Paris cinco realizadores do audiovisual paraibano para uma residência de cinema direto no Ateliers Varan, respeitante à associação francesa de documentaristas que vai transmitir conhecimentos sobre técnicas de montagem e direção.
Mais para o fim de maio, dois artesãos paraibanos vão participar da edição de 2025 da Bienal Internacional do Salon Révélation, que acontece periodicamente em Paris, na França.
Finalmente, em setembro deste ano, no município francês de Lille, vai acontecer o 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz. O evento será realizado em parceria entre a Secult-PB e a Associação Cultural Balaio Nordeste, com a cooperação do Museu de Belas Artes de Lille, da associação Lille 3000 e da Câmara Municipal de Lille.