Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Protocolo viabiliza mudas em larga escala para o cultivo sustentável de açaí-solteiro na Amazônia

Com o novo protocolo, o cultivo em áreas alteradas se torna uma alternativa comercial viável, contribuindo para a conservação de florestas nativas, da biodiversidade e fortalecimento da bioeconomia regional
  • Conhecimento científico reunido pela Embrapa garante mudas de açaí-solteiro com qualidade sanitária e alto padrão comercial, em larga escala.
  • Plantas adaptadas ao ambiente minimizam riscos de pragas e doenças para o cultivo e evitam prejuízo para os produtores.
  • Oferta de mudas de qualidade de açaí-solteiro permitirá a implantação de cultivos comerciais sustentáveis.
  • Cultivos planejados permitem aproveitamento das áreas alteradas e podem minimizar a extração de frutos direto da floresta, contribuindo para a conservação das áreas nativas.
  • Protocolo para a produção de mudas é recomendado para estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Um novo protocolo de produção de mudas desenvolvido pela Embrapa pode transformar o cultivo do açaí-solteiro em uma atividade planejada, sustentável e rentável para a Amazônia. A tecnologia reúne conhecimentos científicos inéditos e foi elaborada especialmente para atender produtores, viveiristas e técnicos da região que enfrentam dificuldades para implantar pomares da espécie. Com a nova metodologia, é possível obter mudas com qualidade sanitária e alto padrão comercial, adaptadas ao ambiente local e resistentes a doenças, como a antracnose, a principal inimiga da cultura.

A pesquisa foi conduzida pela Embrapa Acre, ao longo de sete anos, e responde a uma demanda crescente por frutos de açaizeiro-solteiro (Euterpe precatoria Mart.), palmeira nativa da floresta amazônica. A espécie é bastante comum em estados como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, mas sua exploração ainda é majoritariamente extrativista. Com o novo protocolo, o cultivo em áreas alteradas se torna uma alternativa comercial viável, contribuindo para a conservação de florestas nativas, da biodiversidade e fortalecimento da bioeconomia regional.

Os frutos do açaizeiro são matéria-prima para agroindústrias de processamento de polpa, produto comercializado com mercados locais e de outros estados. A cultura gera trabalho e renda para centenas de famílias e representa uma das bases da bioeconomia regional, entretanto, a ausência de conhecimentos científicos para o processo de produção de mudas dificulta o cultivo e limita a produção.

Segundo a pesquisadora Aureny Lunz, a produção de mudas de açaí-solteiro ainda é baseada em técnicas recomendadas para o açaí-de-touceira. Embora essas espécies de açaizeiro pertençam ao mesmo gênero, elas se desenvolvem de maneira distinta e apresentam exigências particulares de clima e solo. O uso de técnicas inadequadas para a cultura resulta em mudas pouco vigorosas e com baixa resistência a doenças, problemas que comprometem a sobrevivência e o desenvolvimento das plantas.

“Reunimos informações técnicas genuínas para a produção de mudas, considerando necessidades e particularidades do açaí-solteiro. Bem aplicado e aliado a práticas adequadas de manejo, esse conhecimento possibilita a obtenção de plantas resistentes e capazes de manifestar todo o seu potencial produtivo, aspectos essenciais para garantir pomares sadios e rentáveis”, ressalta a pesquisadora.

Foco da pesquisa

De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE), Romeu Andrade Neto, que também participou do estudo, o açaí-solteiro é uma espécie de crescimento lento e bastante suscetível à antracnose (Colletotrichum spp), principal doença da cultura. Por isso, a produção de mudas é um processo demorado (leva entre 12 e 14 meses) e requer conhecimentos especializados sobre o comportamento da planta.

“A partir de demandas do setor produtivo e de programas governamentais de apoio ao cultivo comercial dessa espécie, percebemos a necessidade de disponibilizar informações científicas para garantir a oferta de mudas de qualidade, que pudessem atender a pequenas, médias e grandes propriedades”, enfatiza o pesquisador. 

A elaboração do protocolo

Realizado por meio do projeto “Tecnologias para cultivo racional de açaizeiro (Euterpe oleracea e precatória) para a produção de frutos na região amazônica”, o estudo teve início em 2016 e avaliou o desenvolvimento de mudas em diferentes tipos de recipientes e substratos, a influência de níveis distintos de sombreamento, estratégias diferenciadas de adubação e de controle de doenças e a necessidade hídrica das plantas, em viveiro e em campo. Além disso, definiu práticas de manejo e tratamento de sementes para a produção de mudas com alto vigor e qualidade sanitária.“Entre outros resultados, constatamos que o uso de substratos mais leves, com textura média a arenosa, para facilitar a drenagem de água, possibilita melhor crescimento e maior taxa de sobrevivência das plantas. Também atestamos que em termos de luminosidade, o ambiente ideal ocorre em níveis de sombreamento entre 65% e 75%, condição que ajuda no controle da antracnose. Além disso, o uso de fertilizantes de liberação controlada no processo de adubação garante melhor aproveitamento de nutrientes, processo que encurta o ciclo de produção das mudas e proporciona economia de mão de obra no viveiro”, explica Andrade Neto.Os resultados da pesquisa estão disponíveis na publicação “Recomendações para a Produção de Mudas de Açaizeiro-Solteiro”, que aborda desde o planejamento de viveiros, até o controle de pragas e doenças, além de detalhes sobre a obtenção, seleção e manejo adequado das sementes, único mecanismo de propagação dessa espécie. 

Produção planejada 

Contar com ampla oferta de mudas de qualidade permite o cultivo escalonado, estratégia que possibilita planejar a produção e pode gerar renda de forma contínua. Na propriedade do agricultor Loy Maleski, localizada em Vila Extrema, divisa com Acre e Rondônia, o açaí-solteiro, cultivado em sistema de monocultivo e em consórcio com outras espécies frutíferas, como coco e abacaxi, garante renda o ano inteiro. A área de dez hectares produz duas mil latas de frutos (com 20 litros), por safra, produção que rende 30 toneladas de polpa processada, volume todo comercializado com empresas de Rondônia e Acre.

“Quando comecei com o cultivo de açaí-solteiro não tinha conhecimento sobre a espécie, por isso, perdi um viveiro com 25 mil mudas, mas, devido ao seu potencial, busquei informações sobre a cultura. Esse açaí tem um “vinho” mais encorpado e maior rendimento de polpa em relação ao açaí-de-touceira. A nossa média de produção é 16 litros de polpa por lata de frutos, enquanto com o açaí-de-touceira, possivelmente pelas condições locais de clima e solo, não ultrapassava oito litros por lata”, relata o produtor, que acredita que os cuidados na produção das mudas e com o manejo, especialmente adubação e irrigação, contribuem para a qualidade dos frutos do açaí-solteiro. 

Foto: Mauricilia Silva 

Vantagens do uso de mudas de qualidade
Uniformidade e produtividade: A produção de mudas selecionadas de açaí-solteiro, com qualidade agronômica e sanitária, resulta em cultivos com plantas uniformes, mais produtivas e melhor adaptadas ao ambiente de plantio.
Sustentabilidade: A oferta de mudas de qualidade de açaí-solteiro em larga escala favorece a transição do extrativismo para o cultivo comercial da espécie, com aproveitamento de áreas alteradas na Amazônia. Essa estratégia ajuda a conferir maior sustentabilidade à cultura e conserva a biodiversidade da região.
Controle de doenças e pragas: O manejo adequado nas etapas de produção de mudas de açaí-solteiro, incluindo o controle sanitário em viveiros, reduz a incidência de doenças e pragas na cultura.
Expansão da cultura: A implantação de cultivos planejados possibilita aumento na produtividade, expansão da área plantada e o fortalecimento da cultura.

Importância da seleção de sementes

Um dos aspectos indispensáveis para a obtenção de mudas de qualidade de açaí-solteiro é o uso de sementes selecionadas. Aureny Lunz explica que, por não perfilhar, essa espécie se reproduz exclusivamente por sementes. “Essa característica torna a etapa de seleção de sementes essencial para garantir mudas saudáveis, com alta qualidade e produtividade. E investir em protocolos eficientes para a produção de mudas é outro requisito importante para assegurar o sucesso de cultivos comerciais”, afirma a pesquisadora.

Fortalecimento da bioeconomia

Os estados do Amazonas e Acre se destacam na produção de polpa processada de açaí-solteiro. A fruta responde por 93% do volume comercializado por agroindústrias na região. Na última década, programas governamentais investiram na capacitação de técnicos e produtores para o plantio comercial da espécie, mas a atividade ainda é pouco expressiva. A oferta de mudas produzidas com base em critérios científicos pode alavancar esses empreendimentos.

Segundo o engenheiro florestal da Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri), Vicente de Paula Simões, o desenvolvimento de tecnologias para a produção de mudas e manejo eficiente dos cultivos de açaí-solteiro é imprescindível para consolidar essa cadeia produtiva como geradora de trabalho e renda no campo e na cidade e fortalecer a bioeconomia regional. “A adoção de conhecimentos técnicos gerados pela pesquisa vai contribuir para o atendimento de uma demanda crescente por polpa congelada, de mercados nacionais e internacionais, e fomentar o uso desse produto da biodiversidade amazônica, aliado a práticas de conservação ambiental”, ressalta. 

Desafios para a pesquisa

No Amazonas, segundo maior produtor de açaí do Brasil, muitos produtores investem no cultivo comercial de açaí-solteiro, especialmente devido à qualidade e rendimento da polpa. Outra vantagem da cultura é a safra em período diferente do açaí-de-touceira, o que possibilita renda para as famílias em épocas distintas do ano. No município de Anori, principal fornecedor de frutos para Codajás, centro de produção e processamento de açaí com qualidade reconhecida por Indicação Geográfica (IG), mais de 90% dos plantios são formados com açaí-solteiro.

Para viabilizar a expansão sustentável da cultura, a Embrapa, por meio de suas Unidades do Amazonas e Acre, atua para estabelecer um programa de melhoramento genético do açaí-solteiro. Entre os objetivos da iniciativa está a realização de estudos de variabilidade genética da espécie para obtenção de cultivares com características de interesse dos produtores, como alta produtividade e qualidade de polpa, reduzido crescimento em altura e precocidade de produção. Outro desafio para a pesquisa é a recomendação de técnicas adequadas para manejo da cultura. 

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), Maria do Rosário Lobato Rodrigues, a produção de mudas de qualidade de açaí-solteiro pode contribuir para aumentar a produtividade e rentabilidade tanto de cultivos implantados como de áreas extrativistas, com o enriquecimento de populações nativas. Entretanto, a cultura exige estudos contínuos para aprimoramento do sistema de produção de mudas e garantia da sustentabilidade dos açaizais. 

“Além da seleção do material genético a ser cultivado, para o sucesso dos plantios comerciais é fundamental contar com um sistema de produção de mudas que proporcione taxas reduzidas de replantio, menor índice de mortalidade pós-plantio e plantas com produção precoce. Essas características reduzem custos na implantação, favorecem a ampliação das áreas de cultivo e permitem a oferta de frutos de qualidade, em larga escala, para agroindústrias da região, gerando mais renda para os produtores”, defende a pesquisadora.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Governo da Paraíba integra programação do 2º Agropalma, em Boa Vista

Judiciário14 horas ago

Novo Código Eleitoral: debatedores criticam banimento de contas

Nacional14 horas ago

Debatedores criticam novas regras para partidos e candidaturas na CCJ

Politíca14 horas ago

Daniella Ribeiro destaca avanços do programa Antes que Aconteça

Educação & Cultura14 horas ago

Autorização de uso de recursos parados na educação vai à Câmara

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Sicoob marca presença na Agrishow e reforça compromisso com o agronegócio brasileiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Alta produção de biomassa impulsiona uso da BRS Capiaçu na geração de energia renovável

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Protocolo viabiliza mudas em larga escala para o cultivo sustentável de açaí-solteiro na Amazônia

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Novo sorgo granífero supera 6 toneladas por hectare e chega ao mercado com alta produtividade

CIDADE1 dia ago

Prefeito Caio Camaraense paga salário dos servidores em dia e injeta mais de R$ 3 milhões na economia de Cuité

CIDADE1 dia ago

120 dias de Tacyana Leitão marcam transformação e resultados concretos

CIDADE1 dia ago

Santa Rita: Comunidades rurais se revoltam e cobram Justiça do MP — “Chega de esperar!”

CIDADE1 dia ago

Prefeitura de Guarabira entrega UBS em Itamatay, que contará com atendimento odontológico

Politíca1 dia ago

Camila destaca a importância dos profissionais de educação física e faz apelo para o Governo sancionar a lei que garante o acesso livre nas academias

Politíca1 dia ago

Dia do Trabalhador: Paraíba tem 30 mil pescadores e projeto de Jutay institui cuidados com a saúde desses profissionais

CIDADE1 dia ago

Bruno volta a celebrar os bons resultados econômicos e sociais de Campina que foram destaque na mídia nacional

Politíca1 dia ago

ALPB lança coletânea de Legislações Estaduais sobre o Autismo e instala Sala de Estabilização Sensorial

Judiciário1 dia ago

OAB-PB cobra apuração rigorosa do TJPB em suposta manipulação de dados e registros processuais

Nacional1 dia ago

💥 Família Bolsonaro se livra de mais uma arapuca: PGR enterra acusação de imóveis comprados com dinheiro vivo

Esporte1 dia ago

Encarnado é a cor do cão! A Seleção não vai vestir a farda dos ditadores!

Nacional2 dias ago

O Envolvimento do PT e de Lula em escândalos de corrupção: Um olhar jornalístico

ESTADO2 dias ago

Oxente! Agora é mulher quem manda: Allana Galdino entra pra história e vira a primeira conselheira do TCE da Paraíba

Nacional3 dias ago

🇧🇷 Camisa vermelha na Seleção? Só se for pra enterrar a liberdade! Aqui é Brasil, cabra safado! E aqui quem manda é o povo, não comunista de gabinete!

CIDADE3 dias ago

Procon-JP alerta consumidor que corte de luz ou água não pode ocorrer às sextas, finais de semana e feriados

ESTADO3 dias ago

Saúde encerra Curso de Aperfeiçoamento sobre Regulação do SUS para Profissionais da 2ª Macrorregião

Segurança Pública3 dias ago

Operação da Cagepa flagra furto de água tratada em adutora do Cariri

ESTADO3 dias ago

Assistência Farmacêutica de João Pessoa passa a funcionar em novo prédio em maio e fecha para balanço nesta quarta (30)

ESTADO3 dias ago

João Azevêdo libera parte superior do Viaduto Luciano Agra para tráfego de veículos nesta quarta-feira

ESTADO3 dias ago

Cagepa investe mais de R$ 1 milhão em expansão de sistema de esgoto em Cuiá, em João Pessoa

Esporte3 dias ago

Governo da Paraíba publica lista de beneficiários do Bolsa Esporte 2025

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde3 dias ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional3 dias ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde3 dias ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional3 dias ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde3 dias ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 semana ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 semana ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 semana ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura1 semana ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA1 semana ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde1 semana ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional2 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br