Connect with us

Educação & Cultura

Trabalhadores da educação defendem 10% do PIB para execução do novo PNE

Presidida por Teresa Leitão, Comissão de Educação ouviu sugestões do profissionais do setor para o novo PNE

Enquanto o Brasil melhorou seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), subindo cinco posições no ranking global, impulsionado pela melhora na renda e nos dados sobre a saúde, o desempenho na área da educação continua estagnado, sem avanços desde antes da pandemia de covid. No entendimento dos representantes dos trabalhadores da educação, que participaram de audiência na Comissão de Educação (CE), nesta terça-feira (6), o cenário só será revertido se o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) assegurar, entre as prioridades, um financiamento equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

A discussão, proposta pela presidente da comissão, senador Teresa Leitão (PT-PE), faz parte do ciclo de debates sobre o Projeto de Lei (PL) 2.614/2024 que estabelece o novo PNE para os próximos dez anos. Proposto pelo Poder Executivo, a partir do documento aprovado na Conferência Nacional Extraordinária de Educação (2024), a matéria institui metas e diretrizes da educação nacional e ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados. Em seguida, o projeto será enviado para análise do Senado. 

Os participantes destacaram os dados divulgado nesta terça-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Segundo o relatório, o Brasil passou da 89ª para a 84ª colocação entre 193 nações analisadas, com base em dados referentes ao ano de 2023.

O avanço foi impulsionado, principalmente, pelos indicadores de renda e saúde, que mostram sinais de recuperação após os impactos causados pela pandemia da covid-19. No entanto, o desempenho na área da educação, conforme o estudo, tem comprometido a evolução no índice geral. Um dos apontamentos é que o tempo médio de estudo da população brasileira segue abaixo do ideal.  

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, a estagnação só será superada com investimento adequado para enfrentar o analfabetismo, retomar matrículas na educação básica e combater desigualdades estruturais. Ele citou a concentração de renda e políticas que beneficiam “a minoria dos brasileiros”, como o uso de recursos públicos para pagar juros da dívida pública. 

— Em 2024, enquanto 42,96% dos impostos arrecadados no país foram para as mãos dos ricos, milionários, bancos, para a mão da minoria […], o investimento em educação ficou em 12,95% — disse. 

A mesma defesa foi feita pela vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Raquel Dias Araújo. Ela lembrou que desde 1998, com a discussão do primeiro PNE — o país já contou com a aprovação e execução de dois PNEs — houve o consenso da aplicação de 10% do PIB na educação. Ela apontou o financiamento como a alma do Plano Nacional de Educação e que o projeto não pode apresentar um retrocesso nesse sentido. 

— Há um recuo em relação aos 10%, que estava previsto no documento de 1998. Então nós estamos há 30 anos perseguindo os 10%, quando hoje nós conseguimos chegar a apenas 5,5% para toda a educação, incluindo a privada — alertou. 

O projeto do novo PNE estabelece uma aplicação progressiva que vai de 7% (até 6º ano de vigência) a 10% do PIB, em 2034.

Além da questão orçamentária, Teresa Leitão indicou que outras demandas da sociedade estão sendo apresentadas à comissão e que serão levadas em consideração na formulação do texto final. Ela disse que a meta é aprovar o PNE até o final de 2025 para que ele possa entrar em vigor em 2026. 

— Esse plano carrega muita legitimidade social, ele é fruto de um debate da Conferência Extraordinária de Educação, que só debateu o plano. Não é uma peça perfeita, se não já estaria aprovada. Ela está vindo para cá justamente para ser emendada, aperfeiçoada, tanto por nós, parlamentares, como pelas emendas da sociedade que a gente for acatar ou não. 

Já o senador Izalci Lucas (PL-DF) indicou como sugestão a responsabilização do gestor público pela eventual queda de desempenho do ente federado nos índices educacionais seja a nível, federal, estadual ou municipal. Enquanto não se responsabilizar o gestor público e não avançar na definição do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), o PNE ficará, novamente, apenas no plano das intenções. 

— Um dos gargalos do Plano Nacional de Educação é uma Lei de Responsabilidade Educacional. Não tem lógica, um prefeito receber uma educação num determinado nível e durante os quatro anos piorar a situação. Ele tem que ser responsável por isso, assim como o governador, o presidente da República, como o secretário. Cada uma dentro das suas responsabilidades. 

Ensino superior

O presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Francisco Wellington Duarte, avaliou ser preciso aprimorar alguns dispositivos do texto para garantir a ampliação do acesso, permanência e conclusão no ensino superior. 

Entre eles, a garantia de financiamento do ensino superior e técnico, a regulamentação do ensino à distância, a adoção das novas tecnologias, o fortalecimento da pesquisa e da produção científica, e a formação cidadã com foco no combate às desigualdades regionais. 

Para ele, o Brasil só será uma “nação forte e respeitada” quando priorizar o investimento em educação.

— É preciso que o atual nível de desligamento dos atuais alunos e alunas, hoje em torno de 50%, seja combatido. A formação cidadã e mudanças curriculares alinhadas às transformações sociais e as novas demandas do mundo do trabalho sem, entretanto, tornar essa formação totalmente alinhavada com o mercado. Assim como a expansão, regionalização e interiorização da educação superior de forma articulada ao desenvolvimento econômico e social. Um olhar qualificado para os desníveis regionais do Brasil — disse.

Valorização dos profissionais 

Já a diretora do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Andréa Pereira Moraes, a previsão orçamentária estabelecida no projeto, que é de até 7,5% ao final da sua implantação, está na contramão das metas e estratégias. Enquanto o texto fala em ampliar matrícula, permanência e as conclusões dos alunos, não trata, efetivamente, de ampliar o financiamento para bancar a valorização e formação dos profissionais da educação.

— Como é que a gente pretende dizer que vai cumprir as metas diante dos cortes orçamentários? Como é que a gente pode pressupor uma qualidade no ensino se isso não está sendo passado?  — questionou. 

Os participantes da audiência ainda classificaram como retrocessos no projeto de lei o dispositivo que permite à rede pública de educação a contratação de 70% de profissionais da educação por concurso público. O plano que está hoje em vigor estabelece um teto de 90% para contratação de profissionais do magistério por certame público, no entanto, conforme Heleno Manoel Filho, atualmente a rede possui  51,6% dos professores contratados sem concurso.

Enquanto ocoordenador da Secretaria de Assuntos Educacionais e Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee),Allyson Queiroz Mustafá, defendeu que o novo PNE também aponte rumos para a regulamentação da educação privada no país, com a aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE). 

Para ele, o Brasil apresenta hoje um cenário de “mercantilização da educação privada”, com cerca de seis grandes grupos educacionais do ensino superior com mais de 50% das matrículas. Segundo ele, essa financeirização tem se estendido para o ensino básico, disputando, inclusive, o orçamento público em situações de gestão compartilhada e aquisição de materiais didáticos. Ele defendeu, especialmente, que o novo PNE preveja o cumprimento, pela rede privada, de parâmetros mínimos de qualidade do ensino e de valorização do trabalhador, por meio do cumprimento, por exemplo, do piso nacional do magistério. 

— Na Bahia, por exemplo, nosso piso do setor privado é de R$ 11,20. Isso significa o mínimo da hora aula de um professor é de R$ 11,20. O que é absolutamente insuficiente, não garante atração para a carreira, é uma demonstração que ajuda a descontrair a ideia de que no setor privado há uma condição de trabalho, há uma valorização, muito diferentes e muito maiores do que no setor público, e não é real. 

Técnicos administrativos 

Por outro lado, o coordenador de Educação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sandro de Oliveira Pimentel, observou que os trabalhadores técnico-administrativos foram deixados a margem pelo projeto de lei. Ele alegou que esses trabalhadores precisam ser olhados como sujeito no processo de implantação do PNE, com a inclusão de uma meta específica buscando a sua valorização. 

— Nós somos essenciais ao funcionamento das universidades, precisamos aprimorar a nossa carreira. Precisamos garantir melhores condições de trabalho. Precisamos que estejamos como sujeito no acompanhamento de todas as fases de implantação do novo PNE. 

Objetivos, metas e estratégias

A proposta do novo PNE foi elaborada pelo Ministério da Educação a partir das contribuições de um grupo de trabalho, da sociedade, do Congresso Nacional, de estados, municípios e conselhos de educação. 

O texto também inclui sugestões da Conferência Nacional de Educação, realizada em 2024. Para cada objetivo previsto no plano, foram estabelecidas metas que permitem seu monitoramento ao longo do decênio. São 58 metas, comparáveis com os 56 indicadores do PNE 2014-2024 (que foi prorrogado até dezembro de 2025).

Para cada meta, há um conjunto de estratégias com as principais políticas, programas e ações (envolvendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios) para que os objetivos propostos sejam alcançados.

Fonte: Agência Senado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca11 horas ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional14 horas ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde16 horas ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde16 horas ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde16 horas ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública16 horas ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública16 horas ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE17 horas ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO17 horas ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde17 horas ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO17 horas ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO17 horas ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO17 horas ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO17 horas ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura17 horas ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura17 horas ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário18 horas ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca18 horas ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

ECONOMIA18 horas ago

Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

ECONOMIA18 horas ago

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo; veja como economizar

Educação & Cultura18 horas ago

Fundeb: reajuste garante quase R$ 1 bilhão a mais em 2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Seguro Rural: liberados R$ 179 milhões para a contratação no mês de maio

Esporte18 horas ago

Seleção Brasileira agora tem dono? Pai de Neymar bota banca e tira técnico como se fosse síndico de prédio — e a CBF abaixa as orelha!

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde16 horas ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde16 horas ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde16 horas ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br