CIDADE
Desapropriação da Comunidade São Domingos é destaque na CMJP
Bosquinho (PV) tentou tranquilizar os moradores da Comunidade, na sessão ordinária

O vereador Bosquinho (PV) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária, para tranquilizar os moradores da Comunidade São Domingos, no Altiplano Cabo Branco, em relação ao processo de desapropriação pelo qual passam. O parlamentar tentou esclarecer um mal-entendido que circula nas redes sociais sobre a sua atuação na comunidade.
Durante seu pronunciamento, ele exibiu um vídeo onde aparece, no final do ano passado, comemorando com os moradores da Comunidade a ordem de serviço, assinada pelo prefeito Cícero Lucena, para calçamento de todas as ruas da localidade. Em seguida surge uma narração sobre uma notificação do Ministério Público (MP), entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em 1º de maio deste ano, solicitando aos moradores da localidade a desocupação de suas casas, sem garantia de realocação ou reintegração.
“Preciso, primeiramente, falar do nosso trabalho pela cidade de João Pessoa, que nos conduziu aqui pelo quinto mandato consecutivo. A ordem de serviço assinada no ano passado autorizou o serviço de pavimentação da região. Aprovamos diversas demandas dos moradores da Comunidade, como as reformas do CREI José de Carvalho e da escola Anita Trindade, a construção de três praças e a reurbanização do canteiro central da localidade, além de drenagens na região. Sei que os moradores conhecem nosso fazer político”, destacou o vereador.
De acordo com ele, devido a uma situação que ocorre há 20 anos, desde 2005, a Prefeitura deu ciência aos moradores de uma notificação do Ministério Público, com o prazo de 90 dias para desocupação de suas residências, sob pena de demolição. “Uma notícia dessas deixa todos com problemas emocionais e com incertezas sobre seu futuro. Já conversei com o prefeito Cícero Lucena, secretários municipais e com a Procuradoria em busca de uma solução para essa situação. Fui informado de que a Secretaria de Habitação realizará um cadastro para saber quantas famílias residem na região, para que a reurbanização da comunidade ocorra sem prejuízos para os moradores”, explicou.
Em aparte, os vereadores Raoni Mendes (DC), Guguinha Moov Jampa (PSD) e Marcos Henriques (PT) prestaram solidariedade a Bosquinho, por sua imagem nas redes socais, e aos moradores da Comunidade por conta da situação de instabilidade. “Preciso me solidarizar com Vossa Excelência pelo uso de sua imagem nas redes socais. Também devo esclarecer que a situação da Comunidade São domingos ocorre devido a um processo que se desenrola desde 2005. Estamos atentos e vamos garantir a tranquilidade àquela comunidade”, enfatizou Raoni Mendes.