ESTADO
Sudema promove Curso de Boas Práticas Ambientais para pessoas que causam danos ao meio ambiente

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, nessa terça (13) e quarta-feira (14), mais uma edição do Curso de Boas Práticas Ambientais, voltada para pessoas que cometeram infrações relacionadas ao uso de materiais, bens ou equipamentos que causam danos ao meio ambiente. O curso aconteceu em dois turnos, na sede provisória da autarquia, no Centro de João Pessoa, reunindo atividades educativas com foco na conscientização e mudança de comportamento.
A ação é promovida pela Sudema, por meio de uma ação conjunta da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) e Divisão de Fiscalização (DIFI), unindo conhecimentos técnicos e pedagógicos para promover a reflexão sobre os impactos ambientais das infrações cometidas. A programação inclui aulas teóricas, dinâmicas em grupo e finalizada com uma avaliação.
“O curso de Boas Práticas Ambientais tem como objetivo promover a reeducação ambiental de pessoas que cometeram infrações. A proposta é que compreendam os impactos causados ao meio ambiente e adotem uma nova postura diante dessas questões”, explicou a coordenadora da Ceda, Lívia Cavalcante. “Também buscamos socializar informações que nos ajudem a formar uma nova consciência ambiental, mais crítica e comprometida com a preservação dos recursos naturais”, completou.
Para o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, ações como essa reforçam o caráter educativo da política ambiental do Estado. “Mais do que aplicar avaliações, nosso papel é orientar e transformar comportamentos. Esse curso contribui para evitar a reincidência de práticas que prejudicam o meio ambiente e fortalecer a atuação da Sudema como agente de educação e prevenção”, afirmou.
A participação no curso é obrigatória para infratores que tenham essa medida definida em seus processos administrativos. As edições são realizadas conforme a demanda, com foco na sensibilização e no fortalecimento da cidadania ambiental.