Politíca
Reunião de Ruy com presidente Lula e Ministro da Saúde garantem avanço na distribuição de materiais especiais para pessoas com autismo através do SUS

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o deputado federal Ruy Carneiro revelaram que o Governo Federal está avançando na análise da proposta pelo parlamentar para oferecer a distribuição gratuita de materiais especiais para pessoas com autismo pelo Sistema Único de Saúde. A informação foi divulgada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante viagem à China.
Segundo o Ministro, a partir de agora, a comissão que define a incorporação de itens incluídos no rol do SUS já passou a fazer o estudo de previsões para garantir que abafadores auditivos, colete sensorial e massas de comunicação alternativas sejam distribuídos como parte das ações de assistência a pessoas com deficiência.
“Parabéns, deputado Ruy Carneiro. Tratamos esse assunto e já vamos encaminhar direto para uma comissão, que por lei, definir a incorporação de itens do SUS, aqueles que o SUS pode garantir e comprar. Vamos encaminhar essa solicitação para análise dessa comissão, que é formada por representantes do governo, da sociedade e por especialistas”, detalhou Padilha.
A proposta apresentada por Ruy, que também já tramita em formato de Projeto de Lei no Congresso Nacional, defende que o custo dos materiais não é alto e o impacto positivo deles na rotina das famílias de pessoas com TEA é extremamente positivo.
“O colete sensorial, a pasta de comunicação alternativa e o abafador auditivo transformaram a vida de milhares de pessoas com TEA que oferecem acesso de forma particular. Nossa luta é garantir que esse direito seja ampliado para todas as famílias brasileiras que convivem diariamente com o transtorno do espectro autista, principalmente aqueles de baixa renda. Uma reunião importante com o presidente Lula e com o ministro Padilha sobre essa questão, para possibilitar que o SUS possa fornecer e distribuir os materiais especiais”, destacou o deputado.
Na oportunidade, Padilha ainda reforçou a prioridade de que o Ministério da Saúde e o Governo Federal tenham dado ao tema, inclusive com uma novidade recente inserida na nova Caderneta de Saúde da Criança, lançada recentemente de forma digital.
“Todo pai, toda mãe, professores e as famílias podem ver que a carteira tem ali uma ala direcionando como fazer o roteiro do diagnóstico, de uma suspeita do transtorno do espectro autista. O diagnóstico precoce é muito importante nesses casos para poder potencializar essa criança, cuidar dessa criança, disponibilizar as vagas adequadas na escola, na saúde, nos equipamentos públicos”, finalizou o Ministro.