Connect with us

Internacional

Europa discute usar força nuclear francesa para sua proteção

Há 60 anos, a França apresentava ao mundo seus mísseis nucleares. Hoje, Macron sugere usá-los para defender não só seu país, mas também o continente. Oferta tem vários obstáculos

O submarino nuclear francês Le Triomphant, que integra a "Force de Frappe"

Paris, 14 de julho de 1965: Dia Nacional da França. Entre cavalaria, música marcial e colunas de tanques, algo incomum aparece de repente no desfile militar no centro da capital francesa: mísseis nucleares em plataformas de lançamento móveis. Enquanto isso, bombardeiros Mirage sobrevoam o local. Pela primeira vez, a França apresentava ao mundo sua arma de dissuasão nuclear – a Force de Frappe (força de ataque).

Nas décadas seguintes, ela se tornou peça central estratégica da política de defesa francesa, com controle puramente nacional e totalmente independente. A bomba não apenas deu à França um lugar garantido no exclusivo clube das potências nucleares, mas também uma ferramenta de poder político. Mas uma ferramente cara: mais de 10% do orçamento de defesa é gasto anualmente em sua manutenção e modernização – ônus considerável, considerando a alta dívida nacional do país.

Dissuasão francesa: soberana, minimalista e defensiva

A doutrina nuclear da Force de Frappe praticamente não mudou desde Charles de Gaulle. Ela serve para proteger os “interesses vitais” da França – uma expressão deliberadamente vaga que pode, ou não, incluir parceiros europeus numa emergência. De acordo com a doutrina, o uso de armas nucleares só é previsto em casos extremos de autodefesa. A decisão cabe exclusivamente ao presidente da República.

Os chefes de Estado franceses, desde De Gaulle a Nicolas Sarkozy, enfatizaram repetidamente que esses interesses vitais também têm uma dimensão europeia. Mas essas declarações permaneceram simbólicas. Não havia uma vontade real de compartilhar a bomba, pelo menos não publicamente – até a chegada de Emmanuel Macron.

Ponto de virada de Macron

Desde que assumiu o cargo em 2017, Macron não mudou a estratégia nuclear da França – mas deu a ela um toque europeu. Em um discurso de abertura na École de Guerre em fevereiro de 2020, ele declarou que a dissuasão francesa também serve à segurança da Europa e ofereceu um diálogo estratégico com os parceiros europeus. Isso foi amplamente ignorado em Berlim, por medo de minar a promessa dos EUA de proteger a Europa.

Entrevista em horário nobre: Macron fala sobre seus planos nucleares na TV

Mas agora o tom está mudando: “A França fez a oferta de pelo menos conversar sobre o assunto – eu aceito essa oferta”, declarou Friedrich Merz logo após tomar posse como chanceler federal alemão. Merz disse poder imaginar ter os mísseis franceses e britânicos como um complemento ao guarda-chuva dos EUA.

“Não podemos substituir a proteção nuclear dos Estados Unidos no âmbito da aliança da Otan na Europa com nossas próprias forças”, disse o chanceler. Até agora, Merz deixou em aberto, entretanto, a questão sobre se a Force de Frappe também poderia ser considerada como substituta do guarda-chuva dos EUA em uma emergência.

O que a França oferece

A França não está propondo uma bomba nuclear europeia comum, mas uma corresponsabilidade nuclear gradual. No âmago está a oferta de Macron de um diálogo estratégico: os parceiros europeus devem ser convidados a entender melhor a doutrina nuclear francesa, para ajudar a pensar em cenários possíveis e participarem de manobras como observadores. Já em 2024, um avião-tanque italiano participou de um exercício militar francês.

Esse longo debate teórico está se tornando cada vez mais concreto. Em uma entrevista na terça-feira, Macron afirmou que a Polônia expressou o desejo de estacionar armas nucleares francesas em seu território – de forma análoga ao compartilhamento nuclear na Alemanha, onde bombas nucleares dos EUA ficam armazenadas em Büchel, no estado de Renânia-Palatinado, e caso necessário são levadas até o alvo por jatos alemães da Bundeswehr.

Macron disse estar preparado para discutir uma extensão do guarda-chuva nuclear francês “com todos os parceiros que assim desejarem” e, pela primeira vez, não descartou publicamente estacionar armas nucleares francesas em outros países da UE.

Merz e Macron em Paris: alemão pode imaginar ter mísseis franceses e britânicos como complemento ao guarda-chuva dos EUA

Segundo o principal especialista em segurança da França, Bruno Tertrais, na franqueza de Macron está embutido um sinal: “Enquanto as armas nucleares dos EUA estiverem estacionadas na Europa, não há razão, do ponto de vista francês, para discutir se as bombas francesas devem ser armazenadas na Alemanha ou em outro lugar”, afirmou.

Mas a França já está trabalhando para direcionar mais fortemente sua infraestrutura nuclear para a Europa. Nos próximos anos, uma base militar em Luxeuil-Saint Sauveur, a apenas 100 quilômetros da fronteira com a Alemanha, será modernizada para abrigar uma base de armas nucleares para os caças Rafale. Esse é um sinal de que a França não apenas quer manter sua capacidade nuclear, mas também expandi-la e aproximar a Force de Frappe da Europa Central.

O que trava o projeto

A França tem atualmente cerca de 300 ogivas nucleares. Elas são suficientes para a dissuasão nacional, mas não para um sistema de defesa pan-europeu. Os sistemas de lançamento, submarinos com mísseis balísticos e sistemas aéreos são adaptados aos perfis operacionais da França.

“Quero promover um debate, mas a França não pagará pela segurança dos outros”, deixou claro o presidente francês. “Não será às custas do que precisamos para nós mesmos. E a decisão final cabe ao presidente da República, o comandante-em-chefe das Forças Armadas.”

A mensagem implícita: uma expansão confiável do escudo de dissuasão francês exige maiores capacidades – mais lançadores, infraestrutura adicional, exercícios mais intensos. A França pode fazer isso, mas não está preparada para financiar a empreitada sozinha. Quem quiser ser protegido, tem que participar – política, logística e financeiramente.

Base Aérea de Büchel, na Alemanha: cerca de 20 bombas nucleares dos EUA estão estacionadas no local

No entanto, Macron exclui categoricamente compartilhar com os parceiros o controle ou o poder de decisão sobre o uso das armas nucleares. Mas isso não é muito diferente do atual programa de compartilhamento nuclear. O Grupo de Planejamento Nuclear (NPG) da Otan discute, mas não decide. A decisão final de utilização cabe exclusivamente ao presidente dos EUA e, portanto, atualmente a Donald Trump.

Paralelos históricos

O atual debate nuclear tem um precedente histórico: na década de 60, havia planos em Washington para uma força nuclear multilateral (MLF, na sigla em inglês) – uma frota da Otan com armas nucleares conjuntas. Charles de Gaulle rejeitou o projeto e sinalizou um outro plano para a Alemanha: “Certamente vocês não acreditam que os americanos lhes concederão alguma influência real na MLF. Por que não se juntam a nós?”, o presidente francês teria dito ao secretário de Estado do Ministério do Exterior da Alemanha em 1964. No entanto, nem o MLF nem um componente nuclear franco-alemão foram concretizados.

Então, em 14 de julho de 1965, a França apresentou ao mundo sua força nuclear puramente nacional. Se a Force de Frappe se tornará mais europeia 60 anos depois, não depende apenas de Paris, mas também de Berlim, Varsóvia – e Washington.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública47 minutos ago

Operação Retomada: A maracutaia que mexeu com o dinheiro dos aposentado – E o bicho pegou!

Segurança Pública3 horas ago

Projeto regulamenta uso de drones por órgãos de segurança pública e forças armadas

Segurança Pública4 horas ago

Projeto determina que crime de estupro de vulnerável seja julgado no domicílio da vítima

Educação & Cultura4 horas ago

Especialistas discordam sobre idade adequada para alfabetização das crianças em debate sobre novo PNE

Educação & Cultura4 horas ago

Projeto isenta ensino superior municipal de contribuição para fundo do Fies

Esporte4 horas ago

Proposta amplia, rigor contra danos causados por torcidas organizadas

CIDADE4 horas ago

Prefeitura inscreve para 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

CIDADE4 horas ago

João Pessoa tem mais de 80 mm de chuvas em 24 horas, mas sem registro de ocorrências graves

CIDADE4 horas ago

Dezessete Câmaras de Vereadores têm as contas aprovadas pela 1ª Câmara do TCE

CIDADE4 horas ago

Defesa Civil de Cabedelo realiza trabalho de monitoramento pela cidade devido às fortes chuvas

Saúde4 horas ago

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de profilaxia pré-exposição

ESTADO4 horas ago

Procon Estadual realiza pesquisa de carnes e confirmadiferença de R$16,00 no preço do quilo da carne de sol

ESTADO4 horas ago

Cagepa realiza manutenção de adutora e interrompeu abastecimento de localidades da Região Metropolitana de Campina Grande

ESTADO5 horas ago

SES promove oficina do Projeto Telenordeste e reforça acesso a especialistas nas Unidades Básicas de Saúde

ESTADO5 horas ago

Sedap-PB realiza reunião nesta sexta-feira sobre a atualização cadastral dos rebanhos em Guarabira

ESTADO5 horas ago

Dois artistas plásticos vão representar a Paraíba na Bienal Internacional do Salon Révélation de Paris

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Show com Japãozin e tributo a Antônio Barros e a Biliu marcam inauguração do Centro de Convenções de Campina Grande dia 21

Segurança Pública5 horas ago

Paraíba sedia Simpósio Nacional da Rede de Escolas e Academias Penais

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Governo da Paraíba promove nova fase do Circuito Game Dev Quest para lançar jogos no mercado digital

Esporte5 horas ago

Capital paraibana recebe Triatlo Meia Distância João Pessoa, neste domingo (18)

Educação & Cultura5 horas ago

‘Escritas nas Estrelas’ da FCJA retorna com exposição nesta sexta-feira (16)

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Dia da cenoura reúne cadeia internacional

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

CNA aciona STF contra embargos a produtores sem direito a ampla defesa

Saúde5 horas ago

Covid-19 causou maior queda da expectativa de vida da história recente

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Embrapa apresenta cerca de cem tecnologias na AgroBrasília 2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Agricultores que conservaram a floresta começam a receber R$ 2,2 milhões do Projeto Floresta+ Amazônia

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Pesquisa sobre uso da palma forrageira na alimentação animal pode baratear ração e impulsionar produção de leite e carne no Nordeste

Educação & Cultura6 horas ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO6 horas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

Educação & Cultura6 horas ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO6 horas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

Internacional6 horas ago

QUAIS PAÍSES DISPUTAM A CAXEMIRA?

ECONOMIA6 horas ago

QUAL POSIÇÃO O REAL OCUPA EM VALORIZAÇÃO FRENTE AO DÓLAR?

ECONOMIA1 dia ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura1 dia ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura2 dias ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde2 dias ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA2 dias ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura6 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional6 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde6 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional6 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde1 semana ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 semana ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 semana ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br

Как правильно Не паникуйте: 10+ проверенных способов спасения пересоленной