CIDADE
Banco do Nordeste comemora 18 anos do centro cultural de Sousa e patrocina eventos juninos da Paraíba
Apresentação no teatro multifuncional Ariano Suassuna, do CCBNB

O mês de junho é destaque para a cultura nordestina e para as ações do Banco do Nordeste (BNB) com o segmento, na Paraíba. No dia 25, o centro cultural de Sousa completa 18 anos. Uma edição especial do Arraial do CCBNB promete movimentação pública no mês de aniversário, no período de 18 a 21. O equipamento é considerado a principal “vitrine” para artistas de diversas linguagens, sendo um elo entre a produção local e o circuito artístico nacional, em pleno Sertão paraibano.
Além de comemorar o aniversário do centro cultural, o BNB também reforça as manifestações dos principais eventos juninos da Paraíba. São pelo menos dez programas espalhados pelo estado, que contam com o patrocínio do BNB. Como destaque, estão os festejos de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Esperança e Santa Luzia, entre outros.
O superintendente estadual do BNB, Rudrigo Araújo, ressalta a importância da mobilização artístico-cultural e dos equipamentos e serviços oferecidos nas cidades, no mês de junho. “Trata-se de um mês especial para o Nordeste, em que celebramos a cultura regional, na sua tradição e modernidade. Além disso, temos um centro cultural que há 18 anos realiza o intercâmbio de linguagens entre as artes produzidas no nosso estado e no país. Como instituição de fomento, observamos o viés da cultura como elemento de valorização da identidade do nosso povo e também mobilizador da economia local”, o superintendente.
Centro cultural de Sousa
Prestes a completar 18 anos, o CCBNB Sousa chama atenção pela arquitetura e pelas instalações. O prédio ocupa três pavimentos, distribuídos numa área total de 1.400 m². Os espaços são divididos entre biblioteca, mini-auditório, teatro multifuncional, salas de escritórios, galerias e espaços de exposição.
No calendário anual do equipamento, o público tem acesso a eventos, como a Mostra de Artes Cênicas, o Abril para Leitura, o Arraial do CCBNB, o Rock Cordel, o Agosto das Artes e a Mostra BNB do Audiovisual Paraibano.
O centro cultural já recebeu, ao longo dos anos, mais de 2,5 milhões de visitações. Recentemente, uma das atrações do local foi a aula espetáculo “Na trilha do mestre”, em que João Suassuna – neto do escritor paraibano Ariano Suassuna –, promoveu um grande diálogo com o público, ao apresentar as principais ideias do escritor premiado.