Politíca
Tovar afirma que mesmo sem incentivo do Estado, Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil
O Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)aponta que a Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil com um rebanho caprino de 19.397 cabeças. Segundo dados da pesquisa, 72% do total de leite de cabra produzido é comercializado, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões. Apesar da posição de destaque, os produtores paraibanos enfrentam dificuldades com a precariedade do Programa do Leite, a falta de incentivos e com o atraso no pagamento do produto fornecido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Dia Internacional do Leite, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lamentou a situação vivida pelos produtores de leite na Paraíba que sofrem com o descaso por parte do Estado. O parlamentar voltou a cobrar um posicionamento do Governo da Paraíba quanto ao pagamento do produto que continua sem ser realizado, completando mais de quatro meses de atraso.
“O Programa do Leite mostrou de forma exitosa que os produtores do semiárido têm a capacidade de se organizar em uma cadeia produtiva, que embora pequena, representa a maior fonte de ingresso econômico da pecuária leiteira da Paraíba. Mesmo com toda dificuldade enfrentada, o Programa Leite da Paraíba é referência de modelo de distribuição de renda e combate a fome no estado. Imagine se tivéssemos incentivos por parte do Estado para que os produtores pudessem trabalhar com mais segurança. Teríamos muito mais paraibanos atendidos dentro desse programa, sem contar no fortalecimento do setor e da economia”, afirmou Tovar.
Os produtores paraibanos estão preocupados com o atraso e com a possibilidade de chegar o período eleitoral e o recurso não ser mais liberado. O problema é que falta a transferência dos recursos por parte do Governo Federal e também conta a morosidade por parte do Governo do Estado em resolver o impasse. “A preocupação é que o atraso por parte dos governos possa prejudicar os produtores de leite pelo resto do ano”, lamentou Tovar.
Bovinos – A pesquisa do IBGE mostra ainda que a produção pecuária do estado também conta com um efetivo de 1 milhão de bovinos contabilizados em 2017, que foi responsável pela produção de 205 milhões de litros de leite de vaca. Em relação a criação de aves, que inclui galinhas, galos, frangas e frangos, a Paraíba possuía 12,1 milhões de cabeças e uma produção que chegou aos 44 milhões de dúzias de ovos.
Produção – Hoje são produzidos em média 8 mil litros de leite diariamente para o PAA Leite. No governo Cássio, em 2009, o Programa atendia os 223 municípios paraibanos, com a meta de 120.168 litros de leite por dia, distribuídos com famílias de baixa renda que tinham crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, nutrizes e idosos na faixa de 60 anos ou mais.