Politíca
Tovar destaca que Paraíba é único estado com duas representantes no Rotas Criativas do Brasil
A Paraíba é o único estado brasileiro com duas representantes no programa Rotas Criativas do Brasil, do Ministério do Turismo. João Pessoa, no segmento de artesanato e artes populares, e Campina Grande, no segmento Artes Midiáticas. Nesta segunda-feira (27), o ministro do Turismo, Carlos Brito, desembarca na Capital paraibana para lançar uma websérie que terá o objetivo de promover as 12 cidades brasileiras que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Para o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), a iniciativa garante o fortalecimento do turismo paraibano, sobretudo em João Pessoa e Campina Grande.
“Essa é uma experiência importante, pois vai garantir ainda mais divulgação das forças dessas duas cidades paraibanas. Enquanto secretário Planejamento de Campina Grande, trabalhamos para o fortalecimento dessa potencialidade que é o setor de tecnologia. Agora, a Unesco e o Ministério do Turismo reconhecem essa potencialidade e a coloca como destaque no Brasil”, disse Tovar, lembrando que os governos Romero e Bruno tiveram forte atuação para inserir Campina no projeto.
Cada uma das cidades tem um episódio próprio na websérie dedicado a retratar os talentos criativos locais, por meio da arte, da gastronomia, do design, da música, do artesanato, das mídias e do cinema, percorrendo atrativos que utilizam a criatividade como plataforma de inovação e reinvenção de lugares.
Unesco – A Rede de Cidades Criativas, criada em 2004, reconhece esforços para posicionar a economia criativa no centro dos planos de desenvolvimento urbano, a partir de projetos turísticos e culturais. Outras seis localidades brasileiras integram o grupo e também serão estrelas da websérie: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música, e Santos (SP), no cinema.
No último ano, mais dois municípios brasileiros passaram a fazer parte da rede: Campina Grande (PB), reconhecida em artes midiáticas – única cidade do país a possuir o título na categoria -, e Recife (PE), na música.