Educação & Cultura
Adolescentes, participantes de ONG, iniciam curso ofertado por empresa de tecnologia
Por: Thiago Gonçalo
Hoje é 02/07, Ana Beatriz (18), e seus irmãos Ailson (15) e Albertom (13), acordaram mais cedo, são 6:00 da manhã de um sábado. Conferem tudo já organizado no dia anterior. É um dia muito esperado, se arrumam e saem com seu pai com destino ao ponto de encontro com os demais colegas, onde alí a equipe da Fundação Sistêmica espera ansiosamente para reunir os 10 participantes selecionados para uma importante oportunidade, rara na vida dos jovens.
Esses adolescentes iniciarão uma jornada de aprendizados sobre programação e robótica, curso ofertado gratuitamente, fruto de uma parceria com a empresa de tecnologia Indra Company. Mesmo em situação de dificuldades financeiras, os pais dos integrantes do projeto estão apoiando com simbólicas colaborações, juntando aos recursos da ONG para garantir o transporte dos participantes através do aluguel de uma Van. Mas nenhuma dificuldade existe que não possa ser superada, assim ensinam esses jovens.
Nossos protagonistas do futuro, seguem o percurso no veículo, observando a paisagem do presente, sonhando com as coisas legais que irão aprender; finalmente, chegaram à faculdade Uniesp, local do curso voltado a faixa etária deles (crianças e adolescentes). É um momento talvez novo para a maioria, pela primeira vez pisar numa grande instituição de ensino, apesar do curso ser técnico, quem sabe não seja uma inspiração para começar a acreditar em ser universitário algum dia!?
Então é chegado o momento mais aguardado, de entrar no laboratório e dar novos passos, rumo às inúmeras possibilidades a partir de então. Voluntários, pais e participantes, empresas, todos juntos, valorizando a chance de aprender e quem sabe transformar futuros para sempre.
A Fundação Sistêmica tem como lema “Procuramos antecipar o futuro!”. Com essa pequena história acima, queremos prever a realização de um sonho, e convidar os colegas da imprensa para o registro desse dia marcante sobre esperança. É o início de mais uma etapa dentro da caminhada muito especial do Projeto Cultural Quilombola Luzes do Amanhã, que desde 2017 investe no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades orientadas por eixos temáticos fundantes, como a Arte, a Educação Ambiental e a Tecnologia da Informação, contando ainda com os conteúdos de Literatura, Inteligência Emocional e Empreendedorismo.
Destacamos que a área de tecnologia do projeto é muito promissora, considerando o potencial do mercado de trabalho para a área de T.I. Leva-se em conta: “Enquanto quase 12 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um setor apresenta uma situação bem diferente: falta mão de obra. […] A Brasscom estima que o Brasil forme 53 mil pessoas em cursos de perfil tecnológico por ano. Só que, nesse período, o mercado requer, em média, 159 mil profissionais. Ou seja: a conta não fecha.” Fonte G1 (link)
Esse curso é uma das principais ações do Projeto Luzes do Amanhã, graças a uma outra iniciativa da empresa Indra, que também fez a doação de notebooks para uso dos participantes do projeto – ferramenta fundamental nessa formação de habilidades técnicas.
Para melhorar nosso atendimento ao grupo de crianças, adolescentes e jovens do projeto necessitamos do apoio da sociedade. Hoje precisamos adquirir uma van ou ônibus, para garantir sustentabilidade a ações desse tipo, que atualmente é mantida com dificuldades, com o objetivo de oportunizar novos cursos em outros locais, bem como, apoiar o grupo de dança em apresentações, visitações técnicas ou culturais, passeios, dentre outras atividades educativas e de vivência social que fazem parte do Projeto Luzes do Amanhã.
Para conhecer mais sobre esse projeto que transforma vidas, acesse aqui:
– – –
Informações da ação (1º dia do curso):
Data: 02 de julho de 2022
Local do encontro: Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado
Endereço do encontro: Av. Jacarandá, 277 – Paratibe, João Pessoa – PB
Horários:
- 7:00 (chegada dos participantes ao local de encontro)
- 7:20 (saída com destino a faculdade Uniesp)
- 8:00 (início do curso no laboratório)
- 9:30 (término do 1º dia do curso)
Contatos (whatsapp e telefone):
- Lívio Lima (coordenador geral da fundação sistêmica) – 83 99315-2549
- Thiago Gonçalo (coordenador do projeto luzes do amanhã) – 83 99628-3529