Educação & Cultura
Mais de 110 mil estudantes não tiveram atividades escolares em agosto, na PB
Número foi menor do que o registrado em julho, enquanto total dos que tiveram atividades aumentou
Com queda frente ao total registrado em julho, cerca de 112 mil estudantes de 6 a 29 anos não tiveram atividades escolares em agosto, na Paraíba, conforme dados da PNAD COVID19, divulgados pelo IBGE, nessa quarta-feira (23). Proporcionalmente, isso representa 12% do total, percentual menor do que os verificados na média do Brasil (16,6%) e na do Nordeste (23,1%). Em julho, 144 mil alunos paraibanos estavam nessa situação.
Por outro lado, no mês de agosto, 86,8%, que equivale a 809 mil, dos estudantes paraibanos tiveram atividades, indicando alta em relação ao constatado no mês de julho (80,9%). Outros 12 mil, que representam 1,2%, estavam de férias.
A disponibilização de atividades foi mais comum entre aqueles que estão no ensino fundamental (90,5%) e no ensino médio (87,8%), enquanto entre os alunos do nível superior o percentual foi de 73%.
A pesquisa indica ainda que o acesso às atividades teve maior abrangência entre estudantes que têm rendimento domiciliar per capita de quatro salários-mínimos ou mais (98,5%), ao passo que esse alcance foi menor entre os que têm esse valor variando de um a menos de dois salários-mínimos (84,9%) ou inferior a meio salário (85,7%).
Em relação à frequência das atividades (aulas online, deveres, estudo dirigido etc), o levantamento estima que, para a maior parte dos estudantes (70%), ela foi de 5 dias por semana, enquanto para 11,6% foi de três dias; quatro dias para 6,1%; dois dias para 3,9%; um dia para 2,5%; e, finalmente, seis ou sete dias para 2%.
Supervisão de Disseminação de Informações (SDI)
Unidade Estadual do IBGE na Paraíba