Connect with us

ENTRETENIMENTO

Os devoradores de pecados e a história espantosa que os cerca

Muita gente está familiarizada com o conceito de lavar os pecados, mas nesta galeria nós nos aprofundamos em um conceito diferente: o de comer os pecados. Este era o papel do devorador de pecados, uma pessoa que (literalmente) comia pecados, na forma de pão.

Curioso? Clique na galeria a seguir e saiba mais sobre este ritual esquisito dos séculos XVIII e XIX.

As origens do pecado

2 de 28 Fotos na Galeria: O pecado é uma concepção bastante presente na fé cristã. Muitas pessoas atribuem as origens do conceito à história de Adão e Eva, mas isso ainda está em debate.

O pecado é uma concepção bastante presente na fé cristã. Muitas pessoas atribuem as origens do conceito à história de Adão e Eva, mas isso ainda está em debate.

As origens do pecado

3 de 28 Fotos na Galeria: Qual o primeiro exemplo de pecado? Abel e Caim? Ou talvez a revolta de Lúcifer contra Deus? Seja qual for a resposta, o que é indiscutível é que pecar não é nada bom.

Qual o primeiro exemplo de pecado? Abel e Caim? Ou talvez a revolta de Lúcifer contra Deus? Seja qual for a resposta, o que é indiscutível é que pecar não é nada bom.

E então veio Jesus

4 de 28 Fotos na Galeria: Mas, então, Jesus Cristo veio para tirar todos os nossos pecados e até morreu na cruz por eles. Podemos dizer que Jesus foi o primeiro devorador de pecados? Vamos descobrir...

Mas, então, Jesus Cristo veio para tirar todos os nossos pecados e até morreu na cruz por eles. Podemos dizer que Jesus foi o primeiro devorador de pecados? Vamos descobrir…

Confissão

5 de 28 Fotos na Galeria: Para entender melhor o papel do devorador de pecados, primeiro devemos entender a importância da confissão.

Para entender melhor o papel do devorador de pecados, primeiro devemos entender a importância da confissão.

Confissão

6 de 28 Fotos na Galeria: Confessar os pecados é a maneira como a relação com Deus é construída e é, em última análise, a única maneira de ser perdoado. Jesus enfatiza essa ideia em Lucas 11:4: "E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve".

Confessar os pecados é a maneira como a relação com Deus é construída e é, em última análise, a única maneira de ser perdoado. Jesus enfatiza essa ideia em Lucas 11:4: “E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve”.

Mas então, a morte veio sem aviso

7 de 28 Fotos na Galeria: Mesmo o cristão mais devotado poderia morrer inesperadamente e carregar pecados não confessados no momento em que faleceu. A única pessoa que poderia mudar isso era o devorador de pecados.

Mesmo o cristão mais devotado poderia morrer inesperadamente e carregar pecados não confessados no momento em que faleceu. A única pessoa que poderia mudar isso era o devorador de pecados.

Quem eram eles?

8 de 28 Fotos na Galeria: Devoradores de pecado comiam (literalmente) os pecados de uma pessoa morta. Se alguém estivesse no leito de morte, carregasse pecados inconfessos e falecesse, então um devorador de pecados era a única chance que essa pessoa tinha de evitar o purgatório.

Devoradores de pecado comiam (literalmente) os pecados de uma pessoa morta. Se alguém estivesse no leito de morte, carregasse pecados inconfessos e falecesse, então um devorador de pecados era a única chance que essa pessoa tinha de evitar o purgatório.

Quem eram eles?

9 de 28 Fotos na Galeria: Os devoradores de pecados eram chamados para fazer uma visita à pessoa falecida. Eles colocavam um pedaço de pão no tórax do falecido para absorver todos os seus pecados e depois comiam esse pão.

Os devoradores de pecados eram chamados para fazer uma visita à pessoa falecida. Eles colocavam um pedaço de pão no tórax do falecido para absorver todos os seus pecados e depois comiam esse pão.

Processo

10 de 28 Fotos na Galeria: Isso permitiria que a pessoa se libertasse do pecado e fosse direto para o céu. Por outro lado, o devorador de pecados carregaria os pecados dessa pessoa e, portanto, seria condenado pela eternidade.

Isso permitiria que a pessoa se libertasse do pecado e fosse direto para o céu. Por outro lado, o devorador de pecados carregaria os pecados dessa pessoa e, portanto, seria condenado pela eternidade.

Onde e quando?

11 de 28 Fotos na Galeria: A tradição dos devoradores de pecados remonta aos séculos XVIII e XIX. Eles eram contratados por famílias em algumas áreas da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

A tradição dos devoradores de pecados remonta aos séculos XVIII e XIX. Eles eram contratados por famílias em algumas áreas da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Quanto ganhavam?

12 de 28 Fotos na Galeria: Os devoradores de pecados não só comiam alimentos que estiveram sobre um corpo, carregavam os pecados do falecido e eram eternamente condenados, como também recebiam pouquíssimo dinheiro por isso.

Os devoradores de pecados não só comiam alimentos que estiveram sobre um corpo, carregavam os pecados do falecido e eram eternamente condenados, como também recebiam pouquíssimo dinheiro por isso.

Registros históricos

13 de 28 Fotos na Galeria: Não há muitos relatos escritos em primeira mão sobre os devoradores de pecados. Embora um registro possa ser encontrado em 'Antiguidades Populares da Grã-Bretanha', que foi publicado pela primeira vez em 1813.

Não há muitos relatos escritos em primeira mão sobre os devoradores de pecados. Embora um registro possa ser encontrado em ‘Antiguidades Populares da Grã-Bretanha’, que foi publicado pela primeira vez em 1813.

Registros históricos

14 de 28 Fotos na Galeria: De acordo com o livro, um devorador de pecados "sentou-se de frente para a porta; eles, então, deram-lhe uma [moeda], que ele colocou no bolso; uma crosta de pão, que ele comeu; e uma tigela cheia de cerveja, que ele bebeu calado; depois disso, levantando-se de seu banco, ele pronunciou, com um gesto sereno, 'o comforto e o resto da alma partiu', pela qual ele penhorou sua própria alma."

De acordo com o livro, um devorador de pecados “sentou-se de frente para a porta; eles, então, deram-lhe uma [moeda], que ele colocou no bolso; uma crosta de pão, que ele comeu; e uma tigela cheia de cerveja, que ele bebeu calado; depois disso, levantando-se de seu banco, ele pronunciou, com um gesto sereno, ‘o comforto e o resto da alma partiu’, pela qual ele penhorou sua própria alma.”

Testemunho

15 de 28 Fotos na Galeria: Outro relato pode ser encontrado num relatório de 1852 apresentado por Matthew Moggridge à Associação Arqueológica Cambriana. Dizia: "Quando uma pessoa morreu, os amigos enviaram para o comedor de pecados do distrito, que em sua chegada colocou um prato de sal no tórax do falecido e sobre o sal um pedaço de pão. Ele então murmurou um encantamento sobre o pão, que finalmente comeu, comendo assim todos os pecados do morto."

Outro relato pode ser encontrado num relatório de 1852 apresentado por Matthew Moggridge à Associação Arqueológica Cambriana. Dizia: “Quando uma pessoa morreu, os amigos enviaram para o comedor de pecados do distrito, que em sua chegada colocou um prato de sal no tórax do falecido e sobre o sal um pedaço de pão. Ele então murmurou um encantamento sobre o pão, que finalmente comeu, comendo assim todos os pecados do morto.”

Raízes

16 de 28 Fotos na Galeria: As origens dessa tradição não são conhecidas. No entanto, é possível que esteja enraizado em rituais pagãos antigos.

As origens dessa tradição não são conhecidas. No entanto, é possível que esteja enraizado em rituais pagãos antigos.

Teoria

17 de 28 Fotos na Galeria: 'Morte, dissecção e os desamparados', um livro de 1987 da estudiosa Ruth Richardson, apresenta outra teoria. Na Idade Média, famílias nobres distribuíam comida aos pobres quando alguém morria, aparentemente na tentativa dessas pessoas rezarem pela alma do falecido.

‘Morte, dissecção e os desamparados’, um livro de 1987 da estudiosa Ruth Richardson, apresenta outra teoria. Na Idade Média, famílias nobres distribuíam comida aos pobres quando alguém morria, aparentemente na tentativa dessas pessoas rezarem pela alma do falecido.

Comer alimento do corpo de uma pessoa que morreu

18 de 28 Fotos na Galeria: Havia uma tradição alemã na Idade Média chamada bolo de corpo. Mas, em vez de comer os pecados de uma pessoa, eles comiam suas virtudes.

Havia uma tradição alemã na Idade Média chamada bolo de corpo. Mas, em vez de comer os pecados de uma pessoa, eles comiam suas virtudes.

Bolo de corpo

19 de 28 Fotos na Galeria: A massa era colocada no tórax dos mortos e era deixada lá descansando. O bolo então era assado e comido pelos enlutados. A ideia era que, enquanto subia, a massa absorvesse todas as grandes qualidades dessa pessoa.

A massa era colocada no tórax dos mortos e era deixada lá descansando. O bolo então era assado e comido pelos enlutados. A ideia era que, enquanto subia, a massa absorvesse todas as grandes qualidades dessa pessoa.

Outra tradição

20 de 28 Fotos na Galeria: O livro 'Funeral Customs', de Bertram S. Puckle, de 1926, menciona uma prática semelhante: "Tribos selvagens são conhecidas por matar um animal na sepultura, na crença de que essa criatura assumisse os pecados dos mortos".

O livro ‘Funeral Customs’, de Bertram S. Puckle, de 1926, menciona uma prática semelhante: “Tribos selvagens são conhecidas por matar um animal na sepultura, na crença de que essa criatura assumisse os pecados dos mortos”.

Impuros

21 de 28 Fotos na Galeria: O livro de Puckle também faz referência a um relato de um professor chamado Evans da Faculdade Presbiteriana, em Carmarthen, País de Gales. O texto afirma que o professor viu um devorador de pecados trabalhando em 1825. De acordo com o testemunho, a tigela e o prato do qual ele "comia os pecados" eram queimados depois.

O livro de Puckle também faz referência a um relato de um professor chamado Evans da Faculdade Presbiteriana, em Carmarthen, País de Gales. O texto afirma que o professor viu um devorador de pecados trabalhando em 1825. De acordo com o testemunho, a tigela e o prato do qual ele “comia os pecados” eram queimados depois.

Devoradores de pecados não eram vistos com bons olhos

22 de 28 Fotos na Galeria: Ninguém gostava dessas pessoas cheias de pecados. "Aqueles que tiveram a chance de conhecê-lo o evitavam como se fosse leproso", disse Evans, sobre o devorador de pecados que ele supostamente conhecia.

Ninguém gostava dessas pessoas cheias de pecados. “Aqueles que tiveram a chance de conhecê-lo o evitavam como se fosse leproso”, disse Evans, sobre o devorador de pecados que ele supostamente conhecia.

Detestados pela Igreja

23 de 28 Fotos na Galeria: Mas os devoradores de pecado não eram apenas párias desprezados pela sociedade em geral. A Igreja, que nunca aprovou a prática, também os condenou e perseguiu.

Mas os devoradores de pecado não eram apenas párias desprezados pela sociedade em geral. A Igreja, que nunca aprovou a prática, também os condenou e perseguiu.

Extensão do bode expiatório?

24 de 28 Fotos na Galeria: O Irish Times escreveu um artigo sobre comedores de pecados em 1931 que comparou a prática de comer pecados à ideia bíblica do bode expiatório, como em Levítico 16:1-34.

O Irish Times escreveu um artigo sobre comedores de pecados em 1931 que comparou a prática de comer pecados à ideia bíblica do bode expiatório, como em Levítico 16:1-34.

Bode expiatório

25 de 28 Fotos na Galeria: A história traz um bode que carrega os pecados da comunidade e é lançado no deserto. Soa familiar?

A história traz um bode que carrega os pecados da comunidade e é lançado no deserto. Soa familiar?

O último devorador de pecados

26 de 28 Fotos na Galeria: Acredita-se que o último devorador de pecados foi um homem chamado Richard Munslow, que morreu em 1906. A história diz que Munslow era um fazendeiro bem sucedido que, depois de perder seus filhos, tornou-se um devorador de pecados.

Acredita-se que o último devorador de pecados foi um homem chamado Richard Munslow, que morreu em 1906. A história diz que Munslow era um fazendeiro bem sucedido que, depois de perder seus filhos, tornou-se um devorador de pecados.

O último devorador de pecados

27 de 28 Fotos na Galeria: Ele acreditava que a tragédia que aconteceu com ele e com outros da aldeia era por causa de pessoas que tinham morrido com pecados não perdoados.

Ele acreditava que a tragédia que aconteceu com ele e com outros da aldeia era por causa de pessoas que tinham morrido com pecados não perdoados.

O último devorador de pecados

28 de 28 Fotos na Galeria: Em 2010, ativistas arrecadaram dinheiro para restaurar o túmulo de Munslow e um culto especial foi realizado em uma igreja em Shropshire, Inglaterra.Fontes: (Grunge)Veja também: Exorcismo existe mesmo ou é só coisa de filme?

Em 2010, ativistas arrecadaram dinheiro para restaurar o túmulo de Munslow e um culto especial foi realizado em uma igreja em Shropshire, Inglaterra.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca8 horas ago

Lei de Jutay assegura assentos preferenciais a pessoas ostomizadas em ônibus

Esporte10 horas ago

Confronto de épocas: Jake Paul derrota Mike Tyson em luta de estratégia e persistência

Politíca19 horas ago

Adriano Galdino pede diálogo para definição de candidato governista em 2026: “Que seja escolhido o melhor”

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Sábado (16) tem Legião Urbana Cover no Baile da Cerveja no Clube Cabo Branco

Politíca19 horas ago

Justiça Eleitoral arquiva denúncia contra ex-senador Cássio Cunha Lima

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

Concurso Embrapa: edital terá 1.027 vagas pelo Cebraspe

ECONOMIA19 horas ago

INSS: pacote de cortes vai atingir aposentados? Veja a resposta do ministro da Previdência

CIDADE19 horas ago

Prefeitura avança com obras de infraestrutura de mercados públicos da Capital

Educação & Cultura19 horas ago

O Cinema Universitário da UFPB anuncia a seleção de filmes que serão exibidos na 19ª edição do Fest Aruanda!

Educação & Cultura19 horas ago

Escolas da Rede Municipal recebem destaque de reconhecimento durante Mostra Nacional de Robótica

ESTADO20 horas ago

Governador em exercício Adriano Galdino visita obras de Hospital em Pocinhos

ESTADO20 horas ago

Governador em exercício participa de assinaturas de contratos do Empreender PB em Cuité

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Você Não Vai Acreditar Como Essa Receita É Saborosa e Fácil de Fazer

Internacional20 horas ago

Como um escândalo sexual expôs uma ditadura africana

Internacional20 horas ago

Scholz pede a Putin “paz justa e duradoura” na Ucrânia

Internacional20 horas ago

“Palácio maldito” de Veneza é vendido a comprador anônimo

Educação & Cultura20 horas ago

Professor versus celular: uma batalha desleal

Internacional20 horas ago

ONU relata angústia vivida com guerra na Ucrânia, que já deixou 12 mil mortos 

Judiciário20 horas ago

Trabalho aos feriados: saiba os direitos do empregado em caso de feriado nacional

Nacional20 horas ago

Ministro Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Sabadinho Bom apresenta trombonista Gilvando Azeitona neste fim de semana

Educação & Cultura20 horas ago

Funesc abre edital para contratação de atividades voltadas ao público infantil

ENTRETENIMENTO20 horas ago

O significado por trás das letras gregas nos ícones

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Por que precisamos ser mais como rochas do que conchas

Educação & Cultura20 horas ago

Sente-se solitário na faculdade? Estas 7 dicas podem ajudar

CONCURSO E EMPREGO20 horas ago

Sine-PB oferta mais de 890 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

ECONOMIA20 horas ago

Contas de luz em atraso: nova campanha de negociação

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

O fim do regime jurídico único: O que muda para quem faz concurso público?

Judiciário21 horas ago

A análise do crime de racismo no Brasil precisa ser jurídica e se esquivar do politicamente correto

ECONOMIA21 horas ago

Novos preços ponderados dos combustíveis valem a partir de sábado

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura2 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

O que é CLT?

Saúde3 dias ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional3 dias ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura3 dias ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO3 dias ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura4 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA4 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde5 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura5 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional5 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional1 semana ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional2 semanas ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br